20/12/2019 14h42 - Atualizado em 20/12/2019 15h44

Deputado protocola projeto que inclui festa de Dom Feliciano no calendário oficial de eventos do Estado

A 1ª festa da Nossa Senhora Czestochowa ocorreu em 15 de agosto de 1935
Por: Marcela Santos - Foto: Divulgação
Deputado protocola projeto que inclui festa de Dom Feliciano no calendário oficial de eventos do Estado

O deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 545/19, que declara como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a Festa da Nossa Senhora Czestochowa, de Dom Feliciano e dá outras providências. “Muito além de uma festa, trata-se da comemoração da cultura de um povo que aqui chegou para construir o Estado do Rio Grande do Sul. De certa forma, a festa da Nossa Senhora Czestochowa, simboliza a ligação entre o Brasil e a Polônia. Nossa Senhora Czestochowa é a padroeira da Polônia”, defendeu o parlamentar.

Segundo Zé Nunes, a festa Nossa Senhora Czestochowa configura-se como um evento comunitário tradicional da região ao mesmo tempo que é uma homenagem ao povo polonês que tem uma cultura milenar e uma profunda religiosidade. No Município existe um Santuário em homenagem Nossa Senhora Czestochowa. A primeira festa da Nossa Senhora Czestochowa ocorreu em 15 de agosto de 1935, segundo registros dos livros paroquiais. A comemoração segue a tradição do primeiro evento: a realização da santa missa com a participação de todas as comunidades de Dom Feliciano e de municípios vizinhos, presença de padres de outras paróquias, onde acontece a benção das sementes e outros ritos. Logo após, acontece o almoço festivo com exposições e atividades de diversão para a população durante o dia todo.

O parlamentar acredita que este apoio, fortalece ainda mais as comunidades locais, que têm nesses encontros, em festas dessa natureza, o símbolo da união das pessoas, do trabalho, da convivência pacífica e da construção do desenvolvimento local.

Deixar um comentário