15/10/2019 14h25 - Atualizado em 15/10/2019 14h25

Alunas de Camaquã garantem vaga em projeto Verde Vida na Expoagro Afubra 2020

A escola Alfredo Jacobsen vêm trabalhando há seis anos em projetos de pesquisas
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Valesca Luz / Acústica FM
Alunas de Camaquã garantem vaga em projeto Verde Vida na Expoagro Afubra 2020

Com objetivo de desenvolver a educação socioambiental, visando a preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade, diversificação e a valorização dos agricultores, desde 1991 jovens tem a oportunidade de desenvolver ideias no Projeto Verde é Vida da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A escola municipal Alfredo Jacobsen localizada no 8º Distrito de Camaquã vem recebendo destaque com pesquisas no projeto.

As alunas idealizadoras Maria Luisa Martins e Rafaela Backaus garantiram vaga na segunda fase de pesquisas da Etapa Sul Brasileira na Expoagro Afubra 2020, com o tema: “A importância da juventude no meio rural” que tem objetivo de desenvolver oportunidades na área rural além de buscar inventivo da escola e comunidade.

Conforme a pesquisadora Rafela, o trabalho teve início pela falta de incentivo da família em relação a permanência de jovens no interior:” a dúvida começou pela ausência de apoio dentro de casa”, destaca. Para Luisa, o interesse em pesquisas, incentivou buscar respostas para esses questionamentos: “queríamos apontar as diferenças entre o jovem no campo e na cidade”.

A pesquisa cientifica tem apoio e coordenação da orientadora e professora Cleni Ribeiro que há seis anos de atuação na escola propõe aos alunos o incentivo da leitura, oralidade e pesquisas: “A escola já trabalha com projetos e produções de pesquisas e tem continuidade nos trabalhos”, afirma. O concurso regional abrange os municípios de Camaquã, Cristal, Dom Feliciano e Chuvisca e durante a Etapa Sul Brasileira contarão com 12 pesquisas.

O Senac Camaquã participou da comissão julgadora do projeto e premiou as meninas com um site desenvolvido pelos alunos da instituição. Com o sistema online, outros alunos poderão acompanhar o material produzido pela escola.

Deixar um comentário