05/01/2020 23h43 - Atualizado em 06/01/2020 08h11

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 06 de janeiro na história.
Hoje na História

0349 - Último Natal comemorado em 6 de janeiro. A data de nascimento de Jesus Cristo não é citada na Bíblia. Até o ano 349, em muitos lugares o Natal era celebrado em outros dias, como 6 de janeiro. Somente no ano seguinte é que a Natividade passou a ser comemorada oficialmente em 25 de dezembro pelos cristãos. Na cidade egípcia de Alexandria, no século III, tornou-se costume a celebração da Natividade de Cristo junto com a festa da Epifania, isto é, em 6 de janeiro. A festividade comemora três eventos da vida de Jesus: a adoração dos Reis Magos, o batismo no Rio Jordão e o primeiro milagre, realizado nas bodas de Canaã. Acredita-se que a igreja católica tenha escolhido o 25 de dezembro como forma de cristianizar as festas pagãs.

1412 – Nascia Joana d'Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa francesa. Denominada santa padroeira da França e considerada heroína da Guerra dos Cem Anos, ela morreu na cidade de Ruão, no dia 30 de maio de 1431. A mártir francesa foi canonizada em 1920, pelo Papa Bento XV, quase cinco séculos depois de queimada viva, acusada de bruxaria. Dois anos depois, ela foi declarada padroeira da França. O Parlamento francês também estabeleceu uma festa nacional em sua honra no segundo domingo de maio.

1502 - Portugueses batizavam Angra dos Reis em homenagem ao dia dos Três Reis Magos. Neste dia, uma expedição portuguesa, comandada por Gonçalo Coelho, chegou a uma bela baía ou angra, no sul do atual estado do Rio de Janeiro. Encantados com a beleza do local, eles batizaram esta terra de Angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, que é comemorada nesse dia. Antes da chegada dos europeus, o local, que possui 365 ilhas, era habitado por tribos indígenas tupinambás. Atualmente, a cidade é um importante ponto turístico e algumas de suas ilhas são propriedades de celebridades nacionais e internacionais.

1945 – Nascia o cantor e compositor brasileiro Walter Franco. Ele não chegou a participar de nenhum movimento cultural musical, como bossa nova ou tropicalismo, mas sempre esteve na vanguarda, em vários momentos. Um dos sucessos de Walter Franco é "Serra do Luar", com um refrão marcante: "Viver é afinar o instrumento / De dentro pra fora / De fora pra dentro". Walter Franco era vice-presidente da Abramus - Associação Brasileira de Música e Artes, sociedade de recolhimento de direitos autorais filiada ao ECAD. Morreu em 24 de outubro de 2019, após ficar internado cerca de duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral.

1989 - Morria a escritora brasileira Elisa Lispector, irmã de Clarice. Nascida na cidade de Sawranh, na Ucrânia, no dia 24 de julho de 1911, algumas de suas obras tinham como característica a valorização dos sentimentos interiores e a ruptura com a trama factual. A família Lispector deixou a Rússia por causa da Revolução de 1917 e da perseguição declarada aos judeus. Em 1920, eles se mudaram para o Brasil, desembarcando em Maceió. Sua estreia como escritora aconteceu em 1945, com o romance “Além da Fronteira”. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é “O Muro de Pedras”.

Aniversariantes:

Cássia Kis – 62 anos - Cássia Kis é uma atriz brasileira, nacionalmente conhecida pelos seus trabalhos em novelas. Com apenas 15 anos, após desentendimentos com os pais, Cassia foi expulsa de casa e, depois de passar alguns anos morando com amigos na capital de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro. Cássia chegou a vender sanduíche na praia para manter as aulas de teatro. O grande marco na carreira de Cássia Kiss foi em 1988, na novela "Vale Tudo". A trama que mobilizou telespectadores pelo assassinato de Odete Roitman, trouxe a atriz como a grande assassina. Atualmente ela está gravando a série sobrenatural “Desalma” que vai no ar em março na Globoplay.

Marcelo Médici – 49 anos - Marcelo Médici é um ator e humorista brasileiro. m 2001 iniciou sua carreira na TV no humorístico "A Praça É Nossa", do SBT, com o clássico e mais conhecido de seus personagens, o Zóinho. Depois, ainda na mesma emissora, atuou na novela "Canavial de Paixões" (2003). Na Globo participou de novelas como “Sete Pecados”, “Belíssima”, “Alto Astral”, entre outras. Atualmente, o ator está no programa "Vai Que Cola", interpretando o paulista Sanderson, no Multishow.

Rodrigo Simas – 28 anos - Rodrigo Sang Simas é um ator brasileiro. Destacou-se dentre o público com rebelde personagem Leandro de "Fina Estampa" (2011). O galã teen é filho do capoeirista Beto Simas com a produtora Ana Sang e irmão do ator Bruno Gissoni. Simas, também viveu o playboy Bruno em "Malhação", na temporada 2012/2013. Na novelinha, Bruno ganhou a simpatia dos teens devido a divertida relação do personagem com a periguete Fatinha, interpretada por Juliana Paiva.

Bianca Salgueiro – 26 anos - Bianca Salgueiro de Melo é uma atriz e dubladora brasileira. Em 2013/2014, foi a protagonista da vigésima primeira temporada do seriado teen Malhação. Quando estava no ar em "Fina Estampa", aos 18 anos, ela virou notícia ao passar em primeiro lugar no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o curso de Engenharia Química. Atualmente ela mora na França, está se dedicando a faculdade e seu último trabalho foi na novela “A Lei do amor” em 2016.

Deixar um comentário