04/11/2019 01h05 - Atualizado em 04/11/2019 09h44

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 04 de novembro na história
Hoje na História

1869 – Era publicada a primeira edição da revista Nature. A Nature é considerada uma das poucas revistas acadêmicas que publicam pesquisas originais em uma ampla gama de campos científicos. Inúmeras descobertas científicas já foram publicadas na Nature, como os raios X, a estrutura em dupla hélice do DNA e o buraco na camada de ozônio. A revista é publicada semanalmente por uma companhia internacional de publicação acadêmica com sede em Londres, na Inglaterra.

1924 – União dos Escoteiros do Brasil (UEB) era fundada. A UEB é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega mais de 1.127 grupos escoteiros.

1934 – Nascia o poeta, compositor, ator, advogado e apresentador de televisão brasileiro Nico Fagundes. Reconhecido na cultura gaúcha, premiado diversas vezes como poeta, novelista, compositor, autor e ator de teatro, televisão e cinema. Apresentou pela RBS TV o programa Galpão Crioulo, com uma das maiores audiências da televisão gaúcha. O Canto Alegretense, canção cujos versos são de sua autoria, é mais cantado que o próprio hino de Alegrete. Nico Fagundes faleceu dia 24 de junho de 2015, com 80 anos de idade, em Porto Alegre, por problemas respiratórios.

1939 – O primeiro carro com ar condicionado era apresentado em Chicago. O carro se chamava Packar 180, também chamado de One-Eighty. Estes ares condicionados eram opcionais e podiam ser instalados através de um pagamento adicional (Bem caro!). O sistema ocupava metade de todo o espaço da bagageira, não sendo muito eficiente, sem termostato nem mecanismo de automático para desligar. As serpentinas, tanto de refrigeração quanto de aquecimento, eram instaladas no porta-malas, com o compressor na dianteira do carro.

1946 – A UNESCO era fundada. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação. Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados.

2001 – Era lançada a primeira adaptação cinematográfica da série Harry Potter, intitulada Harry Potter e a Pedra Filosofal. Era o primeiro filme de uma série das produções inspiradas nos romances de JK Rowling. Esta ficção deve direção de Chris Columbus, com roteiro de Steve Kloves e produção de David Heyman. A história é sobre o primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts, onde ele descobre que é um bruxo e dá início a sua educação mágica.

2008 – Barack Obama era eleito como o 44° presidente dos Estados Unidos. Ele derrotou nas eleições o também senador John McCain, do Arizona, para se tornar o 44º presidente dos EUA e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. O democrata, então com 47 anos, obteve os votos de 365 colégios eleitorais e 53% dos votos populares (69,4 milhões de votos).

Que dia é hoje?

Dia do Inventor

Dia das Favelas

Dia de Prevenção Contra Doenças do Coração

Aniversariante:

Boninho – 58 anos - José Bonifácio Brasil de Oliveira, conhecido como Boninho, é um diretor de TV brasileiro, conhecido por comandar as edições do Big Brother Brasil. É filho de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e começou a carreira em 1978, na rádio Excelsior FM. Foi responsável pela criação do canal Multishow, em 1992, além dos programas "No Limite" e "Hipertensão". É diretor de núcleo na Rede Globo, do qual faz parte, por exemplo, o "Mais Você" e os extintos "Estrelas" e "Vídeo Show".

Deixar um comentário