18/10/2019 01h53 - Atualizado em 18/10/2019 08h28

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 18 de outubro na história.
Hoje na História

1860 - Morria Casimiro de Abreu, poeta brasileiro. Poeta da segunda geração romântica do Brasil, Casimiro José Marques de Abreu morria em Nova Friburgo (RJ). Ele foi vítima de tuberculose aos 21 anos de idade. Com uso de uma linguagem simples, espontânea e ingênua, ele se tornou um dos poetas mais populares do Romantismo. Seu sucesso, tanto no Brasil como em Portugal, ocorreu somente depois de sua morte.

1867 – O estado do Alasca era comprado da Rússia pelos Estados Unidos por US$ 7 milhões. Este foi o penúltimo território a ser incorporado pelo país norte-americano. Ao seu redor, o Alasca conta com os oceanos Ártico e Pacífico, faz fronteira terrestre com o Canadá e está separado da Rússia pelo Estreito de Bering. O descobrimento de importantes reservas de petróleo permitiu um enorme crescimento econômico da região nas últimas décadas, apesar do isolamento geográfico e das extremas condições climáticas.

1931 – Grande inventor e homem de negócios, Thomas Edison nos dava adeus, aos 84 anos. Ele morreu em West Orange, Nova Jérsei, nos EUA. Entre suas mais importantes invenções estão o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons) e a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica). Em parceria com J.P. Morgan, ele também fundou a General Electric (famosa empresa transnacional de eletrodomésticos).

1954 – Morria no dia 18 de outubro de 1954, Edgard Roquette-Pinto, o precursor da radiodifusão brasileira. Em 1922, teve contato com os equipamentos de rádio e iniciou sua luta para usar o novo meio de comunicação como ferramenta para a educação e cultura. Em 1923, no dia 20 de abril, fundou a primeira estação de rádio no Brasil, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. Anos depois, para não a transformar em um veículo comercial, Roquette-Pinto preferiu doá-la ao ministério de Educação e Cultura. Nascia assim a atual Rádio MEC. Em 1934, fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora de caráter estritamente educacional. Em 1946, a Rádio Escola passou a se denominar Rádio Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador, que idoso e enfermo, não concordava com a homenagem.

Que dia é hoje?

Dia das Comunicações e Eletrônica da Marinha

Dia do Pintor

Dia do Estivador - responsável pela colocação, retirada e/ou arrumação de cargas nos porões ou sobre o convés de embarcações.

Dia do Médico

Aniversariantes

Zac Efron (32 anos) - Zachary David Alexander Efron é um ator e cantor norte-americano que tornou-se conhecido mundialmente por protagonizar a franquia High School Musical, interpretando Troy Bolton. Efron tammbém estrelou filmes como “17 Outra vez”, “Vizinhos”, “Música, amigos e festa” da Netflix e séries como “CSI: Miami” e “Summerland” Zac Efron está atualmente no filme “ O Rei do Show”.

Jean-Claude Van Damme (59 anos) - Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, ganhando o título de "Mr. Bélgica". Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema, e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso com filmes como O Grande Dragão Branco (1987) e Kickboxer - O Desafio do Dragão (1989). Nos anos 90 Duplo Impacto (1991) Soldado Universal (1992) O Alvo (1993).

Chuck Lorre (67 anos) - Charles Michael Levine é um escritor, diretor, produtor e compositor americano que criou várias sitcoms americanas, como “Dois Homens e Meio” e “The Big Bang Theory”. Em 2011, envolveu-se em uma polêmica com o ator Charlie Sheen, após ofensas dirigidas do ator para o produtor. Tal fato culminou com a trágica demissão de Charlie Sheen da Warner.

Deixar um comentário