23/12/2019 00h01 - Atualizado em 23/12/2019 08h10

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 23 de dezembro na história.
Hoje na História

1888 - Depressivo, o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh cortava parte da sua orelha esquerda. O pintor levou o pedaço cortado para uma amiga sua. O motivo da automutilação teria sido um desentendimento com Gauguin, durante uma caminhada, em que Van Gogh mostrou uma navalha aberta e assustou o amigo. Após cortar a própria orelha, Van Gogh voltou para sua casa e dormiu como se nada houvesse acontecido. Ele foi encontrado pela polícia desmaiado e ensanguentado. Foi levado ao hospital, onde ficou por 14 dias. Assim que recebeu alta, pintou o “Auto Retrato com a Orelha Cortada”.

1944 - Morria o ilustrador norte-americano Charles Dana Gibson. Nascido no dia 14 de setembro de 1867, em Roxbury, em Massachusetts, com os seus desenhos, ele definiu o ideal de beleza dos Estados Unidos na virada do século XX. O estilo refinando de sua obra, com caneta e tinta, foi amplamente imitado. Por conta de seu talento, Gibson era muito bem pago pelos seus desenhos. Ele ainda publicou muitos desenhos satirizando a alta sociedade.

1970 – Era inaugurada a Torre Norte do World Trade Center, o prédio mais alto do mundo da época. Na época, era o maior edifício do mundo, com 417 metros de altura. Em julho de 1971, ocorreu a inauguração da Torre Sul. Quando as torres gêmeas do World Trade Center foram concluídas, os custos totais tinham alcançado US$ 900 milhões. A cerimônia de corte da fita aconteceu em 4 de abril de 1973. As duas torres foram destruídas em 11 de setembro de 2001 por conta de um ataque terrorista. Os outros edifícios do complexo foram danificados nos ataques e depois suas ruínas foram demolidas.

Aniversariantes:

Cláudia Raia – 53 anos - Maria Cláudia Motta Raia é uma atriz, dançarina, bailarina e cantora brasileira. A atriz foi descoberta, inicialmente como manequim, pelo estilista Clodovil Hernandes. Cláudia Raia teve que fazer um tratamento para controlar seu crescimento, considerado exagerado, haja vista, que com apenas 13 anos já estava com 1,70 metro. Antes de chegar a televisão e se tornar uma grande atriz investiu na carreira de bailarina, fazendo sucesso nos Estados Unidos e Argentina. Na TV ela fez telenovelas como “Roque Santeiro”, “Rainha da Sucata”, “Não fuja da Raia”, “Torre de Babel”, entre muitas outras.

Eddie Vedder – 54 anos - Edward Louis Severson III é um cantor, compositor e músico americano, mais conhecido por ser o vocalista e um dos guitarristas da banda de rock alternativo Pearl Jam. Ele é famoso por seu tom de voz barítono (ou seja, uma voz mais grave e aveludada). Considerado um dos melhores vocalistas de todos os tempos, Vedder foi classificado como 7º na lista dos "melhores vocalistas de todos os tempos" pela revista Rolling Stone.

César Tralli – 49 anos - Cesar Tralli é um jornalista de televisão brasileiro. Tralli estudou em escola pública e trabalha desde os doze anos. Trabalhou na Rádio Jovem Pan AM, tendo iniciado na televisão em 1991 no SBT, aos 20 anos, onde foi repórter do Aqui Agora. Desde 1993 está na Rede Globo. Dentre muitos trabalhos, ele cobriu com exclusividade, a prisão de Paulo Maluf e seu filho Flávio Maluf . Fez uma série de reportagens especiais sobre a máfia da gasolina adulterada, com a descoberta de fraudes em grandes postos de combustíveis, cobriu a onda de ataques do 11 de setembro em Nova Iorque e entrevistou a viúva do mais temido barão das drogas colombiano, Pablo Escobar. Atualmente, é o âncora do SPTV - 1° edição. O telejornal é exibido de segunda a sábado sempre ao meio-dia para 39 municípios da Grande São Paulo.

Deixar um comentário