15/10/2019 23h06 - Atualizado em 16/10/2019 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 16 de outubro na história.
Hoje na História

1923 - A Walt Disney Company, que viria a se tornar uma das maiores empresas de mídia e entretenimento do mundo, é fundada por Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. Juntos, criaram Mickey Mouse, o roedor dublado com a voz de Disney, que estrelou o primeiro filme de animação com som. Com a grande popularidade de Mickey Mouse, eles inventaram outros personagens como Pato Donald, Pluto e Pateta, além de fazer pequenos desenhos animados como Os três porquinhos em 1933. Perfeccionista, inovador e hábil homem de negócios, Walt Disney manteve um controle rígido sobre a empresa, tanto na criação quanto nos negócios. Ele supervisionou a expansão da empresa em filmes de ação, programas de televisão, parques temáticos e merchandising de massa.

1978 - O cardeal polonês Karol Wojtyla era eleito papa da Igreja Católica. João Paulo II, nome adotado, foi o primeiro papa não-italiano em 456 anos. João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e talvez em toda a Europa, Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado.

2018 - Morria o repórter policial Gil Gomes. Gil Gomes, que ficou famoso por suas reportagens policiais no rádio e televisão, morreu em 16 de outubro de 2018. Nascido e criado na Mooca, em São Paulo, ele tinha como marca registrada um estilo peculiar de locução. Sua voz e seu gestual eram inconfundíveis. No início dos anos 90, ficou popular em todo o Brasil como repórter do programa de TV Aqui Agora, do SBT. Ele morreu aos 78 anos, em São Paulo, após ser internado com câncer em um hospital.

Que dia é hoje?

Dia Mundial da Alimentação

Dia da Ciência e Tecnologia

Dia do Anestesiologista

Dia do Engenheiro de Alimentos

Dia do instrutor de voo - Criado pela Lei Estadual São Paulo nº 14425/11 de 29 de abril 2011.

Dia do Pão (A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial).

Aniversariantes

John Mayer – 43 anos - John Clayton Mayer é um cantor, guitarrista, compositor e produtor musical norte-americano. Nascido em Bridgeport, no estado americano de Connecticut. John já ganhou sete vezes o prêmio Grammy, com destaque para as vitórias em Canção do Ano, com a música "Daughters" e em Melhor Álbum Pop Vocal, com o Continnum. Atualmente se encontra em turnê, junto com a banda Dead & Company.

Paulo Roberto Falcão – 67 anos - É um técnico, ex-futebolista, comentarista esportivo, jornalista, treinador, e que atuava como volante. É tido como um dos melhores volantes que o Brasil já produziu; agregava técnica no drible, controle de bola e finalização. Foi tricampeão brasileiro pelo Internacional, em 1975, 1976 e 1979. Ele é casado desde 2003 com a apresentadora da RBS TV Cristina Ranzolin.

Agnaldo Timóteo – 84 anos - Agnaldo Timóteo Pereira é um cantor e político brasileiro. Em 1996 foi eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, mas não conseguindo a reeleição em 2000. Transferiu-se para São Paulo e em 2004 foi eleito vereador pelo Partido Progressista, mas, devido a divergências com Celso Russomanno, foi para o Partido Liberal. Passou toda a sua infância em sua terra natal, Caratinga. Desde pequeno se interessou por música e se apresentava nos circos que passavam pela cidade, surpreendendo a todos com sua potência vocal.

Fernanda Montenegro – 91 anos - Arlette Pinheiro da Silva Torres é uma atriz, locutora, radialista e apresentadora brasileira. Considerada uma das melhores atrizes, é frequentemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Ela foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil (1998). Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe (2013). Fernanda já conta com mais de setenta anos de carreira.

José Victor Castiel – 62 anos – Gaúcho de Porto Alegre, formou-se em Direto e durante oito anos conciliou a carreira artística com o escritório de advocacia, até optar pela profissão de ator, em 1988. Participou de diversas novelas e minisséries. Em Porto Alegre, dirige com um grupo de atores o Teatro do Ipê e organiza anualmente o Porto Verão Alegre, evento que reúne entre janeiro e fevereiro todos os espetáculos em cartaz na cidade a preços populares.

Suely Franco – 81 anos - Suely Franco estreou no palco na Companhia de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto no início da década de 1960. Na Globo foram mais de 30 trabalhos entre novelas, minisséries e especiais. Entre os papéis marcantes estão a mulher de Odorico Paraguaçu, no seriado O Bem-Amado exibido de 1980 a 1984, e a dona Benta na segunda versão do Sítio do Picapau Amarelo de 2005.

Deixar um comentário