13/12/2019 02h06 - Atualizado em 13/12/2019 10h49

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 14 de dezembro na história.
Hoje na História

1912 - Nascia na cidade de Exu, em Pernambuco, o compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o rei do baião. Apreciado por grandes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, ele ficou conhecido por composições como Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950). Grande instrumentista, popularizou ritmos como baião, o xote e o xaxado. Após gravar mais de 40 discos durante sua longa carreira, Luís Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, em Recife, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

1929 - Nascia o folclorista, escritor e músico Barbosa Lessa. Em 1948, ele com 19 anos de idade junto com um grupo de colegas do ensino secundário criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da História. Escreveu cerca de 61 obras, entre contos, músicas e romances. Morreu em março de 2002, aos 72 anos em Camaquã.

1968 - Entrava em vigor o AI-5 durante a Ditadura Militar. o Ato Institucional Nº 5 ou AI-5, o quinto de uma série de decretos emitidos pelo governo brasileiro nos anos seguintes ao Golpe Militar de 1964 no Brasil. O AI-5 dava poderes extraordinários ao presidente da república e suspendia várias garantias constitucionais. No caso, o decreto entrou em vigor durante o governo de Artur da Costa e Silva. Pelo AI-5, o governo militar ganhava poderes absolutos e seu primeiro efeito foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.

1994 - Paulo César Farias era condenado por falsidade ideológica. Segundo o Supremo Tribunal Federal o ex-tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor abriu e movimentou contas fantasmas. Dois anos depois PC foi encontrado morto junto à namorada Suzana Marcolino em uma casa de praia do político. O inquérito da morte foi arquivado em 2002, por falta de provas.

2003 - Ditador do Iraque durante 24 anos, Saddam Hussein era capturado. Ele era capturado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos e Reino Unido que havia invadido o país. Ele era procurado fazia nove meses e foi encontrado dentro de um esconderijo subterrâneo em Al Daur, a 15 km ao sul de Tikrit, sua cidade natal. O ex-líder não ofereceu resistência e apresentava uma longa barba. Saddam Hussein foi uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe. No início dos anos 70, ele nacionalizou o petróleo e outras indústrias. Com o lucro do petróleo, a economia do Iraque cresceu em um ritmo acelerado. O ex-ditador também colocou os bancos estatais sob seu controle.

Que dia é hoje?

Dia do Marinheiro

Dia do Pedreiro

Dia do Engenheiro avaliador e perito de engenharia (Trata-se de dois profissionais diferentes, um engenheiro, o outro perito, embora ambas profissões possam estar aliadas. A importância dessa área da engenharia se revela cada vez maior, tendo em conta a necessidade crescente de avaliar construções para fins empresariais ou particulares, aliados às necessidades financeiras).

Dia Nacional do Forró

Dia do Cego e do oculista

Dia do lapidador (Este profissional é responsável por aperfeiçoar pedras preciosas e dar a elas o formato ideal).

Aniversariantes:

Taylor Swift – 31 anos - Taylor Alison Swift é uma cantora e compositora norte-americana. Uma das mais populares cantoras da atualidade, ela é conhecida por canções narrativas sobre sua vida pessoal, que receberam bastante atenção da mídia. Vista como a mais jovem estrela Country americana, a cantora começou sua carreira aos 16 anos de idade

Lais Souza – 31 anos - Lais da Silva Souza é uma ex-ginasta brasileira que competia em provas de ginástica artística. Lais fez parte da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 na China e os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Laís foi convocada para fazer parte da seleção brasileira de ginastica artística feminina, mas durante os treinos sofreu uma lesão na mão esquerda e ficou de fora da equipe. Durante treinamentos nos Estados Unidos, Lais sofreu um acidente em 28 de janeiro de 2014 que causou uma torção na coluna cervical. Após passar por cirurgia, Lais começou um longo tratamento para recuperar os movimentos. Em junho de 2017, com a ajuda de um estabilizador cervical, Lais conseguiu ficar de pé pela primeira vez desde o acidente.

Eduardo Costa – 41 anos - Edson Vander da Costa Batista é um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, fazendeiro e produtor musical. O grande salto de sua carreira, talvez, ocorreu quando uma fita cassete do cantor fazendo voz e violão cantando clássicos sertanejos espalhou-se no mercado popular pirata já com a chegada dos CD´s piratas com outra capa afirmando ser Zezé di Camargo acústico e solo. Algumas músicas como “Me apaixonei” de autoria de Eduardo Costa ganharam rapidamente o gosto popular e logo souberam que se tratava do cantor mineiro. Assim em 2003 o CD intitulado Eduardo Costa (independente) vira uma febre e o projeta a gravar um segundo em 2004 Acústico. Com tamanha proximidade Eduardo Costa e Leonardo lançaram o projeto Cabaré onde já gravaram dois DVD´s cantando clássicos da música sertaneja.

Deixar um comentário