26/11/2019 00h50 - Atualizado em 26/11/2019 08h25

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 26 de novembro na história.
Hoje na História

1811 - Nasce Isaac Merritt, o inventor da máquina de costura Singer. Isaac Merritt Singer foi um inventor americano, ator e empresário. Trabalhou como mecânico em diversas fábricas de Boston e em 1851 construiu um tipo de máquina de costura e a patenteou, máquina que alcançou grande difusão popular entre as pessoas. Para sua fabricação em escala industrial fundou (1853) a Singer Company em Nova York. Para vender com mais facilidade suas máquinas de costura inventou a venda a prazo.

1865 - Alice no País das Maravilhas era publicado. As aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra de literatura infantil reconhecida mundialmente e criada pelo matemático, sacerdote anglicano Lewis Carroll. O país das maravilhas que se descreve na história é fundamentalmente criado através de jogos com a lógica, de uma forma tão especial, que a obra chegou a ter popularidade nos mais variados ambientes de todo o mundo, desde crianças ou matemáticos até viciados em drogas psicodélicas.

1930 – Era criado pelo presidente Getúlio Vargas o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio pelo decreto nº 19.433. Entre as competências do ministério estão a política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização do trabalho, política salarial; segurança e saúde no trabalho; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.

1977 - Mensagem da "Associação Intergaláctica" invadia programação de TV no Reino Unido. Uma inesperada interrupção ilegal na transmissão da "Southern Television", do Reino Unido, causava furor pelo mundo. Neste dia, um representante de uma suposta Associação Intergaláctica invadiu a programação da TV para transmitir uma mensagem sobre o futuro da humanidade. A voz metálica, com bastante ruído no fundo, falou por seis minutos. Atualmente, o fato é considerado uma fraude, ou uma espécie de pegadinha, e seu autor nunca foi identificado. Assim que a mensagem foi lida, a TV voltou a transmitir normalmente um desenho animado. Mais tarde, a Southern Television pediu desculpas aos seus telespectadores pela "ruptura no seu áudio". O incidente causou alarde localmente e atraiu atenção nos jornais do mundo todo nos dias seguintes. A transmissão também virou um fato para ufólogos, já que alguns consideraram que a mensagem foi mesmo uma transmissão "alien". O certo é que, de uma maneira ou de outra, a história entrou de vez para o folclore urbano.

1989 - Série de shows MTV Unplugged fazia sua estreia na televisão. A série de televisão MTV Unplugged (ou Acústico MTV no Brasil), em que eram realizadas performances acústicas e descoladas de uma vasta gama de artistas, fazia sua primeira transmissão neste dia. Foi na apresentação de Paul McCartney, na segunda temporada que, o show se tornou um verdadeiro sucesso. O MTV Unplugged tornou-se um atrativo para grandes nomes do momento e artistas consagrados, que buscavam novamente o seu espaço entre o público jovem. Atualmente o projeto voltou a ativa com um show de Tiago Iorc aqui no Brasil.

2018 - Morria aos 57 anos Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja. Nascido em Oklahoma, mas criado na Califórnia, ele era fascinado pelo mar desde criança. No início dos anos 1990, começou a trabalhar na emissora Nickelodeon, especializada em animação. Em 1999, lançou seu grande sucesso, Bob Esponja Calça Quadrada. A série narra as aventuras e os empreendimentos do personagem-título e de seus diversos amigos na fictícia cidade subaquática chamada Fenda do Biquíni. O desenho animado de Bob Esponja é a série de maior duração da Nickelodeon. O personagem também estrelou dois filmes de longa-metragem e um musical na Broadway.

2018 - Morria aos 77 anos o cineasta italiano Bernardo Bertolucci. Em 1987, seu filme O Último Imperador recebeu nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. Ele lutava contra o câncer. Bertolucci começou no cinema no início dos anos 1960 como assistente de direção. Em 1964, obteve reconhecimento como diretor com seu segundo filme Antes da Revolução. Entre seus principais filmes estão A Estratégia da Aranha (1970), O Conformista (1971) e O Último Tango em Paris (1973).

Que dia é hoje?

Dia do Ministério Público

Aniversariantes:

Sheron Menezes – 36 anos - Sheron Mancilha Menezes é uma atriz brasileira gaúcha de Porto Alegre. Na telenovela "Duas Caras" interpretou Solange, filha do personagem de Antônio Fagundes, Juvenal Atena. Em 2010, foi coroada rainha de bateria da tradicional escola de samba Portela. Atualmente ela integra o elenco da novela Bom Sucesso, onde interpreta a vilã Gisele, ela é assistente de Nana (Fabiula Nascimento) na editora Prado Monteiro. A megera ainda é amante do marido da chefe, o ambicioso Diogo (Armando Babaioff).

Rita Ora – 29 anos - Rita Sahatçiu Ora é uma cantora, compositora e atriz britânica de etnia albanesa nascida no atual Kosovo. O álbum de estreia da cantora, intitulado Ora, foi lançado em 24 de agosto de 2012 no Reino Unido, onde estreou no número um da UK Albums Chart, e contém dois singles de divulgação, "R.I.P." e "How We Do".

Tina Turner – 80 anos - Anna Mae Bullock é uma cantora, compositora, dançarina e atriz suíça. Embora Tina Turner sonhasse em ser cantora ela inicialmente trabalhou como empregada doméstica em casas de famílias ricas. A cantora casou-se muito cedo com o primeiro namorado e logo teve um filho e continuou como empregada doméstica. Neste meio tem Tina Turner já começava a cantar em alguns eventos, mas sem obter sucesso e dinheiro suficiente para mudar de vida. Tina Turner seguiu carreira solo com alguns discos sem conseguir emplacar até que em 1983 ela grava Private Dancer e faz um sucesso extraordinário mundialmente. Foram 5 milhões de discos só nos Estados Unidos e 11 milhões no mundo todo.

Daniel Rocha – 29 anos - Daniel Rocha de Azevedo é um ator brasileiro. Daniel também é um atleta. Aos 12 anos, ele começou a treinar jiu-jitsu e mais tarde, aos 15, começou com o kickboxing. Outra curiosidade é que o ator começou tocar violino na infância, aos seis anos, e continuou até a adolescência. Em "Avenida Brasil", Daniel Rocha viveu o personagem Roni e atuou ao lado de outras estrelas como Isis Valverde, Thiago Martins e José Loreto.

Deborah Secco – 40 anos - Deborah Fialho Secco Moura é uma atriz brasileira. Na televisão ficou conhecida pelos personagens Carina em A Próxima Vítima, Íris em Laços de Família, Lara em O Beijo do Vampiro, Darlene em Celebridade, Sol em América, entre outros. Já no cinema, se destacou como Raquel Pacheco em Bruna Surfistinha e Judite em Boa Sorte. Deborah já está escalada para o elenco da novela Salve-se Quem Puder, da faixa das 19h na Tv Globo que irá estrear em janeiro.

Deixar um comentário