28/10/2019 21h37 - Atualizado em 29/10/2019 07h59

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 29 de outubro na história.
Hoje na História

1810 – Era fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, a maior da América Latina. O local só foi aberto ao público em 1814. Com a transferência da corte de Portugal para o Brasil, em 1808, o acervo trazido para a então colônia - 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior da América Latina, a Biblioteca Nacional possui hoje cerca de nove milhões de itens. Ela está localizada na Av. Rio Branco, no Rio de Janeiro.

1929 - Quebra da bolsa de valores levava os EUA para "Grande Depressão". O pânico foi definitivamente instaurado em Wall Street, nos Estados Unidos, em um dia como este, no ano de 1929, na chamada "Terça-Feira Negra". Em um único dia, bilhões de dólares foram perdidos, levando à falência milhares de investidores e derrubando cotações de ações. Este dia também foi marcado pelo grande número de suicídios de quem perdeu tudo em um único dia. No rescaldo da Terça-Feira Negra, os EUA e outros países industrializadas eram levados para a "Grande Depressão".

2004 - Em vídeo, Osama bin Laden admitia envolvimento no ataque de 11/09. Poucos dias antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a rede de TV AL Jazeera divulgou um vídeo, em que Osama bin Laden admite, pela primeira vez, o seu envolvimento nos ataques de 11 de setembro de 2001. Ele acusou o presidente George W. Bush de negligência no dia dos atentados e ameaçou os Estados Unidos com outros ataques. No dia 1 de maio de 2011, quase 10 anos depois dos ataques, o presidente Barack Obama anunciou pela televisão que bin Laden havia sido morto durante uma operação militar dos EUA no Paquistão. Seu corpo teria passado por rituais tradicionais islâmicos e lançado no mar.

2015 - China anuncia fim da política do filho único no país. Com a decisão, os casais chineses podem ter até dois filhos. A anúncio colocou fim à política que entrou em vigor na China entre o fim de 1979 e 1980. Com a determinação, o governo obrigava os casais a terem somente um filho. As exceções valiam para 55 minorias étnicas do país que não precisavam obedecer a lei, assim como casais de zonas rurais caso o primeiro filho fosse uma menina. Na época, a decisão foi tomada com o objetivo de conter o problema da superpopulação na China - de acordo com especialistas, as medidas serviram para evitar que a população atual do país fosse de 1,7 bilhão de habitantes, contra os atuais 1,3 bilhão.

Que dia é hoje

Dia Nacional do Livro no Brasil

Dia Mundial da Psoríase - Psoríase é uma doença autoimune de longa duração caracterizada por manchas na pele. Estas manchas são geralmente avermelhadas, pruriginosas e escamosas.

Aniversáriantes:

Kate Jackson – 71 anos - Lucy Kate Jackson é uma atriz norte-americana especialmente conhecida pelo seu papel como "Sabrina Duncan" na série americana As Panteras (no Brasil), produzida e exibida pela ABC, nos anos 70. Em 2010, entrou com um pedido de falência pessoal nos Estados Unidos. Ela alega no pedido que o ex-agente, Richard B. Francis, teria desfalcado sua conta em 3 milhões de dólares por ter lhe informado mal sobre o valor total de seus bens e a pressionado a comprar uma casa pela qual não podia pagar. Segundo informações do site TMZ, eles estão buscando em acordo.

Simone Spoladore – 40 anos – É uma atriz brasileira. Estreou no cinema em 1995 no curta-metragem A Armadilha e em 2001 na televisão na minissérie Os Maias. Em 2009 interpretou sua personagem de maior destaque na carreira televisiva em Bela, a Feia, a antagonista cômica Verônica. Em 2012 esteve no elenco principal de Balacobaco e, em 2013, interpretou sua primeira protagonista em Pecado Mortal.

Nelson Motta – 75 anos - Nelson Cândido Motta Filho é um jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro. É autor de mais de 300 músicas e entre os seus parceiros estão Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Guilherme Arantes, Erasmo Carlos e a banda Jota Quest. Produziu espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa. É o autor de sucessos musicais como Dancing Days (com Ruben Barra), Como uma Onda (com Lulu Santos), Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes) e da canção de final de ano da Rede Globo, "Um Novo Tempo" (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle).

Claudete Troiano – 66 anos - Claudete Troiano de Moraes Manso, é uma apresentadora de televisão, atriz e jornalista brasileira. Sua carreira artística se iniciou na extinta TV Excelsior aos 7 anos de idade quando estava na plateia de um programa de TV quando foi chamada para assinar uma ficha de inscrição, dois anos após ela foi chamada para atuar em novelas da emissora. Apresentou programas como Mulheres da Gazeta, Olha Você, Manhã Gazeta entre outos.

Deixar um comentário