18/11/2019 01h32 - Atualizado em 18/11/2019 07h57

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 18 de novembro na história.
Hoje na História

1626 - A Basílica de São Pedro no Vaticano era concluída. A construção do atual prédio havia iniciado há mais de cem anos, pelo Imperador Constantino, em 18 de abril de 1506. Atualmente, o local é centro de peregrinação e também o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. Com capacidade para 60 mil pessoas, sua imponente cúpula pode ser avistada ao longo do horizonte de Roma. A Basílica também reúne obras dos maiores artistas de todos os tempos, como Michelangelo, Rafael e Bernini. O impressionante prédio é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

1787 — Nascia Louis Jacques Mandé Daguerre, um inventor de origem basca, inventou a fotografia, buscando um método para reproduzir a realidade em imagens sem necessidade de pintá-las. Coincidiu com Nicéphore Niepce, que desde o ano de 1820 vinha experimentando com placas de betume da Judeia dentro de uma câmera escura, nas quais obtinha rudimentares imagens fotográficas depois de uma exposição de várias horas.

1837 — Criada a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com o nome de Força Policial. Brigada Militar é a força de segurança pública que têm por função o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. No âmbito jurídico, a BMRS enquadra-se como polícia militar. Os brigadianos, portanto, são considerados militares do Estado do Rio Grande do Sul.

1928 - Mickey Mouse, um dos personagens de desenho animado mais conhecidos do mundo fazia sua primeira aparição para o público em um teatro em Nova Iorque. Esta também foi a primeira vez que um desenho animado aparecia com som. Inicialmente, sua dublagem era feita pelo próprio Walt Disney, entre 1928 e 1946. Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998, já que a proteção dos direitos autorais nos Estados Unidos vale por 80 anos. Porém, o congresso norte-americano aprovou a prorrogação da lei - apelidada de Lei Mickey - que expandiu por 20 anos os direitos de todas as obras norte-americanas que ainda não estivessem sob domínio público. Desta maneira, Mickey estará protegido até 2023.

1930 — Criação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil. A OAB Brasil é responsável pela aplicação do Exame de Ordem dos advogados no país. A Ordem teve a sua criação prevista em 1843 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, mas somente 87 anos depois foi instituída a Ordem dos Advogados.

1985 - Tirinha Calvin e Haroldo era publicada pela primeira vez. A popular tirinha Calvin e Haroldo era publicada pelo ilustrador norte-americano Bill Watterson, que mais tarde veria o seu desenho circulando em mais de 200 jornais do mundo, revelando-se um verdadeiro sucesso editorial. A tira foi produzida por ele até 31 de dezembro de 1995, quando Watterson resolveu abandonar o desenho. Contudo, alguns jornais ainda republicam a tira.

Que dia é hoje?

Dia do Conselheiro Tutelar;

Dia do Tabelião e Registrador.

Aniversariantes:

Owen Wilson – 51 anos - Owen Cunningham Wilson é um ator, roteirista e produtor norte-americano, conhecido por suas atuações em comédias de sucesso. O ator tem 22 anos de carreira, já participou de 56 filmes e 2 séries, incluindo sucessos como “Marley e Eu”, “Meia Noite em Paris”, “Os Estagiários” e “Extraordinário”. Owen é irmão do também ator Luke Wilson.

Cláudia Jimenez – 61 anos - Cláudia Maria Patitucci Jimenez é uma atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira. Participou dos programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo, Os Trapalhões, Sai de Baixo e Zorra Total. Ganhou notoriedade nacional interpretando a empregada doméstica Edileusa, no humorístico Sai de Baixo. Fez posteriormente sucesso com a personagem Cacilda, cujo bordão era "Beijinho-Beijinho, Pau-Pau!". Cláudia também atuou em muitas produções da Rede Globo, tais como: Torre de Babel, As Filhas da Mãe, América, Sete Pecados, Negócio da China e Aquele Beijo.

Deixar um comentário