05/12/2019 00h14 - Atualizado em 05/12/2019 08h11

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 05 de dezembro na história.
Hoje na História

1791 - Morria o compositor austríaco Mozart. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil. Apesar de seu sucesso, ele sempre estava sem dinheiro, possivelmente por causa de dívidas de jogo e pela preferência por roupas caras. Com isso, pedia bastante dinheiro emprestado aos amigos. Nenhum outro compositor deixou um legado tão grande como Mozat em tão pouco tempo de vida.

1891 - Morria Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Ele pegou um resfriado durante um passeio em carruagem aberta. A doença evoluiu e acabou se tornando uma pneumonia. Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos — paz e prosperidade para o Brasil." Ele foi enterrado com um pacote que continha terra de todas as províncias brasileiras.

1901 - Nascia Walter Elias Disney, desenhista e empresário americano, co-fundador da Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Perfeccionista, inovador e hábil homem de negócios, Walt Disney manteve um controle rígido sobre a empresa, tanto na criação quanto nos negócios. Ele supervisionou a expansão da empresa em filmes de ação, programas de televisão, parques temáticos e merchandising de massa.

1933 - Lei Seca falha e chega ao fim nos Estados Unidos. Neste dia, era ratificada a Emenda 21 à Constituição dos EUA que colocava um fim à proibição nacional do consumo de álcool nos Estados Unidos. Era o término da chamada Lei Seca (da Emenda 18), que havia entrado oficialmente em vigor em 29 de Janeiro de 1920. Em seus primeiros seis meses, a unidade destruiu milhares litros de bebida ilícita de contrabandistas. Contudo, ao longo do tempo, o que se viu foi o crescimento do crime organizado, em que contrabandistas como Al Capone, de Chicago, construíram verdadeiros impérios criminosos, que custaram bilhões de dólares da receita dos EUA. Em resumo, a Lei Seca falhou totalmente em impor sobriedade aos cidadãos e custou bilhões de dólares. Rapidamente, a medida perdeu apoio popular no início dos anos 1930. Após a revogação da Emenda 18, porém, alguns estados continuaram com a proibição. O Mississípi foi o último a derrubar a lei, em 1966.

1945 - Ocorria o inexplicável incidente do Triângulo das Bermudas. Nesta fatídica data, cinco bombardeios norte-americanos, com uma tripulação total de 14 pessoas, simplesmente desapareceram da face da Terra, sem deixar rastros, depois de decolar da Flórida para um voo de treinamento. Naquele dia, as condições meteorológicas eram ideais para o voo, portanto, ninguém imaginaria que poderia haver qualquer problema no retorno dos aviões.

1952 – Acontecia o “Grande Nevoeiro de 1952” em Londres. Conhecido também como Big Smoke, foi um período de severa poluição atmosférica, entre os dias 5 e 9 de dezembro de 1952 que encobriu a cidade de Londres. O fenômeno foi considerado como um dos piores impactos ambientais até então, sendo causado pelo crescimento incontrolado da queima de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes. Com a chegada de uma frente fria severa, as pessoas começaram a queimar mais carvão que o usual, o carvão usado na época tinha muito enxofre, o que agravou muito a situação. Acredita-se que o nevoeiro tenha causado a morte de 12.000 londrinos, e deixado outros 100.000 doentes.

1967 - É criada a Fundação Nacional do Índio – Funai. A Fundação Nacional do Índio é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a política indigenista no Brasil, como determina a Constituição de 1988. Compete à Funai promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.

2012 - Aos 104 anos, morria Oscar Niemeyer. De renome internacional, o arquiteto estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A convite do presidente Juscelino Kubitschek, Niemeyer foi o responsável pelo projeto da capital federal, na década de 1950.

2013 - Morria, aos 95 anos, Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Ganhador do prêmio Nobel da Paz, Mandela ficou preso 27 anos por sua militância contra o apartheid, o regime de segregação racial. Mandela morreu em casa, vítima de problemas pulmonares, contra os quais vinha lutando nos últimos tempos.

2015 - Morria a atriz carioca Marília Pêra. Foi uma consagrada e premiada atriz, cantora e diretora teatral brasileira. Pêra conquistou ao longo de sua carreira cerca de 80 prêmios, e atuou em 49 peças, 29 novelas e 24 filmes. Seu último trabalho foi na série da TV Globo chamada de Pé na Cova.

Que dia é hoje?

Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU, através de resolução da Assembleia-Geral.

Dia da Cruz Vermelha Brasileira

Aniversariantes

Rafinha Bastos – 44 anos - Rafael Bastos Hocsman é um humorista, apresentador, repórter, jornalista, empresário, roteirista, ator e youtuber brasileiro. É um dos precursores do movimento da comédia stand-up no Brasil, assim como Diogo Portugal, Bruno Motta e Danilo Gentili.

Danielle Winits – 46 anos - Danielle Winitskowski de Azevedo é uma atriz brasileira. Sempre interessada em vida artística, Danielle fez cursos de balé, artes e interpretação, tornando-se uma atriz de teatro, cinema e televisão. No teatro sempre preferiu musicais, onde se destacou como bailarina e cantora. Na Globo, se destacou em diversas produções, em 1998, como Alicinha em Corpo Dourado, em 2000, com a personagem Tati em Uga Uga, sendo co-protagonista.

Carlos Nascimento – 65 anos - Carlos Alberto Suriano do Nascimento é um jornalista brasileiro. Conhecido por cobrir fatos que marcam a história do Brasil, e do mundo, Nascimento cobriu ao vivo, na Tv Globo a tragédia das torres gêmeas em um dos plantões mais famosos e lembrados da emissora. Ele reveza com Joseval Peixoto a apresentação do SBT Brasil, o qual ele voltou em 2014, após um período afastado para tratar um câncer no reto.

Deixar um comentário