27/10/2019 22h57 - Atualizado em 28/10/2019 08h23

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 28 de outubro na história.
Hoje na História

1904 – Era inaugurado o metrô de Nova York. Neste dia, o então prefeito George McClellan inaugurava o metrô de Nova York, nos Estados Unidos. A primeira linha viajava a 14,6 km/h e passava por 28 estações. Atualmente o sistema possui 26 linhas e 468 estações em operação. O metrô funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e diariamente, aproximadamente, 4,5 milhões de passageiros usam o metrô em Nova York.

1912 – Era inaugurado o Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. No dia da inauguração, 577 pessoas pagaram para subir ao Morro da Urca. A obra contou com operários brasileiros e portugueses e equipamentos e materiais importados da Alemanha. O projeto foi idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que pensou em um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte. Uma média de 2500 pessoas visita o Bondinho diariamente.

1933 – Nascia o jogador de futebol Garrincha. Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol. Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo.

1965 - Castello Branco decretava o Ato Institucional Número Dois (AI-2). O decreto estabelecia que a partir daquele momento o país teria eleições indiretas e que todos os partidos políticos seriam cassados. O AI-2 foi baixado pelo regime militar como resposta aos resultados das eleições que aconteceram no início daquele mês, quando houve vitória da oposição em cinco estados do país. O Ato garantiu ao chefe de Estado brasileiro o direito de cassar os mandatos de todos os políticos eleitos e de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos.

2002 - Lula era eleito presidente do Brasil pela primeira vez. Era a sua quarta candidatura à presidência, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos, derrotando o rival José Serra, do PSDB. Em 2006, se reelegeu com a vitória no segundo turno sobre Geraldo Alckmin, do PSDB. Internamente, Lula também precisou superar alguns escândalos durante o seu governo, como o episódio do mensalão e supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos. Apesar disso, manteve bons índices de popularidade durante o seu governo. No dia 1° de janeiro de 2011, Lula passou a faixa à sucessora Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Animação

Dia do Servidor Público

Dia do Engenheiro Aeronáutico

Dia do Flamenguista (Em homenagem ao padroeiro do time, São Judas Tadeu, conhecido por ser o "santo das causas impossíveis").

Dia Internacional da Animação (Foi neste dia em 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo em Paris).

Aniversariantes:

Luiz Inácio Lula da Silva – 75 anos - Luiz Inácio da Silva é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro, principal fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e o 35º presidente do Brasil, tendo exercido o cargo entre 2003 e 2011. Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava Jato a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se à Polícia Federal em abril de 2018. Desde então encontra-se detido na carceragem da instituição em Curitiba.

Bill Gates – 64 anos - William Henry Gates III é um magnata, empresário, diretor executivo, investidor, filantropo e autor americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo é um dos pioneiros na revolução do computador pessoal. A série “O código Bill Gates” que conta a história de Gates, foi recentemente lançada no Netflix e vale a pena conferir!

Diogo Vilela – 63 anos - José Carlos Monteiro de Barros é um ator, comediante e dublador brasileiro. Estreou na Globo com 12 anos, na novela A Ponte dos Suspiros. Versátil, transitou entre a comédia e o drama nos trabalhos na emissora. Fez novelas, minisséries, programas humorísticos como “Toma Lá, Dá Cá” e filmes como “O Auto da Compadecida”

Julia Roberts – 52 anos - Julia Fiona Roberts é uma atriz e produtora estadunidense, vencedora do Oscar de Melhor Atriz e estrela de “Uma Linda Mulher” pelo qual se tornou conhecida em Hollywood. Seus filmes trouxeram coletivamente bilheteria de mais de 2,6 bilhões de dólares, fazendo dela uma das atrizes mais bem-sucedidas em termos de bilheteria. Roberts foi nomeada onze vezes pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo", também é detentora cinco vezes da publicação como "A mulher mais bonita" e já foi nomeada uma das "100 Mulheres Mais Atraentes de Todos os Tempos" sendo que em 2011 classificou-a na 11ª posição como a mulher mais poderosa nos Estados Unidos.

Bruna Surfistinha – 35 anos – Raquel Pacheco é uma escritora, DJ, roteirista e empresária brasileira. Antes da fama, trabalhou “levando diversão e prazer para as pessoas”, profissão que não exerce mais. Tornou-se famosa em 2005 ao publicar diariamente em um blog detalhes de sua vida profissional e do mercado de trabalho na sua área. Em 2011, fez parte do elenco da quarta edição do reality show A Fazenda da RecordTV, e conquistou o terceiro lugar da competição.

Deixar um comentário