23/10/2019 01h59 - Atualizado em 23/10/2019 08h18

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 23 de outubro na história.
Hoje na História

1906 - Santos Dumont realizava o voo com o 14-Bis, o primeiro em um aparelho mais pesado que o ar. O aeroplano, sem o auxílio de dispositivos de lançamento, percorreu 60 metros, durante sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores. O 14-Bis era, inicialmente, um aeroplano unido ao balão 14, usado por Santos Dumont em 1905. O nome 14-Bis deve-se ao fato do reaproveitamento do balão no avião. Contudo, o aviador decidiu tirar o balão e duplicou a potência: instalando um motor de 50 cavalos no lugar de um de 24. Além dessa, também realizou outras mudanças no seu invento. O primeiro voo homologado da história da aviação foi em 12 de novembro de 1906. Neste dia, o 14-Bis voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21 minutos e dois segundos.

1958 - Publicado, pela primeira vez, uma tira em quadrinhos dos Smurfs. "Era inicialmente uma história em quadrinhos criada pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). A palavra Smurf é a tradução original holandesa do francê que, de acordo com Peyo, foi uma palavra inventada quando ele não lembrava como dizer "sal" durante um jantar com o colega cartunista André Franquin. Existem mais de mil Smurfs que receberam nomes de acordo com suas características, como por exemplo Ranzinza, Soneca ou Gênio. Há ainda a Smurfete, que é a menina na aldeia dos Smurfs.

1993 - Morria Euryclides de Jesus Zerbini, médico brasileiro que fez o primeiro transplante cardíaco. Pioneiro no Brasil e quinto médico no mundo a fazer um transplante cardíaco, morria, neste dia em São Paulo. Em 1968 ele realizou, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, o primeiro transplante de coração da América Latina. Como na época não havia uma droga capaz de evitar a rejeição do órgão transplantado, o paciente viveu somente um mês. Em 1985, já com o desenvolvimento de drogas de combate à rejeição, ele fez, com sucesso, a mesma cirurgia em um paciente da doença de Chagas. Ele realizou mais de 40 mil cirurgias cardíacas durante seus 58 anos de carreira.

2001 - Anúncio da comercialização do iPod. O aparelho tinha 5GB de capacidade para armazenamento de música e seu tamanho pode ser comparado ao de um baralho de cartas. A Apple revelou o iPod em um discreto evento especial, realizado em Cupertino, EUA. Tanto a imprensa como fãs receberam o lançamento com bastante ceticismo, isto por que, ele foi lançado em outubro de 2001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte comoção, devido aos atentados de 11 de setembro.

Que dia é hoje?

Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador

Aniversariantes

Clarice Falcão – 30 anos - Clarice Franco de Abreu Falcão é uma atriz, cantora, compositora, roteirista e humorista brasileira. Filha do cineasta João Falcão e da roteirista e escritora Adriana Falcão, Clarice morou no Rio de Janeiro até os quatro anos, quando a família se mudou para São Paulo, onde viveram por dois anos até retornarem ao Rio de Janeiro, onde vivem até hoje. Pernambucana indicada ao Grammy Latino na categoria Artista Revelação, em 2013.

Fabrício Carpinejar – 47 anos - Fabrício Carpi Nejar ingressou em 2018 no curso de jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se em 1995. Pela mesma instituição tornou-se mestre em Literatura Brasileira, em 2001. um poeta, cronista e jornalista brasileiro. Ingressou em 2018 no curso de jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se em 1995. Pela mesma instituição tornou-se mestre em Literatura Brasileira, em 2001.

Edson Arantes do Nascimento – 79 anos - Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia-atacante, considerado por muitos o maior futebolista da história. Pelé foi ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. Rei do futebol, Pelé foi multicampeão pelo Santos e tri mundial pela Seleção Brasileira no primeiro título ele tinha apenas 17 anos.

Deixar um comentário