11/12/2019 23h31 - Atualizado em 12/12/2019 08h21

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 12 de dezembro na história.
Hoje na História

1492 - Forte Navidad é construído com os destroços de caravela encalhada de Cristóvão Colombo. Cristóvão Colombo perdeu sua caravela principal, Santa Maria, ao encalhar à meia noite em um banco de areia da ilha La Española, ou Haiti, para os nativos. A perda da Santa Maria aconteceu quando Colombo estava descansando depois de dois dias sem dormir, enquanto o leme estava nas mãos de um marinheiro sem experiência. Com ajuda dos índios, Colombo enviou o que restou da Santa Maria para outra caravela, Nina. Com os restos de Santa Maria foi construído em 12 de dezembro de 1942, o chamado Forte Navidad, para lembrar a data do desastre, para onde transferiram a artilharia da caravela destruída.

1877 - Morria, no Rio de Janeiro, o jornalista, político, advogado, cronista, romancista e dramaturgo José Martiniano de Alencar. Em 1856, José de Alencar publicou o seu primeiro romance, Cinco Minutos. Depois escreveu A Viuvinha, em 1857. Porém, foi com seu livro O Guarani (1857) que ele ficou conhecido. É notável como escritor por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras. Na carreira política, foi notória a sua tenaz defesa da escravidão no Brasil quando ministro da Justiça do segundo reinado.

1915 - Nascia o cantor e ator americano Frank Sinatra. Entre seus sucessos musicais estão clássicos como My Way e New York, New York. Sinatra tinha um carinho especial pela bossa nova e admirava profundamente o maestro Tom Jobim. Ao seu lado, ele cantou a eterna Garota de Ipanema, parceria que seria imortalizada. Eternizou clássicos na música, no cinema, foi milionário, teve belas mulheres e uma vida extravagante.

2000 - Era desativada a Central Nuclear de Chernobil, localizada na cidade de mesmo nome, na Ucrânia. A usina entrou para a história por conta do grave acidente nuclear ocorrido no dia 26 de abril de 1986. Uma explosão e um incêndio lançaram enormes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalharam por boa parte da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a Europa ocidental. No acidente, morreram 31 pessoas, mas não é possível estabelecer o número de vítimas por conta das consequências do acidente e da radioatividade.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Criança na Mídia – criado pelo UNICEF em parceria com o Conselho Internacional da Academia de Televisão, Artes e Ciências

Aniversariantes:

Emerson Fittipaldi – 74 anos - Emerson Wojciechowska Fittipaldi é um ex-automobilista e empresário brasileiro. É um dos pilotos mais vitoriosos da história brasileira, e foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1.

Silvio Santos – 90 anos - Senor Abravanel é um icônico apresentador de televisão e empresário brasileiro. Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), Silvio Santos possui um patrimônio avaliado em aproximadamente quatro bilhões de reais.

Deixar um comentário