20/10/2019 22h20 - Atualizado em 21/10/2019 08h14

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 21 de outubro na história.
Hoje na História

1879 - Thomas Edison inventava a lâmpada incandescente comercializável. Thomas Edison transformava o invento da lâmpada incandescente em algo comercializável, usando uma haste de carvão (carbono). Desde o início do século XIX (19), vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica, e a maior dificuldade era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada - atualmente é usado o filamento de tungstênio, cuja temperatura chega a 3000°C. Para evitar a combustão dos filamentos, todo o ar da lâmpada é removido e, em seu lugar, são inseridos gases inertes. O grande problema é que o rendimento da lâmpada incandescente é muito baixo: apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% acabam como calor.

1883 - Nasce Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel. Químico, engenheiro e industrial, ele tentou encontrar uma maneira segura de manusear a nitroglicerina, o que o levou à invenção da dinamite e da tampa de detonação. Ele foi dono de fábricas para produção de dinamite e de empresas para comercialização do produto. Nobel desenvolveu poderosos explosivos e construiu detonadores. Com uma personalidade complexa, ao mesmo tempo dinâmico e recluso, foi um pacifista, mas acabou rotulado como “mercador da morte” por sua atividade com os explosivos. Talvez para contrariar este rótulo, ele deixou a maior parte da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel, que se tornaria o mais conceituado dos prêmios internacionais. Ele Morreu de hemorragia cerebral, em 10 de dezembro de 1896, na sua casa em San Remo (Itália).

1889 - Morria o Visconde de Mauá, primeiro grande industrial brasileiro. Gaúcho de Arroio Grande tornou-se o principal representante dos primórdios do capitalismo na América do Sul ao adotar em suas empresas no Brasil, ainda durante o Império, máquinas usadas na Europa e nos EUA no período da Revolução Industrial. Também foi um grande opositor da escravatura e do tráfico de escravos, pois, para ele, somente com um comércio livre e trabalhadores libertos e com salários, o Brasil poderia alcançar a prosperidade. Entre suas grandes realizações estão a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá (atual RJ), o início da exploração do rio e afluentes do Amazonas e Guaíba, a instalação da iluminação pública a gás no Rio de Janeiro, a criação do primeiro Banco do Brasil e a instalação do cabo submarino telegráfico entre América do Sul e a Europa.

2008 – Era Lançado o sistema operacional móvel Android. A ideia do Android começou em agosto de 2005, quando o Google comprou a Android Inc, uma pequena empresa da Califórnia, que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux. Pouco mais de dois anos depois, o Google anunciou o Android como plataforma. Segundo a Google, mais de 1,3 milhão de aparelhos com este sistema operacional são ativados diariamente.

Que dia é hoje?

Dia da Maçã (Apple day) (O Apple Day é uma celebração anual de maçãs e pomares , realizada em outubro. É comemorado principalmente no Reino Unido).

Dia do Contato Publicitário (Surgiu para celebrar o trabalho de pessoas tão imprescindíveis no mercado publicitário).

Dia do Despachante Público (É o profissional aprovado em concurso público encarregado por outra pessoa de fazer requerimentos, encaminhamentos ou dar início a trâmites burocráticos em órgãos públicos).

Dia da Iluminação

Dia Nacional da Alimentação na Escola

Dia do Ecumenismo (Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes doutrinas no cristianismo – católica, protestante e ortodoxa).

Dia Internacional da Mulher-Maravilha (A campanha foi lançada no 75º aniversário da primeira aparição da heroína num gibi)

Dia do Podcast (Brasil)

Aniversariantes:

Tiago Abravanel – 33 anos - Tiago Donato Abravanel Corte Gomes é um ator, radialista, cantor e dublador brasileiro. Tiago é neto do empresário carioca e apresentador do SBT Silvio Santos. Na televisão, ele estreou em 2011 integrando o elenco da novela "Amor e Revolução", do SBT.

Fernanda Rodrigues – 41 anos - Fernanda Erlanger Rodrigues é uma atriz e apresentadora brasileira. Começou sua carreira ainda criança, com apenas três anos de idade já participava de videoclipes e propagandas. Somente aos onze anos, estreou como atriz na novela Vamp, da Globo. Desde então participou de inúmeras produções da Rede Globo.

Kim Kardashian – 40 anos - Kimberly Noel Kardashian é uma personalidade de televisão, socialite, empresária, modelo, produtora, estilista e apresentadora americana. Filha do falecido e renomado advogado Robert Kardashian, Kim ficou conhecida depois de aparecer em uma sex-tape com o rapper Ray-J.

Marisa Orth – 57 anos - Marisa Domingos Orth uma atriz, cantora, humorista e apresentadora brasileira. Sua primeira personagem de telenovela foi Nicinha, em Rainha da Sucata. Seu personagem de maior sucesso na televisão foi Magda, no programa de comédia Sai de Baixo. Em 1997, Marisa Orth posou para a Playboy. Em 2006, a personagem Magda, foi eleita pelo site "Top Of Business Brasil"

Deixar um comentário