14/01/2020 00h25 - Atualizado em 14/01/2020 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 14 de janeiro na história.
Hoje na História

1876 - Italiano inventava o telefone antes de Graham Bell. O telefone é um dispositivo de telecomunicação projetado para transmitir conversas por meio de sinais elétricos. O visionário que inventou o telefone foi Antonio Meucci, que o batizou de teletrófone, entre outras inovações técnicas. Durante muito tempo, Alexander Graham Bell foi considerado o inventor do telefone. Contudo, Bell foi apenas o primeiro a patenteá-lo.

1898 – Morria aos 65 anos Lewis Carroll, autor do livro “Alice no País das Maravilhas”. A história do livro teve origem em 1862, quando Carroll passeava de barco em um rio com Alice, que tinha 10 anos na época, e suas duas irmãs. Durante o trajeto, ele começou a contar uma história sobre uma menina chamada Alice que viajava a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A menina Alice gostou da história e pediu que Carroll a escrevesse. Dois anos depois, o primeiro manuscrito do livro estava pronto, mas seu nome inicial era “As Aventuras de Alice embaixo da terra”. Depois, o autor chegou a fazer algumas alterações nesta história que virou um clássico da literatura mundial, com tradução para mais de 50 línguas e adaptação para o cinema.

1927 - Nascia Armando Nogueira, jornalista e cronista esportivo. Famoso jornalista e cronista esportivo, responsável pela implantação do jornalismo da Rede Globo, onde criou programas como o Jornal Nacional e o Globo Repórter. Armando Nogueira entrou para a Rede Globo em 1966. Passou 25 anos na emissora e só saiu de lá após uma polêmica criada por conta de uma edição tendenciosa do debate do segundo turno das eleições entre os candidatos Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. Como diretor de jornalismo, ele criticou a postura da empresa. Depois disso, foi aposentado e desligou-se da emissora no ano seguinte. O jornalista morreu no dia 29 de março de 2010, aos 83 anos no Rio de Janeiro, vítima de um câncer no cérebro.

1973 – Acontecia a transmissão ao vivo via satélite do concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii: Via Satellite que marcou o recorde como a transmissão mais assistida por um animador individual na história da televisão. Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite. Nos Estados Unidos, o show foi ao ar em abril e se tornou a maior audiência da história televisiva americana até então, superando a audiência da ida do homem à lua, estimada em mais de 1 bilhão e meio de espectadores, e o disco, como não poderia deixar de ser, foi um grande sucesso de vendas nos EUA, Japão e outros países. No Brasil, o show não foi exibido ao vivo devido a uma exigência, mais da metade dos televisores teriam que ser em cores e o Brasil só começou com transmissão em cores no ano anterior.

1995 - Último show da banda Legião Urbana, que marcou época no Brasil. A banda Legião Urbana, considerada porta-voz de toda uma geração de jovens brasileiros, fazia sua última apresentação no litoral do estado de São Paulo. Neste mesmo ano, todos os discos de estúdio do grupo, até 1993, foram remasterizados em Londres. Os álbuns foram lançados em uma lata, chamada "Por Enquanto 1984-1995". O disco A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último do grupo com Renato Russo ainda vivo.

2000 - Seriado Os Simpsons ganhava estrela na calçada da fama de Hollywood. Considerada uma das melhores séries de televisão de todos os tempos, o desenho animado Os Simpsons foi homenageado com uma estrela na calçada da fama de Hollywood, no ano de 2000. No ano anterior, o seriado já havia sido considerado pela revista Time, de 31 de dezembro de 1999, como a melhor série de TV do século XX.

2016 - Organização Mundial da Saúde declarava o fim da epidemia por vírus ebola na África Ocidental que causou mais de onze mil mortes. Epidemia que se iniciou em dezembro de 2013 na Guiné e se propagou em diversos países do oeste do continente africano, onde foram registradas as primeiras mortes por ebolavírus de forma epidêmica. O surto foi o mais grave já registrado, seja em número de casos, como em vítimas fatais. Em 8 de agosto de 2014, a Organização Mundial de Saúde declarou a epidemia em estado de emergência internacional. Essa designação só havia sido usada duas vezes antes, para a gripe Suína em 2009 e para o ressurgimento da Polio em 2014. Ebola é um vírus que provoca hemorragias intensas e falência de órgãos.

Aniversariantes:

Ana de Biase – 40 anos – Modelo, jornalista e nutricionista. Famosa por ser a Salva-Vidas, do Caldeirão do Huck lá em 2001. Em um quadro do programa, a modelo aparecia com um maiô vermelho e “salvava” algum homem da plateia. Foram três anos no ar com o papel que ganhou fãs, entre crianças e adolescentes, e mudou a vida da jornalista.

Compadre Washington – 56 anos - Washington Luiz Silva Santos, mais conhecido como Compadre Washington é um cantor de pagode que ficou conhecido durante sua participação no “É o Tchan” desde o lançamento do grupo, em 1992, até 2002. O músico foi apontado como um dos namorados de Sheila Carvalho, antes de a dançarina se casar com Tony Sales, mas ela nunca confirmou o romance entre eles. Em 2010, Washington lançou sua candidatura a deputado estadual na Bahia, mas renunciou pouco antes das eleições.

Deixar um comentário