01/01/2020 23h37 - Atualizado em 02/01/2020 08h22

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 02 de janeiro na história.
Hoje na História

1839 - Louis Daguerre registrava a primeira fotografia da Lua. Neste dia, o artista e inventor francês Louis Daguerre fazia a primeira imagem fotográfica da Lua. O registro foi feito por meio de um dos processos fotográficos pioneiros, conhecido como daguerreótipo, criado por ele. A invenção da técnica faz com que ele seja considerado um dos pais da fotografia. Infelizmente, esse registro se perdeu. Pouco depois, em março de 1840, o cientista John W. Draper, nascido na Inglaterra e radicado nos Estados Unidos, também fez uma imagem do satélite natural da Terra usando a mesma técnica (foto que ilustra esta matéria). Essa é considerada a mais antiga fotografia da Lua existente.

1860 - Anunciada a descoberta do hipotético planeta Vulcano. A descoberta do hipotético planeta "Vulcano" foi anunciada neste dia no ano de 1860, pelo matemático francês Urbain Le Verrier em uma reunião da Academia de Ciências de Paris. Apesar da aceitação da afirmação na época, alguns estudiosos não se convenceram sobre a existência deste suposto pequeno planeta, que existiria em uma órbita entre Mercúrio e o Sol. Outros investigadores começaram a procurar por Vulcano, que, na realidade, nunca foi encontrado. Mais tarde, as peculiaridades na órbita de Mercúrio foram explicadas pela Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein. A Nasa também usou dados das sondas Stereo e tampouco encontrou o suposto planeta Vulcano.

1971 - Têm início a produção de Spectreman. Neste dia teve início a produção original do seriado Spectreman, uma série de televisão japonesa de ficção-científica. Sua produção seguiu até 25 de março de 1972, totalizando 63 episódios. No Brasil, a produção foi ao ar entre os anos de 1981 a 1982 pela Rede Record. Entre 1983 e 1990, a série foi transmitida pelo SBT. A trama do seriado é em torno da luta do androide Spectreman contra o cientista Gori e seu auxiliar, Karas — ambos homens-macaco. Fora as batalhas do bem contra o mal, Spectreman também abordava questões relacionadas aos problemas causados pela poluição.

Aniversariantes:

Débora Duarte – 70 anos - Débora Susan Duke é uma atriz e poetisa brasileira. Ela assumiu o sobrenome artístico do padrasto, o ator Lima Duarte. É filha da atriz Marisa Sanches. Com cinco anos de idade, era uma menina graciosa e inteligente e já demonstrava muito talento, tendo sido escalada para atuar no seriado Ciranda, Cirandinha, da TV Tupi. Daí para frente não parou mais de atuar. Na mesma emissora onde atuavam seus pais, fez várias novelas e teleteatros, ganhando rapidamente o reconhecimento artístico. Entre seus trabalhos na televisão, estão personagens como Vilminha em Pecado Capital, Camila em Coração Alado, Angelina na minissérie Anarquistas, Graças a Deus, Eloá em Corpo a Corpo e Teresa em Canavial de Paixões. Passou por todas as grandes emissoras brasileiras, atuando também no teatro, cinema e fotonovelas.

Cuba Gooding Jr. – 52 anos - Cuba Michael Gooding Jr. é um ator norte-americano. Filho do integrante de um grupo vocal americano dos anos 60, o ator negro construiu sua carreira em outra direção. Conhecido pela energia e agitação, ficou famoso no mundo inteiro durante a entrega do Oscar de 1997, quando fez um entusiasmado discurso de agradecimento pela conquista do prêmio de melhor ator coadjuvante por ''Jerry Maguire - A Grande Virada'' (1996). Ele interpreta um arremessador desacreditado que aposta todas as suas fichas em um empresário esportivo igualmente falido (Tom Cruise). Fez filmes como “Homens De Honra”, “Meu nome é Rádio”, “Neve pra Cachorro”, “Um Príncipe em Nova York”, entre outros.

Deixar um comentário