11/11/2019 08h10 - Atualizado em 11/11/2019 10h50

Camaquense é escolhida cantora do ano em prêmio concedido pela Assembleia Legislativa

Luana Fernandes lança em breve seu primeiro CD autoral “Lua de Outubro”
Por: Catullo Fernandes Foto: Divulgação Criarte
Camaquense é escolhida cantora do ano em prêmio concedido pela Assembleia Legislativa

A cantora, publicitária e compositora camaquense Luana Fernandes, 28 anos, que vem se destacando na cena musical da capital, foi escolhida a Cantora 2019 - Prêmio Vitor Mateus Teixeira - concedido anualmente pela Assembleia Legislativa do RS. Luana, que lança em breve seu primeiro CD autoral “Lua de Outubro”, projeto contemplado pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, comemorou a escolha ressaltando que a distinção consolida uma trajetória cultural que teve início em 2009.

A partir de 2017 a cantora, além de diversos shows no estilo MPB e pop - sua principal vertente - também protagonizou dois espetáculos culturais regionalistas, participou de vários programas de rádio e TV, atuou em recitais poéticos, coletivos afros e diferentes festivais. “Estou muito feliz pois acredito que o conjunto da obra onde se encaixa o protagonismo jovem e feminino me levou a ser escolhida. Dedico esta conquista aos meus pais, meu parceiro musical Ricardo Cordeiro e as pessoas que sempre me incentivaram”, resumiu.

O Prêmio foi criado em 1997, em homenagem ao artista gaúcho Vitor Mateus Teixeira - o Teixeirinha - e busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações, que divulguem a música e o artistas gaúchos. Integram a comissão julgadora desta edição: Maria Teresa Carvalho (Fundação Vitor Mateus Teixeira), Luiz Afonso Ovalhe Torres (Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG), Izabel L’Aryan (Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul - SICOM RS), Luiza Helena de Lima Rode e Jucélia de Souza (Sindicato dos Músicos profissionais do Rio Grande do Sul - SINDIMUS RS) e Anália Sanches Dorneles (Assembleia Legislativa RS/ Departamento de Cultura).

Outro artista da região que já recebeu o prêmio foi cantador Helmo de Freitas escolhido em 2015. A solenidade de entrega da distinção ocorre no dia 4 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, e contará com apresentação musical.

Agraciados 2019

Cantor: João Luiz Corrêa

Cantora: Luana Fernandes

Declamador: Paulo Ricardo Fuchina dos Santos

Declamadora: Paula Daniele da Silva Stringhi

Trovador: Paulo Elizandro de Lima Chaves

Trovadora: Maria Edi Malaquias

Compositor(a): Salvador Lamberty

Instrumentista: Luciano Maia

Arranjador(a): Zulmar Benitez

Pajador(a): José Estivalete

Produtor(a) Musical: Paulinho Goulart

Capa de Disco: Os Serranos

Veículo de divulgação: Rádio Planalto FM 105.9

Grupo de Show: Jorge Guedes & família

Grupo de Baile: Musical Terceira Dimensão

Grupo de Dança Gaúcha: DTG Tropeiros do Ouro Negro

Bandinha Típica Alemã: Banda Diplomata

Música Teuto-rio-grandense: Mauro Harff

Música Ítalo-rio-grandense: Dirceu Pastori

Deixar um comentário