09/12/2019 20h18 - Atualizado em 10/12/2019 13h39

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 10 de dezembro na história.
Hoje na História

1901 - Ocorria a primeira cerimônia do Prêmio Nobel. Neste dia eram entregues os primeiros prêmios Nobel em uma cerimônia realizada em Estocolmo, na Suécia, nas áreas de física, química, medicina, literatura e paz. A celebração foi realizada cinco anos após a morte de Alfred Nobel, o inventor sueco da dinamite e outros explosivos. Em seu testamento, Nobel determinou que parte de sua grande fortuna fosse destinada a um fundo que seria "distribuído anualmente sob a forma de prêmios para aqueles que, durante o ano anterior, tivessem trabalhado em benefício da humanidade". Embora Nobel nunca houvesse fornecido nenhuma razão pública para a criação do prêmio, acredita-se que ele tenha feito isso como um arrependimento moral sobre os usos mortais de suas invenções.

1920 - Nascia a escritora Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia, ela veio ao Brasil ainda bebê. Seu último livro, "A Hora da Estrela", foi publicado em outubro, quando já estava doente. Outros de seus livros conhecidos são "A Maçã no Escuro" e "Laços de Família". Com estilo único, suas histórias eram dramáticas, por vezes, trágicas. Clarisse influenciou praticamente todas as escritoras que a sucederam. Em sua narrativa, coexistiam de forma harmoniosa conceitos metafísicos, seres e fatos corriqueiros do cotidiano. Ela morreu no dia 9 dezembro de 1977 (sendo destaque no “Hoje Na História” de ontem) aos 52 anos, vítima de um câncer após mais de um mês hospitalizada, no Rio de Janeiro.

1962 - Nascia no Rio de Janeiro a cantora Cássia Eller. Cássia Rejane Eller foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Foi uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos 90 e eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. No fim do ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro, no auge de sua carreira, com apenas 39 anos e foi substituída por Luciana Mello. Em vários pontos do Rio de Janeiro, fez-se um minuto de silêncio durante a homenagem da passagem do ano em memória de Cássia Eller. Vários artistas também prestaram homenagem à cantora em seus shows, na virada do ano.

2009 - Superprodução épica, filme Avatar fazia sua estreia mundial nos cinemas. Avatar, um filme épico de ficção científica, dirigido por James Cameron (o mesmo de Titanic), fez sua estreia mundial em Londres e, mais tarde, se tornaria o filme de maior bilheteria da história. A produção foi elogiada por sua tecnologia e também por seu conceito artístico. Recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor, e foi agraciado com três estatuetas - melhor efeito visual, cinematografia e direção de arte. Cameron escreveu o roteiro de Avatar em 1994, porém, naquele momento não existia a tecnologia para produzir o filme como ele queria.

Que dia é hoje?

Dia do Palhaço.

Dia do Sociólogo.

Dia Internacional dos Direitos Humanos - Adotado pela Assembléia Geral da ONU

Aniversariantes:

Evandro Santo – 45 anos - Evandro Márcio dos Santos, mais conhecido como Evandro Santo ou Christian Pior é um ator, humorista e radialista brasileiro. Esteve no ar no programa Pânico na Band, até 2017, com o quadro "Medda", em que interpreta Christian Pior, um estilista homossexual do interior que queria ser amigo dos ricos e vivia criticando os pobres, sátira ao falecido estilista Christian Dior. Em 18 de setembro de 2018, foi confirmado pela Record TV que Evandro seria um dos participantes da décima temporada do reality show A Fazenda, onde foi o 11º eliminado.

Luciana Vendramini – 49 anos - Luciana Regina Vendramini é uma atriz e modelo brasileira conhecida por viver a Jade da novela "Vamp" (1991). No começo da carreira, fez teste para ser Paquita do programa infantil "Xou da Xuxa" e foi eleita uma das 'Garotas do Fantástico" do programa dominical da Globo. Em 2018, atua como Solange da novela "Espelho da Vida". Em meados dos anos 1980, protagonizou um ensaio sensual para a revista "Playboy" e estrelou sessões fotográficas para outras publicações, como a "Vogue". Na vida pessoal, foi casada com o cantor Paulo Ricardo.

Luma de Oliveira – 55 anos – É uma ex-modelo, atriz, passista e empresária teve participações marcantes no rol da fama no Brasil. A atriz que começou com apenas 16 anos vivia sob a sombra da irmã famosa a atriz Ísis de Oliveira e buscava sempre manter sua imagem separada da irmã. Sua primeira capa da playboy surgiu em 1984 quando foi um sucesso e a projetou para trabalhos fora do Brasil. Desde então Luma esteve presentes várias vezes nas capas da própria Playboy, Sexy, Entrevip e muitas outras. Sua vida teve momentos polêmicos, sobretudo, quando esteve com o empresário Eike Batista. O empresário estava noivo de Patrícia Leal, uma socialite, e a abandonou dias antes do casamento entre ele e Patrícia e assumiu seu relacionamento com Luma, que, por sua vez já estava grávida de Eike esperando o primeiro filho do casal Thor Batista.

Deixar um comentário