27/11/2019 01h40 - Atualizado em 27/11/2019 08h20

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 27 de novembro na história.
Hoje na História

1807 — A família real portuguesa fugia para o Brasil na sequência da invasão do país por tropas napoleónicas. A caravana chegou ao Brasil em janeiro do ano seguinte. Foi uma viagem com alguns perigos. A corte teve de se alimentar da comida de bordo infestada por insetos, foram atacados por uma praga de piolhos e também sofreram os efeitos de uma tempestade.

1940 - Completaria 78 anos hoje Bruce Lee, instrutor de artes marciais, ator, roteirista, diretor e produtor de cinema. Apesar de ter nascido nos EUA, ele passou sua adolescência em Hong Kong. Emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos para reivindicar sua cidadania norte-americana e estudar. Foi nesta época que começou a ensinar artes marciais e, a partir daí, passou a atuar em filmes e na TV. Sua vida, contudo, teve um fim inesperado. No dia 20 de julho de 1973, ele foi encontrado morto em um apartamento em Hong Kong. Após algumas controvérsias em torno de sua morte, chegou-se à conclusão que ele teria morrido por causa de um edema cerebral agudo, causado pela reação aos compostos de alguns remédios.

1942 - Nascia o guitarrista Jimi Hendrix. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diversos gêneros musicais. Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.

1983 - Ocorria a manifestação pelas Diretas Já, na Praça Charles Miller, em São Paulo. Uma série de manifestações entre os anos de 1983 e 1984 marcou a onda de protestos no Brasil que fez parte do movimento conhecido como Diretas Já, que reivindicava a realização de eleições presidenciais diretas. Naquela época, o Brasil ainda vivia os últimos anos do Regime Militar. Além de pedir pela participação popular nas eleições presidenciais, os manifestantes também protestavam contra o agravamento da crise econômica.

1985 - Cometa Halley fazia sua primeira grande aproximação da Terra. Talvez o mais famoso entre os cometas, o Halley pode ser observado da Terra com uso de binóculos em locais de baixa poluição visual. Neste dia, o cometa esteve a 90 milhões de quilômetros do nosso planeta. Uma aproximação ainda maior iria ocorrer em abril do ano seguinte, quando ele passaria a 60 milhões de quilômetros e poderia ser visto a olho nu. Este cometa retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 75-76 anos. Desta maneira, sua próxima passagem pela Terra deverá ocorrer em 2061.

2005 - Primeiro transplante parcial de face é realizado na França. Dois cirurgiões franceses realizaram o primeiro transplante parcial de face do mundo em um ser humano vivo. A operação ocorreu na cidade francesa de Amiens, na paciente Isabelle Dinoire, que teve o rosto desfigurado pelo próprio cão. Ela foi levada às pressas para um hospital e fortemente sedada com pílulas para dormir. Ela recorda que, quando acordou havia sangue no chão, e só percebeu completamente o que aconteceu quando tentou fumar um cigarro. Seu nariz, boca e queixo estavam perdidos. No procedimento, os médicos enxertaram no rosto de Isabelle um triângulo de tecido facial do nariz e da área da boca de uma pessoa com morte cerebral. Sua recuperação foi lenta e difícil, mas a operação foi considerada um sucesso.

2013 - Morria, aos 88 anos, o ex-jogador Nilton Santos, a "Enciclopédia do Futebol". Nilton Santos foi bicampeão mundial pela seleção brasileira. O ídolo do Botafogo foi eleito o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos pela Fifa.

2016 - Palmeiras vencia o Campeonato Brasileiro após 22 anos de jejum. A conquista veio após a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense no estádio lotado do Allianz Parque, em São Paulo, faltando uma rodada para o término da competição. O único gol da partida foi anotado pelo lateral-direito Fabiano, por coincidência ex-Chapecoense, que balançou as redes aos 25 minutos do primeiro tempo em jogada ensaiada de cobrança de falta.

 Que dia é hoje?

Dia do Técnico em segurança do trabalho

Aniversariantes

Roberto Leal – 68 anos - António Joaquim Fernandes é um cantor, compositor e ator português radicado no Brasil. Devido a seu sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Roberto Leal já vendeu mais de 17 milhões de discos, e ganhou cerca de 30 discos de ouro e 5 de platina.

Vera Fischer – 67 anos – Vera Lúcia Fischer é uma atriz brasileira. Foi Miss Brasil 1969, título que lhe deu projeção nacional. Catarinense de Blumenau, sua estreia em novelas aconteceu em 1977, em "Espelho Mágico". Por quatro anos seguidos Vera Fisher foi convidada para grandes produções da TV, como "Sinal de Alerta"(1978), "Os gigantes"(1979), "Coração Alado"(1980) e "Brilhante" (1981). Atuou na novela "Laços de Família", como Helena, que vivia no início da trama um triângulo amoroso formado por ela, a filha, Camila (Carolina Dieckmann) e Edu (Reynaldo Gianecchini). Foi capa da edição brasileira da revista "Playboy" duas vezes: em 1982 e em 2000, aos 48 anos.

Deixar um comentário