15/12/2019 23h46 - Atualizado em 16/12/2019 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 16 de dezembro na história.
Hoje na História

1770 - Nascia em Bonn na Alemanha, Ludwig van Beethoven. Ele foi inovador, ampliando o alcance das sonatas, sinfonias, concertos e quartetos, e combinando vocais com instrumentos de uma nova forma. Sua vida pessoal foi marcada pela luta contra a surdez, e alguns dos seus trabalhos mais importantes foram compostos durante os últimos dez anos de sua vida, quando ele estava praticamente incapaz de ouvir. Sua nona e final sinfonia, finalizada em 1824, continua sendo sua obra mais ilustre. Beethoven morreu em 26 de março de 1827, aos 56 anos e a autópsia concluiu que a causa da morte foi uma cirrose.

1865 – Nascia o poeta parnasiano e jornalista Olavo Bilac. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Bilac é considerado o mais importante dos poetas parnasianos do Brasil. Apesar de ter ingressado nos cursos de medicina e de direito, não concluiu nenhum deles. Ele preferia a vida de jornalista, poeta e as rodas de boêmia e de literatura do Rio. Por conta de sua profissão e de seu contato com intelectuais e políticos arranjou o emprego de inspetor escolar. No fim da sua vida e reconhecido, Bilac recebeu o título de professor honorário da Universidade de São Paulo. Também foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon, em 1907. Bilac morreu no dia 28 de dezembro de 1918, aos 53 anos, no Rio de Janeiro.

1977 - Estreava Os Embalos de Sábado à Noite, filme que lançou Travolta à fama. Este filme deu um impulso ao culto às discotecas nos Estados Unidos. O filme também serviu para catapultar à fama sua estrela principal, John Travolta. O papel rendeu a ele uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por interpretar um jovem de 19 anos, Tony Manero, que, durante a semana, trabalhava duro em uma loja de ferragens em Nova York, mas no final de semana ele se transformava no rei das pistas de dança ao vestir seu terno branco com muito estilo na discoteca. O filme foi um grande sucesso de bilheteria e influenciou a geração "disco".

Que dia é hoje?

Dia do Reservista

Aniversariantes:

Tainá Medina – 26 anos - Tainá Medina é uma atriz brasileira, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Começou sua carreira artística como atriz de teatro e chegou a fazer trabalhos como modelo. Estreou como atriz de cinema em A Alegria (2010), drama selecionado para o Festival de Cannes 2010. Alçou fama nacional após estrelar a novela Rock Story (2016-2017), da Rede Globo, no papel de Joana. Deu continuidade à sua ascensão com o thriller O Doutrinador (2018), de Gustavo Bonafé.

Luciana Braga – 58 anos - Luciana Braga Ribeiro Ramos é uma atriz brasileira. Já participou de diversas telenovelas e de filmes. Luciana Braga consolidou sólida parceria com Flávio Marinho. Depois de Coração Brasileiro e Um Caminho para Dois, dá vida à nova personagem no quase monólogo Além do Arco-Íris. Luciana Braga começou a fazer televisão em 1986, fazendo ”Sinhá Moça”, na Rede Globo. Continuou por vários anos na mesma emissora, e em 87, fez: ”Helena”. Em 88: ”Olho Por Olho”. Em 89: ”Tieta”. Nessa novela, Luciana Braga recebeu o troféu de ”Atriz Revelação”, por seu papel de Maria Imaculada. 

Joel Adams – 24 anos - é um cantor, compositor e produtor australiano que ganhou popularidade em 2012 por participar do The X-Factor Australiano, é conhecido no mundo inteiro pelo single "Please Don't Go" já executado mais de 328 milhões de vezes no Spotify.

Deixar um comentário