01/11/2019 00h27 - Atualizado em 01/11/2019 09h26

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 01 de novembro na história.
Hoje na História

1512 - O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, era exibido ao público pela primeira vez. Uma das obras de arte mais famosas do mundo O teto da Capela Sistina estava pronta após quatro anos de trabalho. Michelangelo foi chamado em 1508 para pintar o teto da Capela Sistina, local onde atualmente ocorre o conclave, o processo de escolha dos papas da Igreja Católica, no Vaticano. A pintura é composta por nove painéis dedicados à história do mundo bíblico. O mais famoso deles, provavelmente, é "A Criação de Adão", em que Deus e Adão esticam os braços um em direção ao outro.

1800 — A Casa Branca éra inaugurada. John Adams tornava-se o primeiro presidente norte-americano a morar na Mansão Executiva (mais tarde rebatizada de Casa Branca). A Casa Branca a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país.

1914 - Mary Phelps Jacob patenteava, nos Estados Unidos, o sutiã. Mary era uma jovem socialite nova-iorquina, é considerada a inventora do sutiã, em decorrência de ter desenvolvido uma peça em 1913 para utilizar com um vestido de festa. Com sua empregada, Mary Jacob utilizou algumas fitas e dois lenços para sustentar seus seios sob um vestido mais leve que os comumente utilizados. Apesar de patentear a invenção, não obteve sucesso nas tentativas de venda para empresas têxteis. Mary Jacob vendeu sua criação para a Warner Bros por pouco mais de 1500 dólares. A empresa faturou posteriormente mais de 15 milhões com o produto adquirido.

1952 — A primeira bomba de hidrogênio explodiu durante uma experiência feita pelos Estados Unidos. Detonou com uma força de dez megatons, igual à explosão de dez milhões de toneladas de TNT, um forte explosivo convencional. A potência desta terrível arma mostrou ser 750 vezes superior à das primeiras bombas atômicas e suficiente para arrasar qualquer grande cidade.

1979 - Os primeiros brasileiros exilados pelo Golpe Militar de 1964 começaram a voltar ao Brasil graças a Lei de Anistia, oficializada pelo presidente João Batista Figueiredo. Além de libertar presos políticos, a lei possibilitou o retorno de anistiados ao funcionalismo público. A regulamentação da Lei da Anistia foi crucial na campanha pela liberdade.

1994 – Era Lançado o álbum Acústico MTV do Nirvana. No dia 1º de novembro de 1994 era lançado o álbum Acústico MTV (ou MTV Unplugged in New York), um trabalho ao vivo da banda grunge norte-americana Nirvana. As gravações foram realizadas no estúdio da Sony em Nova York, em 18 de novembro de 1994, para o show do Acústico, exibido pela primeira vez na rede de televisão a cabo MTV em 16 de dezembro de 1993.

Que dia é hoje?

(Faltam 60 dias para acabar o ano)

Dia de Todos os Santos

Dia Mundial do Veganismo

Aniversariantes:

Pabllo Vittar – 25 anos - Phabullo Rodrigues da Silva, conhecido por seu nome artístico Pabllo Vittar é um cantor, compositor e drag queen brasileiro. Em 2015, Vittar começou a ganhar atenção na internet após o lançamento do videoclipe da canção "Open Bar", releitura em português de "Lean On", do grupo norte-americano Major Lazer. Em menos de um mês, o vídeo atingiu a marca de 1 milhão de visualizações no YouTube. No ano seguinte, passou a integrar o elenco do programa Amor & Sexo, da Rede Globo, fazendo números musicais na atração. Em 2017, Vittar conseguiu maior reconhecimento ao lançar seu álbum de estreia Vai Passar Mal, que gerou singles como "Todo Dia", "K.O." e "Corpo Sensual", além de sua participação na canção "Sua Cara".

Thiago Fragoso – 38 anos - Thiago Neves Fragoso é um ator e cantor brasileiro que começou a carreira fazendo o musical "Os Sinos da Candelária", peça baseada no massacre dos meninos de rua em frente a uma igreja, no centro do Rio de Janeiro, em 1993. O primeiro protagonista da TV foi na novela "O Profeta". Na minissérie "Dalva e Herivelto: uma canção de amor", viveu o cantor Pery Ribeiro, filho de Dalva e Herivelto. Foi ainda protagonista do remake de "O Astro", como Márcio Hayalla.

Lázaro Ramos – 41 anos - Luís Lázaro Ribeiro Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro. Desde criança estudou teatro na escola e, aos 15 anos, entrou para o grupo Bando de Teatro Olodum, formado apenas por atores negros. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. O seriado da Globo "Sexo Frágil" consagrou a carreira dele. No programa, o ator contracenava com Lúcio Mauro Filho, Wagner Moura e Bruno Garcia, que também conseguiram reconhecimento com o trabalho. O ator também foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho.

Gilberto Braga – 73 anos - Gilberto Tumscitz Braga é um autor de telenovelas brasileiro. Sua telenovela de 2007, Paraíso Tropical, foi indicada em 2008 ao Emmy na nova categoria de melhor novela. É dele as novelas Insensato Coração, Lado a Lado e Babilônia. A maioria de suas novelas tem um assassinato misterioso nos capítulos finais.

Deixar um comentário