30/12/2019 23h45 - Atualizado em 31/12/2019 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 31 de dezembro na história.
Hoje na História

1879 - Thomas Edison fazia demonstração pública da lâmpada incandescente. Na primeira demonstração pública de sua lâmpada incandescente, inventor norte-americano Thomas Alva Edison acendeu as luzes em uma rua em Menlo Park, Nova Jersey. A Companhia Ferroviária da Pennsylvania disponibilizou trens especiais para Menlo Park no dia do evento por conta do entusiasmo do público. Embora a primeira lâmpada incandescente tivesse sido produzida 40 anos antes, nenhum inventor havia desenvolvido um design prático até Edison. Depois de inúmeros testes, ele desenvolveu um filamento de alta resistência de carbono que queimava continuamente por horas e um gerador elétrico sofisticado o suficiente para alimentar um grande sistema de iluminação.

1925 – Ocorria a primeira edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo. A corrida Internacional de São Silvestre é uma corrida de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, dia de São Silvestre (data de morte do Papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã) e de onde vem o seu nome. A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres.

1948 – Nascia a cantora, compositora e pianista norte-americana Donna Summer. LaDonna Adrian Gaines conhecida por estar entre as melhores cantoras mundiais e por ter feito suas gravações musicais em estilo disco nos anos 70 e posteriormente dance music nos anos 80, 90 e 2000. Devido a seu estrondoso sucesso, recebeu o título de Rainha do Disco Music e Rainha da Dance Music. Em toda sua carreira, vendeu mais de 200 milhões de discos. Foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos. Também teve quatro singles que atingiram o número 1 nos Estados Unidos num período de 13 meses. Ela morreu 17 de maio, aos 64 anos.

1964 – Era fundado o Banco Central do Brasil e instituído o Conselho Monetário Nacional. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país. A instituição desempenha o papel de "banco dos bancos". O Banco Central é o principal agente financeiro do governo e também o depositário do Tesouro Nacional (além de representar o governo perante as instituições financeiras internacionais). A instituição monitora o sistema financeiro nacional (e sua movimentação diária), além de autorizar o funcionamento das instituições financeiras nacionais e estrangeiras dentro do país (bem como exercer a fiscalização das mesmas). O BC também emite moeda metálica e papel–moeda em todo o país, em quantidade a ser definida e autorizada pelo Conselho Monetário Nacional.

1968 – Ocorria a última transmissão do Repórter Esso, primeiro noticiário do rádio brasileiro. O Seu Repórter Esso (ou simplesmente Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira e seguia a versão americana do programa chamada de "Your Esso Reporter". Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos. O repórter Esso era patrocinado pela Esso do Brasil e tinha como seu apresentador mais famoso o jornalista e radialista Heron Domingues.

Que dia é hoje?

Véspera de Ano Novo

Aniversariantes:

Luciano Szafir – 52 anos - Luciano Szafir é ator, modelo e empresário brasileiro. Ele foi namorado da apresentadora Xuxa, com quem tem uma filha, Sasha, nascida em 28 de julho de 1998. O casal ficou junto por cerca de 15 anos, entre idas e vindas. Logo aos 13 anos, o artista ajudava o pai nas empresas da família nos Estados Unidos. Durante uma viagem a Nova York, Szafir foi descoberto por olheiros que o chamaram para modelar. Foi ainda, na década de 1990, que ele foi convidado para integrar o elenco da série "Barrados no Baile", mas acabou recusando o convite por não ser um ator. No período dedicado à carreira como modelo, o paulista participou de diversas campanhas de marcas consagradas mundialmente como Armani e Calvin Klein. Em paralelo, se formou em administração de Empresas.

Marcelinho Carioca – 49 anos - Marcelo Pereira Surcin, mais conhecido como Marcelinho Carioca é um ex-futebolista que atuava como meia, ex-cantor, ex-repórter, jornalista, redator, empresário e político brasileiro. O jogador ficou conhecido por suas habilidades em cobranças de falta, ganhando o apelido de "Pé-de-Anjo". Considerado por muitos um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Marcelinho marcou 206 gols em 423 partidas entre 1994 e 2001, sendo o quinto maior artilheiro da história do clube, além de ser o jogador que mais ganhou troféus com o Corinthians do que qualquer outro jogador em sua história, um total de 10 campeonatos.

Rita Lee - Rita Lee Jones – 73 anos - É uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. Conhecida como a "Rainha do Rock Brasileiro", Rita alcançou a impressionante marca de 55 milhões de discos vendidos. Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new age, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Deixar um comentário