22/10/2019 00h46 - Atualizado em 22/10/2019 08h12

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 22 de outubro na história.
Hoje na História

1797 - Francês André-Jacques Garnerin constrói o primeiro paraquedas bem-sucedido. Ele saltou com seu equipamento, feito de seda, de uma altitude de 1000 metros, sobre o parque de Monceau. Uma multidão estava presente para assistir ao seu feito. Jeanne-Geneviève, sua esposa, tornou-se a primeira mulher a saltar de paraquedas.

1954 - Morria em São Paulo o escritor Oswald de Andrade. Ele foi um dos promotores da semana de Arte Moderna de 1922, na capital paulista. Foi autor do Manisfesto da Poesia Pau-Brasil e do Manifesto Antropófago, um dos marcos do modernismo. Também publicou o primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro, chamado Pau-Brasil. Na sua busca por uma identidade da arte brasileira, Oswald de Andrade se interessava pelas formas de expressão ingênuas e primitivas.

1978 - Papa João Paulo II assumia o poder da Igreja Católica. Ele ficaria no cargo até o dia da sua morte, em 2 de abril de 2005. Natural da Polônia, João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história. Foi um dos líderes da Igreja com mais viagens pelo mundo: visitou 129 países durante o seu papado. Também conseguia se comunicar em vários idiomas, além do polonês.

2006 - Após 13 anos, Felipe Massa voltava a dar uma vitória para o Brasil em Interlagos. Em seu primeiro ano como piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa encheu de alegria os brasileiros com a vitória no GP de Interlagos neste dia. Ele foi o primeiro brasileiro a ganhar no autódromo de Interlagos desde Ayrton Senna, em 1993. Ainda no ano de 2006, Massa conquistou sua primeira vitória na categoria ao terminar em primeiro o GP da Turquia. No final do campeonato, o brasileiro ficou com a terceira colocação na classificação geral.

2009 - Ocorria o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft. Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Em 1º de fevereiro de 2018, o Windows 7 perdeu o posto de sistema mais usado no mundo com 41,86% de preferência enquanto o Windows 10 lançado em julho de 2015 tinha 42,78% dos usuários.

Que dia é hoje?

Dia do Paraquedista

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Dia da praça

Dia do enólogo (Os enólogos estudam e conhecem profundamente o mundo do vinho).

Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque

Dia Internacional do Radioamador

Aniversário das cidades de Chuí e Vacaria, Rio Grande do Sul

Aniversariantes:

Ana Furtado – 45 anos - Ana Beatriz Furtado Alves Ferreira é uma atriz, ex-modelo, jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Em 1997, estreou como atriz na novelinha infanto-juvenil de Angélica "Caça Talentos", interpretando a personagem Drica. Participou de novelas como Pecado Capital, Páginas da Vida, Ciranda de Pedra, Caminho das Índias, entre outros. Como apresentadora, acumula o papel de repórter e apresentadora do programa "Vídeo Show", além de substituir Angélica, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga à frente das atrações "Estrelas", "Encontro" e "Mais Você", em algumas ocasiões. Desde 1999 Ana Furtado é casada com Boninho, um dos principais diretores da TV Globo.

Christopher Lloyd – 80 anos - Christopher Allen Lloyd é um ator, dublador e comediante dos Estados Unidos. Lloyd tem um grande histórico em filmes e em dublagem, e é especialmente conhecido pelo papel do Doutor Brown (ou Doc Brown) na trilogia “De Volta Para O Futuro”. Ele ganhou notoriedade ao interpretar o personagem Jim Ignatowski na série de comédia Taxi (1978-1983), pelo qual ganhou dois prêmios Emmy. Lloyd também interpretou o Tio Fester na versão cinematográfica de A Família Addams (1991) e sua continuação A Família Addams 2 (1993).

Deixar um comentário