12/01/2020 22h42 - Atualizado em 13/01/2020 08h09

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 13 de janeiro na história.
Hoje na História

1916 - A Família Bonaparte era expulsa da França. Toda a família Bonaparte foi expulsa da França por uma lei do governo francês. Essa família havia assumido a liderança de um movimento político na França chamado de bonapartismo, de difícil classificação nos termos clássicos de esquerda e direita. Esse movimento respondeu aos ideais liberais nascidos da Revolução de 1789 e, de fato, a "lenda napoleônica" fez parte da cultura revolucionária dos líderes românticos que lutaram contra Luís XVIII, Carlos X e Luís Felipe de Orleans.

1966 - Estreava a bem-humorada série do Batman na TV ABC. A produção era baseada nos quadrinhos do homem-morcego. A série teve três temporadas, com um total de 120 episódios, e chegou ao fim em 14 de março de 1968. De tom leve e bem-humorado e com recursos visuais de histórias em quadrinhos (com uso de onomatopeias como "POW!" e "BAM!" para representar lutas), a série é considerada uma sátira ao mito do super-herói. A produção foi exibida na TV brasileira pelo SBT e depois pelos canais Fox, FX e mais recentemente pelo TCM.

1998 - Protocolo do Conselho da Europa proibia a clonagem Humana. O protocolo proíbe "toda intervenção destinada a criar um ser humano geneticamente idêntico a outro, vivo ou morto". O art. 2 do protocolo assinala expressamente que não se admite nenhuma exceção. Porém, cabe às leis de cada Estado determinar, na prática, o que se entende por "ser humano", se inclui ou não o embrião. A medida pretende evitar os abusos resultantes da aplicação dessas técnicas no homem.

2001 - Morria Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico brasileiro no salto triplo. O Brasil perdia seu primeiro bicampeão olímpico. Nesta data, morria na cidade de São Paulo Adhemar Ferreira da Silva Pudger, vencedor de duas medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Helsinque (1952) e de Melbourne (1956). Fora das pistas de atletismo, Adhemar estudou escultura, comunicação social e educação física. Ele ainda foi ator na peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e no filme franco-brasileiro Orfeu Negro (1962), que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Aniversariantes:

Renato Aragão – 85 anos - Antônio Renato Aragão é um ator, diretor, advogado, cineasta, produtor, comediante, dublador, humorista, e critor, roteirista, apresentador, empresário e cantor, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961.

Paulo César Tinga – 42 anos - Paulo César Fonseca do Nascimento, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante e meia. Seu apelido advém de ter nascido e sido criado no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Em abril de 2016, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Deixar um comentário