11/10/2019 00h12 - Atualizado em 11/10/2019 09h17

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 11 de outubro na história.
Hoje na História

1904 - Landell de Moura patenteava suas invenções no campo de transmissão de voz nos Estados Unidos. Para muitos, o padre gaúcho é considerado o pai do rádio. Também deixou projetos que apontam seu pioneirismo na transmissão de imagens sem fio, sendo considerado nacionalmente um precursor da televisão e das fibras ópticas, mas também nestes campos a documentação sobrevivente não é muito clara, e internacionalmente sua contribuição nesta área específica caiu num esquecimento quase total. Demonstrou paralelamente algum interesse pela homeopatia, pela psicologia e pelo espiritismo, abordados pelo viés da ciência.

1908 - Nascia o cantor e compositor carioca Angenor de Oliveira. O Cartola, autor de alguns dos maiores clássicos do samba brasileiro. Como sempre usava um chapéu durante o expediente, ganhou apelido de Cartola. Em 1928, criou com amigos do morro o Bloco dos Arengueiros, que depois se tornaria a Estação Primeira de Mangueira. Já conhecido como compositor, nos anos 30, teve seus sambas gravados por cantores como Araci de Almeida, Carmen Miranda e Francisco Alves. Na década seguinte, contudo, desapareceu e suspeitou-se até de que havia morrido.

1986 - Estreava o anime Cavaleiros do Zodíaco. O anime Cavaleiros do Zodíaco fazia sua estreia na televisão japonesa, na TV Asahi. Produzido pela Toei Animation, ficou no ar, originalmente, até 1989. A trama do mangá é em torno de cinco guerreiros místicos que lutam com "Armaduras" (ou "Cloths") sagradas, que têm como inspiração diversas constelações que protegem cada um dos guerreiros. A missão dos cavaleiros é defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua guerra com outras divindades que querem dominar a Terra.

1996 - Morria o líder e vocalista do Legião Urbana, Renato Russo. Ele tinha 36 anos e descobriu ser soro-positivo em 1990. Renato Russo é autor de sucessos que marcaram a geração dos anos 1980 e 1990: Será, Geração Coca-Cola, Que País é Este?, Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.

2002 - Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter ganha Nobel da Paz. Jimmy Carter, era anunciado como vencedor do Nobel da Paz "por, ao longo de décadas, ter promovido esforços incansáveis para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, promover a democracia e os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social", de acordo com o comunicado divulgado pelo comitê que o agraciou com este prêmio. Durante a sua presidência, Carter ajudou a promover a paz entre Egito e Israel. Carter também possui uma fundação que atua como instituição observadora de inúmeras eleições em todo o mundo. Além disso, tem trabalhado para combater doenças tropicais e para trazer progresso aos países em desenvolvimento.

Que dia é hoje?

Aniversário da cidade de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

Dia Nacional do Deficiente Físico

Dia internacional da menina - A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar os progressos realizados na promoção dos direitos de garotas e adolescentes e para promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero.

Aniversariantes:

Totia Meirelles – 60 anos - Maria Elvira Meireles é uma atriz brasileira. Maria Elvira Meirelles recebeu ainda criança o apelido Totia. Daí seu nome artístico. Conhecida por atuar em várias novelas de sucesso, como "Pantanal", "O clone", "Caminho das Indias", "Fina estampa", e a vilã Wanda em Salve Jorge. Totia é considerada uma das grandes atrizes da teledramaturgia brasileira.

Jorge Vercillo – 50 anos - Jorge Luiz Sant'anna Vercillo é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Com mais de 20 anos de carreira, Vercillo é hoje um requisitado compositor. Até o momento, Vercillo lançou 10 CDs inéditos e 3 DVDs, tendo conquistado 1 Disco de Diamante, 3 Discos de Platina e sendo indicado 3 vezes ao Grammy Latino (2007, 2009 e 2010) e outra indicação em 2013. Suas canções já foram gravadas tanto por novos expoentes, quanto por grandes nomes da música brasileira, como Ana Carolina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Buchecha, Chrystian & Ralf, Claudia Leitte, Luiza Possi, Belo, Jorge Aragão, Alinne Rosa, dentre outros.

Andressa Urach – 32 anos - Andressa de Faveri Urach é uma apresentadora e repórter brasileira, de ascendência italiana e alemã, que iniciou sua carreira artística como dançarina e modelo. Sua primeira aparição na TV se deu no programa Legendários, onde também dançava durante as turnês do cantor Latino. Ganhou maior notoriedade da mídia ao vencer em segundo lugar o concurso Miss Bumbum Brasil e do reality show A Fazenda. Em agosto de 2015, lançou sua autobiografia intitulada "Morri Para Viver", que no mês de setembro do mesmo ano ocupou o primeiro lugar em vendas no ranking do site oficial das livrarias e editoras do país, o livro já vendeu mais de 400.000 mil cópias.

Deixar um comentário