04/10/2019 00h42 - Atualizado em 04/10/2019 08h18

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 04 de outubro na história.
Hoje na História

1669 – Morria o pintor holandês Rembrandt. Neste dia, o mundo perdia o talento de Rembrandt Harmenszoon van Rijn, considerado um dos maiores pintores na história da arte europeia e o mais importante na história da Holanda. Ao longo de sua vida, Rembrandt produziu em torno de 854 quadros e 2.600 desenhos. Entre as características marcantes de sua obra está o uso do claro e escuro, com frequência usando fortes contrastes, o que coloca o observador dentro do quadro. Ele morreu em Amsterdã, aos 63 anos de idade.

1891 - Nascia Chatô, o magnata da comunicação no Brasil. Um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 50, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô (da biografia de Fernando Morais), nascia nesse dia 4 na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. Magnata da comunicação, Chatô foi dono dos Diários Associados – que chegou a ser formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, agência de notícias, revistas e uma editora. Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e sua comunicação com o mundo ficou restrita a uma máquina de escrever adaptada. Ele morreu em 1968, em São Paulo.

1957 - União Soviética lançava o Sputnik 1, primeiro satélite artificial na órbita da Terra. O sucesso da missão gerou uma crise entre os norte-americanos, que culminou no início da Corrida Espacial durante a Guerra Fria. Cientificamente, o Sputnik ajudou a identificar a mais alta camada da atmosfera da Terra e trouxe informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera. O Sputnik emitiu sinais de rádio durante 22 dias, quando suas baterias acabaram. Durante os três meses em que ficou em órbita, o satélite viajou aproximadamente 60 milhões de quilômetros.

1970 - Emerson Fittipaldi conquistava a primeira vitória brasileira na Fórmula-1. O piloto Emerson Fittipaldi entrava para a história do esporte do Brasil ao se tornar o primeiro piloto do país a vencer uma corrida de Fórmula 1. Pela Lotus, ele venceu o GP de Watkins Glen, nos EUA.

1970 – Morria aos 27 anos a mítica cantora norte-americana Janis Joplin. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente ela chegou à fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. O álbum Cheap Thrills (1968) contém algumas de suas gravações mais conhecidas. Depois que deixou a banda, ela continuou a cantar sucessos. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless na praia, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina.

2006 - Era registrado o nome de domínio wikileaks.org. A publicação do primeiro documento do website - que ficou conhecido no mundo inteiro por "vazar" informações secretas para o mundo, aconteceu em dezembro do mesmo ano. O WikiLeaks é uma organização pública e jornalística internacional sem fins lucrativos, que divulga informações secretas, faz vazamentos de notícias e de arquivos sigilosos a partir de fontes anônimas.

 

Que dia é hoje?

Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial da Natureza

Aniversariantes:

Dakota Johnson – 30 anos - Dakota Mayi Johnson é uma modelo e atriz norte-americana. Ganhou notoriedade ao interpretar o papel de Anastasia Steele no filme Cinquenta Tons de Cinza, filme que ganhou o People's Choice Awards na categoria de Atriz favorita.

Patrícia Abravanel – 42 anos - Patrícia Abravanel Faria é uma apresentadora e empresária brasileira, contratada pelo SBT desde janeiro de 2011. É filha do apresentador, empresário e proprietário do SBT, Silvio Santos, com a novelista e empresária, Íris Abravanel. Apresenta o programa Máquina da Fama.

Alicia Silverstone – 43 anos - Alicia Silverstone-Jarecki é uma atriz, modelo, escritora, produtora de cinema, socialite e empresária norte-americana. As Patricinhas de Beverly Hills se tornaram um hit de grande sucesso da crítica e do público durante o verão de 1995. Até hoje esse é o maior sucesso de sua carreira e um dos maiores sucessos dos anos 90.

Deixar um comentário