15/10/2019 13h52 - Atualizado em 15/10/2019 15h39

Saiba qual sabonete correto usar para cuidar do rosto

Para manter a pele limpa é recomendado lavar o rosto pela manhã e à noite
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Victória Renner / Acústica FM
Saiba qual sabonete correto usar para cuidar do rosto

Cuidados com a pele envolvem diversos tratamentos diários e em casos específicos é necessário tratamentos constantes. A biomédica esteta camaquense Mariana Dornelles apontou dicas sobre as diferenças de peles, quais os produtos corretos e como fazer a limpeza adequada. O sabonete comum em barra pode prejudicar a pele e causar irritação além de oleosidade. As espinhas, cravos, ressecamento entre outros problemas podem ser reparados com a limpeza adequada da pele diariamente.

Segundo a biomédica é correto usar o sabonete para lavar o rosto, no entanto cada produto pode provocar reações diferentes. O sabonete líquido é recomendado para o rosto porque tem o ph mais próximo ao ph da pele, já o em barra tem o ph diferente da pele, justamente porque precisa solidificar.

Ao usar o sabonete errado ou não específico, é possível aumentar o nível de ressecamento da pele acentuando mais ainda as linhas de expressão, com o ressecamento da pele tenta compensar aumentando o nível de oleosidade, podendo apresentar como efeito rebote o aumento de cravos e espinhas.

Para manter a pele limpa é recomendado lavar o rosto pela manhã e à noite antes de dormir com sabonete líquido ou específico, tirar a maquiagem com demaquilantes com água nivelar que além de limpar muito bem, hidrata sem agredir a pele, ao contrário de alguns demaquilantes que apresentam álcool na sua formulação e aumentam a oleosidade da pele. O uso de creme específicos para a pele também podem ter resultados significativos, além do uso de protetor solar.

Saiba qual sabonete usar para o seu tipo de pele:

A pele normal geralmente é caracterizada por ser macia com poros discretos e lisa. Quem possui esse tipo de pele precisa controlar a oleosidade e manter a hidratação após a lavagem, os sabonetes recomendados são os que possuem própolis e amamélis.

A pele seca pode em alguns casos apresentar descamação mais áspera e porosa. Por ser mais ressecada pode apresentar mais linhas de expressão. A biomédica recomenda usar sabonete com ativos de hidratação profunda como manteiga de karite e óleo de amêndoas. A escolha para ativos hidratantes deve ser realizada com cautela pois cada pele tem suas peculiaridades e necessidades de hidratação.

A pele oleosa tem muito brilho provocando a formação de poros dilatados e aparentes, cravos e espinhas, cravos e espinhas. Nestes casos é necessário evitar os sabonetes em barra pois podem ressecar ainda mais a apresentar espinhas e cravos. Os sabonetes que tem concentração baixa de salicílico e produtos à base de amamélis e própolis são os recomendados para uso.

Já a pele mista se trata de um rosto que tem oleosidade e ressecamento na zona "T" e ressecamento na região das bochechas e sobrancelhas que é a região da testa, nariz, queixos e bochechas. Outras partes do rosto como ao redor da boca e sobrancelha também podem apresentar essas características. Nesses casos, os sabonetes precisam apresentar nível de hidratação maior com controle da oleosidade.

Deixar um comentário