27/12/2019 00h26 - Atualizado em 27/12/2019 07h55

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 27 de dezembro na história.
Hoje na História

1822 – Nascia o cientista francês Louis Pasteur. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina antirrábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização, em homenagem ao seu sobrenome e que é utilizada até hoje. Ele morreu aos 72 anos de idade.

1831 - Charles Darwin partia para épica viagem a bordo do HMS Beagle. Darwin havia sido convidado para a viagem em agosto daquele mesmo ano e, de início, seu pai pensou que o filho iria perder tempo a bordo de uma expedição para mapear a América do Sul. A expedição pelo mundo deveria durar dois anos, mas levou cinco, encerrando-se em outubro de 1936, após cruzar o globo terrestre. Este tempo foi suficiente para estabelecer Darwin também como um eminente geólogo. Mais importante do que isso, a viagem no HMS Beagle proporcionou a Darwin a chance de fundamentar na prática a sua teoria das espécies e publicar seu impactante livro sobre o assunto em 1858.

1834 - Morria em Londres o escritor inglês Charles Lamb. Ele estreou na literatura em 1797 com o livro "Poemas em Verso Branco", publicado em colaboração com amigos. Além dos seus livros, um outro fato chama atenção na sua vida. Em 1796, uma súbita loucura atacou sua irmã Mary, que matou a própria mãe. Charles não deixou que ela fosse para o manicômio e dedicou sua vida para a recuperação da irmã. Ela, assim, que possível, o ajudava com obras infantis. Mary sobreviveu durante mais 13 anos.

1923 – Também morria Gustave Eiffel. Alexandre Gustave Eiffel foi um engenheiro francês. Formado pela École Centrale Paris, ele fez seu nome construindo várias pontes para a rede ferroviária francesa, mais notoriamente o viaduto Garabit. Ele é mais conhecido pela mundialmente famosa Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889 em Paris, e sua contribuição para a construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque. Após sua aposentadoria da engenharia, Eiffel concentrou-se em pesquisas sobre meteorologia e aerodinâmica, fazendo contribuições significativas em ambos os campos.

2016 - Morria a atriz Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. A artista havia sofrido um ataque cardíaco enquanto estava a bordo de um avião que viajava de Londres para Los Angeles três dias antes. Ela foi levada para o hospital, onde ficou internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo, mas não resistiu.

Aniversariantes:

Levy Fidelix – 68 anos - José Levy Fidelix da Cruz é um político, empresário, jornalista e publicitário brasileiro, fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Fidelix reclama a autoria de diversos projetos, entre eles o aerotrem, um projeto de trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas eleições estaduais de 2018, concorreu ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo, mas não foi eleito. Foi pré-candidato à Presidência do Brasil no mesmo ano, mas desistiu ao fechar um acordo em que o general Hamilton Mourão, do seu partido, se tornou candidato à vice-presidente na chapa encabeçada por Jair Bolsonaro.

Richarlyson – 37 anos - Richarlyson Barbosa Felisbino, é um futebolista brasileiro que atua como volante e meia. Atualmente está sem clube. Chegou a aposentar-se em dezembro de 2014, revoltado com a arbitragem do esporte no país, mas voltou atrás de sua decisão.

Deixar um comentário