20/11/2019 01h39 - Atualizado em 20/11/2019 08h05

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 20 de novembro na história.
Hoje na História

1695 - Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, era morto pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública, na cidade de Recife, para servir de exemplo a outros escravos. Zumbi foi o último líder da resistência do maior quilombo da história do Brasil. Por conta da morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro é celebrado o dia institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil. A lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

1947 - A Rainha Elizabeth II do Reino Unido se casava com Filipe Mountbatten, Príncipe da Grécia e Dinamarca. Filipe não tinha nenhuma situação financeira, era estrangeiro (apesar de cidadão britânico que havia servido na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial) e tinha irmãs casadas com nobres alemães com ligações nazistas. Eles receberam 2500 presentes vindos de todo mundo. Já que o Reino Unido ainda não havia se recuperado totalmente das devastações da guerra, Isabel pediu que cupons de racionamento comprassem o material para seu vestido de noiva.

1984 – Estreava Dragon Ball, um dos mangás mais conhecidos do mundo. De início, a obra de Akira Toriyama foi publicada semanalmente na prestigiada revista japonesa de mangás, a Weekly Shonen Jump, até 1995. A série é sobre as aventuras do protagonista, Son Goku, desde a sua infância até a idade adulta, quando se torna avô. O personagem principal treina artes marciais e explora o mundo em busca das sete esferas, conhecidas como as esferas do dragão.

1985 - Há exatos 33 anos era lançada a primeira versão do sistema operacional Windows. O Windows 1.0 era mais uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS que só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível.

Que dia é hoje?

Dia da Consciência Negra, feriado em alguns municípios e/ou estados por meio de decretos locais

Dia do Biomédico

Dia do Técnico em Contabilidade

Dia Universal da Criança - Criado por resolução das Nações com iniciativa da UNICEF

Aniversariantes

Luís Fernando Guimarães – 70 anos - é um ator, comediante, apresentador e autor brasileiro. Conhecido por atuar em programas de humor como "TV Pirata" e "Programa Legal", ambos ao lado de Regina Casé. Na carreira, Luiz Fernando atuou ainda no "Brasil Legal", "Não Fuja da Raia", "Adoro Natal", "Vida ao Vivo Show", na minissérie "Decadência", e na novela "Uga Uga". Outro sucesso foi a série "Os Normais" (2001) ao lado de Fernanda Torres. Retornou às novelas em 2011 com "Cordel Encantado" na pele do mordomo Nicolau. Dois anos mais tarde foi visto em "Divertics". Seu último papel foi no ano passado na novela “O Tempo Não Para” no papel de Amadeu Baroni.

Jayme Matarazzo – 34 anos - Jayme Monjardim Matarazzo Filho é um ator brasileiro. ficou conhecido como ator após interpretar o próprio pai, Jayme Monjardim, na minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", em 2009. Em 2010, Jayme fez seu primeiro protagonista na novela "Escrito nas Estrelas". No ano seguinte, atuou na novela das seis "Cordel Encantado". Em 2013, voltou a protagonizar uma trama, "Sangue Bom", dessa vez dividindo o foco com outros protagonistas como Sophie Charlotte, Isabelle Drummond e Fernanda Vasconcellos. O ator é neto do empresário André Matarazzo e da cantora Maysa. É filho do diretor Jayme Monjardim com a produtora Fernanda Lauer.

Deixar um comentário