19/12/2019 23h39 - Atualizado em 20/12/2019 07h58

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 20 de dezembro na história.
Hoje na História

1963 - Muro de Berlim era aberto pela primeira vez desde sua construção. Mais de dois anos depois da construção do Muro pela Alemanha Oriental, em torno de 4 mil moradores de Berlim Ocidental foram autorizados a passar para o outro lado. Um acordo entre as duas partes da cidade possibilitou que mais de 170 mil passes fossem emitidos para os cidadãos de Berlim Ocidental. Cada passe permitia uma visita de um dia ao lado comunista de Berlim Oriental. O dia foi marcado por momentos de comoção e propaganda. A construção do Muro de Berlim em agosto de 1961 separou famílias e amigos. Finalmente, filhos puderam encontrar seus pais, mesmo que apenas por um curto período de tempo.

1971 – Era fundada a organização Médicos sem Fronteiras. O dia 20 de dezembro de 1971 marcou a fundação dos Médicos sem Fronteiras (MSF), uma organização não governamental internacional e sem fins lucrativos. A instituição oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, agindo em casos de conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. Ela é considerada a maior ONG de ajuda humanitária do mundo na área da saúde.

2007 – Eram roubadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) pinturas de Pablo Picasso e de Cândido Portinari. As obras, tombadas como patrimônio nacional pelo Iphan, estão avaliadas em aproximadamente US$ 55 milhões. As obras foram recuperadas no dia 8 de janeiro do ano seguinte, 19 dias depois. As pinturas estavam intactas e foram localizadas na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. Na ocasião, a polícia havia capturado suspeitos pelo crime, que deram a indicação de onde estavam os quadros. Em 2009, quatro homens envolvidos no roubo foram condenados a penas que variavam entre nove e três anos de prisão.

2009 – Morria, aos 32 anos, a atriz americana Brittany Murphy. Ela ganhou notoriedade graças a seus papéis em filmes como As Patricinhas de Beverly Hills, Garota Interrompida, Os Garotos da Minha Vida, Recém Casados e Sin City. Em 2013, exames apontaram que ela e seu marido, que morreu 5 meses depois, podem ter sido envenenados. Eles continham níveis muito acima do normal de dez metais pesados nos organismos.

2013 - Morria aos 69 anos o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Nascido na capital pernambucana em 14 de fevereiro de 1944, sua carreira artística teve influência de Elvis Presley e dos Beatles. No começo cantava rock e fazia imitações de Roberto Carlos. Nos anos 80, alcançou o sucesso na região Norte e Nordeste, mas seu sucesso nacional só veio nos anos 90 com a música “Garçom”. O Rei do Brega morreu pouco mais de um mês após ser diagnosticado com um câncer de pulmão.

Que dia é hoje?

Dia do Mecânico

Dia da Bondade

Aniversariantes

Felipe Castanhari – 31 anos - Felipe Mendes Castanhari é um vlogger, apresentador de tv, designer gráfico e blogueiro brasileiro conhecido por apresentar o Canal Nostalgia. Em 2016, foi eleito pela Forbes Brasil um dos 30 jovens mais promissores do país.

Silvio de Abreu – 78 anos - Silvio Eduardo de Abreu é um ator, diretor, roteirista e autor de telenovelas e telesséries brasileiro. Entre suas telenovelas mais famosas estão Guerra dos Sexos, Rainha da Sucata, Deus Nos Acuda, A Próxima Vítima, Torre de Babel, Belíssima e Passione. Em entrevista recente Silvio afirmou que pretende escrever uma nova novela e se aposentar na Globo até 2021.

Deixar um comentário