11/11/2019 10h18 - Atualizado em 11/11/2019 10h31

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 11 de novembro na história.
Hoje na História

1909 - Os Estados Unidos instalavam no Havaí a base militar de Pearl Harbor. A base foi atacada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de dezembro de 1941. Atualmente grande parte da base naval é considerada como um ponto de interesse histórico, sendo que foi instalado um memorial sobre os destroços remanescentes do navio USS Arizona, atingido pelo ataque. Nesse memorial, há uma passarela com chão transparente que permite aos visitantes a visualização de diversos pontos da embarcação. Também é possível notar que mesmo após anos do dia do ataque, o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície, deixando uma leve mancha sobre a água.

1918 – Terminava a Primeira Guerra Mundial. Era assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, na França, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial. A chamada Grande Guerra tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados e deixou outros 21 milhões feridos. Indiretamente, morreram vítimas da guerra perto de 10 milhões de civis. Os dois países mais afetados foram Alemanha e França, cada um enviou para os campos de batalha cerca de 80% de sua população do sexo masculino.

1923 — Adolf Hitler é preso em Munique por alta traição por seu papel no Putsch da Cervejaria, tentativa falhada de golpe de Estado de Hitler e do Partido Nazista contra o governo da região alemã da Baviera, ocorrido em 9 de novembro de 1923. O objetivo de Hitler era tomar o poder do governo bávaro.

1955 — Ação militar comandada pelo marechal Henrique Teixeira Lott evitou um golpe que impediria a posse de Juscelino Kubitschek na presidência da República. A conspiração é entendida como uma raíz do Golpe de 64.

1976 – Era lançado "Rock and Roll Over", o quinto álbum da banda norte-americana Kiss. O disco veio com a ousada missão de suceder o clássico "Destroyer". Lançado no auge do Kiss, o disco é citado como uma aula de hard rock e também se tornou um clássico.

1997 - Na 29ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, foi aprovada unanimemente a Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. Genoma Humano é fundamentalmente a base da unidade de todos os membros da família humana e do reconhecimento de sua dignidade intrínseca e sua diversidade.

2004 - O líder palestino Yasser Arafat morria aos 75 anos, na cidade de Clamart, na França. Oficialmente, a razão da sua morte foi a falência múltipla de órgãos, contudo existem algumas controvérsias sobre isso, entre elas a de que ele teria sido envenenado pelo serviço secreto israelense. Em 1993, ele assinou um acordo de paz com o governo de Israel, mediado pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. No ano seguinte, foi vencedor do prêmio Nobel da Paz.

2011 - o primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi renunciou ao cargo por afirmar que não possuía mais a maioria de apoio no governo. O caminho para a sua retirada foi a aprovação de um pacote econômico de austeridade pelo Parlamento Italiano.

Que dia é hoje?

Dia do Armístico (Dia dos Veteranos, Dia da Lembrança) (Essas datas são uma comemoração do fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes).

Aniversariantes:

Bruna Linzmeyer – 27 anos - É uma atriz e modelo brasileira, de ascendência alemã, portuguesa, espanhola, indígena e africana. Conhecida por interpretar a apaixonada Leila Alencar em Insensato Coração, a autista Linda em Amor à Vida, a doce professora Juliana em Meu Pedacinho de Chão, a rebelde Belisa em A Regra do Jogo e a vingativa Cibele em A Força do Querer.

Leonardo DiCaprio – 45 anos - Leonardo Wilhelm DiCaprio é um premiado ator e produtor norte-americano vencedor do Oscar de melhor ator com o filme O Regresso. Ganhou reconhecimento público com papéis principais em Diário de um Adolescente e no drama romântico Romeu + Julieta, antes de alcançar fama internacional com o romance épico de James Cameron, Titanic (1997), que se tornou o filme mais lucrativo de todos os tempos até o lançamento de outra produção de Cameron, a ficção-científica Avatar.

Demi Moore – 56 anos - Demi Guynes Moore é uma atriz, produtora, modelo e compositora norte-americana. É conhecida por suas atuações em filmes como Ghost (1990), Proposta Indecente (1993), Striptease (1996), As Panteras Detonando (2003), Instinto Secreto (2007). Demi também foi responsável pela dublagem da personagem Esmeralda da animação O Corcunda de Notre Dame (1996), da Disney. Foi casada com os atores Bruce Willis e Ashton Kutcher.

Alexandre Garcia - 79 anos – Gaúcho de Cachoeira do Sul, Alexandre Eggers Garcia é um jornalista, apresentador, colunista de política brasileiro e comentarista da Rádio Acústica FM. Foi porta-voz do último presidente do período da ditadura militar do Brasil, general João Batista Figueiredo. Atuou no Jornal do Brasil, na extinta TV Manchete e na Rede Globo. Na Globo, onde trabalhou por mais de 30 anos, foi comentarista político do Bom Dia Brasil e apresentador eventual do Jornal Nacional. A Gazeta do Povo o listou como um dos "10 maiores influenciadores digitais da direita" política no Brasil. Ele é comentarista diário do programa Primeira Hora aqui da Rádio Acústica FM.

MC Marcinho – 42 anos - Márcio André Nepomuceno Garcia, é um cantor brasileiro de funk melody. “Marcinho" é um dos cantores de funk conhecido como "funk das antigas" que na época (década de 90) eram funks muito bem escritos. Ficou conhecido quando gravou sua primeira música de sucesso, o "Rap do Solitário". Marcinho andou um tempo fora da mídia. Logo quando gravou a música "Glamurosa" ganhou mais eventualidade, se voltando mais para o "funk moderno" que usam mais batidas de espécies da tambores, tornando assim funk mais "pesados".

José Silvério – 74 anos - é um locutor esportivo brasileiro. É considerado por muitos o mais técnico de todos os locutores esportivos de rádio da história. Cobriu todas as Copas do Mundo desde 1978.

Deixar um comentário