17/10/2019 01h43 - Atualizado em 17/10/2019 08h13

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 17 de outubro na história.
Hoje na História

1847 - Nascia, no Rio de Janeiro, a compositora Chiquinha Gonzaga. Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca com letra ("Ó Abre Alas", 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Ela sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora.

1931 - Gângster Al Capone ia para a prisão. Um dos gângsters mais conhecidos da história e um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos, era condenado à prisão neste dia. Ele foi considerado culpado por sonegação de impostos e pegou 11 anos de cadeia, além de ter que pagar uma multa de US$ 80 mil. Al Capone começou a cumprir sua pena em Atlanta, mas foi depois transferido para Alcatraz, penitenciária de segurança máxima, em São Francisco. Em 1939, sua prisão foi revista, por conta do seu estado de saúde. Al Capone havia contraído sífilis, apresentava distúrbios mentais e morreu no dia 25 de janeiro de 1947, em Palm Beach.

1979 - Madre Teresa de Calcutá recebia o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho humanitário que desenvolveu durante toda a vida. A premiação foi um reconhecimento pelo seu trabalho ao redor do mundo para ajudar aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus. Ela fazia parte das Missioneiras da Caridade, uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, também tinham o compromisso de servir aos pobres.

1999 – Morria aos 75 anos o jornalista Hilton Gomes. Foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, ao lado de Cid Moreira. Permaneceu na Globo de 1969 a 1972. Hilton Gomes achava que o jornalismo era uma missão. “ O que deve nortear o jornalista é o seu amor pela realidade e pelo respeito ao público”. Um de seus filhos é o diretor de telenovelas Rogério Gomes, conhecido como Papinha.

2002 – Morria a atriz brasileira Yara Côrtes. Bastante conhecida na televisão brasileira por conta de participação em inúmeras novelas, a atriz Yara Côrtes morreu aos 81 anos, no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 2002. Registrada como Odete Cipriano Serpa, a atriz adotou seu nome artístico após ganhar um prêmio e um contrato no concurso da Companhia de Teatro Dulcina. Ficou muito conhecida após interpretar Dona Xepa, em 1977, em novela homônima.

2008 - Terminava, de maneira trágica, o mais longo cárcere privado da história do Estado de São Paulo. Lindemberg Alves invadiu a casa da ex-namorada Eloá Pimentel e manteve ela e uma amiga refém por 100 horas. Eloá morreu com um tiro disparado pelo sequestrador. O caso foi marcado por diversos erros da polícia e também da mídia, como a RedeTV! que fez uma entrevista ao vivo com o sequestrador e com Eloá no programa “A Tarde é Sua” da Sônia Abraão, impossibilitando assim a comunicação da polícia com Lindemberg.

Que dia é hoje?

Dia Internacional para a erradicação da pobreza

Dia da Música Popular Brasileira

Dia da Agricultura

Dia do Eletricista

Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

Dia Nacional do Profissional de Propaganda

Dia do Maquinista

Aniversariantes

Pocah – 25 anos – Viviane de Queiroz Pereira é uma cantora de funk ostentação brasileira. Iniciou sua carreira musical no ano de 2010 e ficou conhecida por todo o país pela canção "Mulher do Poder", tendo o videoclipe dirigido pelo diretor KondZilla. Em 2018, lançou hits como "Oh Quem Voltou" e "Quer mais?". Além disso, a funkeira assinou contrato com a gravadora Warner Music. Sua canção de sucesso “Não sou obrigada” está no topo das paradas.

Bárbara Paz – 45 anos - Bárbara Raquel Paz é uma atriz e modelo brasileira. Ficou conhecida nacionalmente em 2001, quando participou da primeira edição do reality show "Casa dos Artistas", do SBT, tendo sido a vencedora e recebido um prêmio de 300 mil reais. Em 2003 recebeu o prêmio de melhor atriz de curta-metragem, no 31º Festival de Gramado, pela atuação no filme "Produto Descartável".

Ziggy Marley – 51 anos – David Nesta Marley é um cantor e compositor jamaicano. É o quarto filho de Bob Marley. Ziggy Marley é um dos 13 filhos de Bob Marley, batizado pelo nome David Nesta "Ziggy" Marley aproximou-se do reggae incitado pelos hinos do pai, considerado o criador e maior porta-voz do género. Após a morte de seu pai em 1981, Ziggy Marley foi apontado como sucessor natural de Bob Marley. "Ziggy" Marley teve suas primeiras aulas de guitarra e bateria com Bob Marley.

Eminem – 47 anos - Marshall Bruce Mathers III é um rapper, compositor, produtor musical e ator estadunidense. Adquiriu rápida popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady, o qual venceu o Grammy Award de Melhor Álbum de Rap do ano. Um de seus trabalhos se tornou o álbum solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal fato o tornou conhecido no mundo inteiro, e ajudou para a divulgação de sua gravadora, a Shady Records.

Deixar um comentário