18/12/2019 01h10 - Atualizado em 18/12/2019 08h10

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 18 de fevereiro na história.
Hoje na História

1912 - Descoberto o Homem de Piltdown, que na verdade era uma fraude. Após três anos de escavações, numa pedreira na Inglaterra, o arqueólogo amador Charles Dawson anunciou a descoberta de dois crânios que pareciam pertencer a um hominídeo primitivo ancestral do homem. Também foram achados um dente canino. Porém, com o passar dos anos, a autenticidade do homem de Piltdown começou a ser questionada com a realização de outros achados arqueológicos. Em 1953, em um congresso internacional de paleontólogos, o Homem de Piltdown foi abertamente declarado uma fraude. Um estudo intensivo dos restos mortais mostrou que eles eram na verdade um crânio humano moderno - de 600 anos de idade - com mandíbula e dentes de um orangotango e um dente de um chimpanzé. Exames microscópicos indicaram que os dentes haviam passado por um processo de manipulação para que ficassem parecidos com os de humanos.

1971 - O presidente Emílio Garrastazu Médici determinava reformas na língua portuguesa, retirando acentos e tremas de palavras. As alterações foram aprovadas pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia de Ciências de Lisboa.

2008 — Madonna se apresentava em São Paulo em sua turnê Sticky & Sweet Tour, que veio a se tornar a turnê de maior sucesso já realizada na história da música por um artista solo. Cerca de 200 mil pessoas assistiram aos seus três shows na cidade. Durante essa estadia no país, Madonna conheceu o modelo com quem mais tarde viria a namorar, Jesus Luz.

2013 - Morria, aos 84 anos, o criminoso britânico Ronald Biggs. Ele ficou conhecido como o "ladrão do século", foi um ladrão e ex-prisioneiro britânico mais conhecido por escapar da cadeia após sua participação secundária no roubo a um trem postal em 1963. Fugiu para o Brasil em 1970, permanecendo no país até retornar à Inglaterra em 2001.Ele morreu em uma casa para idosos em Londres.

2018 - Meteoro com energia equivalente a dez bombas de Hiroshima explodia na Rússia. Por volta do meio-dia, horário local, o asteroide de aproximadamente 10 metros de diâmetro entrou na atmosfera a uma velocidade de 32,0 quilômetros por segundo. O objeto tinha uma energia equivalente a 173 quilotons, mais de 10 vezes a energia da bomba atômica lançada em Hiroshima em 1945. Foi o maior asteroide a atingir a Terra desde a queda do meteoro de Chelyabinsk (em fevereiro de 2013) e o terceiro maior meteoro registrado desde 1900. Como o meteoro caiu em uma localidade remota, o impacto passou quase despercebido na época.

Que dia é hoje?

Dia do Museólogo

2007 - ONU criou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Aniversariantes

Christina Aguilera – 39 anos - Christina María Aguilera é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Ela apareceu nos programas de televisão Star Search e The Mickey Mouse Club no início da carreira. Aguilera é reconhecida como um ícone pop e foi chamada de "Princesa do Pop" após sua estreia. Seu trabalho rendeu cinco Grammy Awards, um Grammy Latino, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, e, em 2019, um prêmio de Lenda da Disney. Ela vendeu mais de 40 milhões de álbuns e singles nos Estados Unidos até 2014 e 100 milhões mundialmente

Katie Holmes – 41 anos - Kate Noelle "Katie" Holmes é uma atriz estadunidense. A mais nova de cinco irmãos, Katie começou sua carreira pelo teatro e tornou-se modelo. Casou-se, em 18 de novembro de 2006, com o ator Tom Cruise, com quem tem uma filha, Suri Cruise. O casal separou-se em agosto de 2012, devido a insatisfação de Katie com a Cientologia seguida por Tom Cruise, que impedia, entre outras coisas, que a pequena Suri frequentasse a escola.

Brad Pitt – 55 anos - William Bradley "Brad" Pitt é um ator e produtor americano é um ator e produtor cinematográfico norte-americano. Pitt começou sua carreira de ator aparecendo em algumas séries de televisão como Dallas (1987). É vencedor de um Oscar (2014), um Prêmio Screen Actors Guild (2010), um Prêmio Globo de Ouro (1996) e BAFTA (2014) e constantemente citado como um dos mais bem pagos atores de Hollywood.

Steven Spielberg – 73 anos - Steven Allan Spielberg é um premiado cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais filmes tem na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos. Jurassic World, Transformers, Indiana Jones, MIB - Homens de Preto.

Keith Richards – 76 anos - é um músico, compositor e ator britânico, considerado um dos grandes nomes do rock do século XX. Richards é mais conhecido como integrante dos The Rolling Stones e é considerado um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. Foi eleito o quarto melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Deixar um comentário