03/10/2019 01h42 - Atualizado em 03/10/2019 08h23

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 03 de outubro na história.
Hoje na História

1804 - Nascia em Lyon na França Allan Kardec, o fundador do Espiritismo. Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, educador, escritor e tradutor francês que ficou famoso pela Doutrina Espírita. Segundo algumas fontes, o pseudônimo “Allan Kardec” foi escolhido, pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec". Desde cedo, Kardec manifestou interesse no estudo das ciências e da filosofia. Era profundo conhecedor da língua alemã, inglesa, holandesa e dominava perfeitamente o italiano e o espanhol. Ele morreu em Paris, no dia 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, por conta de um aneurisma.

1953 - Getúlio Vargas sancionava a lei que criava a Petrobras. Neste dia, no ano de 1953, a empresa Petrobras era instituída pela Lei nº 2004, sancionada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. A lei regia sobre a política nacional do petróleo, definindo as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), estabelecendo o monopólio estatal do petróleo e a criação da Petrobras. Com sede no Rio de Janeiro, a Petrobras opera em 28 países, com negócios no segmento de energia, nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados. Em setembro de 2010, era a segunda maior empresa de energia do mundo, em valores de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agência Brasil.

1959 - O rinoceronte Cacareco recebia 100 mil votos para vereador em SP. A insatisfação popular com os políticos e candidatos a vereador em São Paulo terminou com uma votação maciça no rinoceronte Cacareco, na realidade uma fêmea, apesar do nome. Com quase 100 mil votos no pleito de 1959, a candidatura do bicho foi um ato de protesto dos eleitores contra o baixo nível dos candidatos e também contra a Câmara Municipal. Cacareco, na época, era destaque na imprensa, pois deixara o Rio de Janeiro, emprestado por seis meses, para fazer parte da inauguração do Zoológico de São Paulo. No meio disso tudo, um jornalista teria, de brincadeira, lançando a candidatura de Cacareco para vereador. Como na época os votos eram com papel e envelope, o eleitor recebia um envelope, e, dentro dele, colocava a cédula do seu candidato. O feito ganhou registro na revista Time, que citava: É melhor eleger um rinoceronte do que um asno.

1976 – Estreava o filme Carrie, a Estranha nos cinemas dos Estados Unidos. A produção, foi uma adaptação do primeiro best-seller de Stephen King. Dirigido por Brian De Palma, o filme conta a história da estudante Carrie White, que usa seus poderes telecinéticos e telepáticos para colocar em prática uma violenta vingança contra colegas que zombaram dela na escola e contra a própria mãe, que é bastante religiosa. O filme se tornou um clássico do gênero de horror e é considerado por muitos críticos como uma das melhores adaptações da obra de Stephen King à telona.

1985 - A ONU declarava o Dia Mundial do Habitat. O habitat é o lugar onde um organismo vive e encontra o que necessita para sobreviver: refúgio, ar, água, alimento e espaço. Dada a importância do habitat, o crescimento da população e as condições do meio ambiente, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 3 de outubro de 1985, decidiu estabelecer esta data para celebrar o Dia Mundial do Habitat.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Dentista

Dia do engenheiro de energia

Aniversariantes

Giselle Itié – 37 anos - Giselle Itié Ramos é uma atriz brasileira-mexicana, nascida no México e radicada no Brasil desde os quatro anos de idade. Em 2009, se tornou nacionalmente conhecida por sua interpretação como a protagonista da telenovela Bela, a Feia, na Rede Record. Em 2010 estreou o filme Os Mercenários, no qual faz o papel de Sandra, ao lado do ator Sylvester Stallone.

Adriana Calcanhotto – 54 anos – Gaúcha de Porto Alegre, Adriana da Cunha Calcanhotto é uma cantora e compositora brasileira. As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.

Zé Ramalho – 70 anos – José Ramalho Neto é um cantor e compositor brasileiro. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição. Em Novembro de 2014, Zé lançou um álbum ao vivo colaborativo de muito sucesso com o cantor e violonista Fagner, intitulado Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo.

José Mayer – 70 anos - José Mayer Drumond Araujo é um ator, cineasta, dramaturgo, jornalista, radialista, apresentador de TV e escritor brasileiro. Mayer tem uma única filha, que também é atriz, Júlia Fajardo, fruto de seu casamento de mais de trinta anos com Vera Fajardo. Em 2017, foi acusado de assédio sexual pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que trabalhava com o ator na novela A Lei do Amor. A TV Globo suspendeu o ator José Mayer de produções dos Estúdios Globo por tempo indeterminado, e o ator desculpou-se pelo seu comportamento em carta aberta para o público. Em julho de 2018 foi diagnosticado como portador de uma doença rara e incurável, a granulomatose com poliangiite, mas que pode ser mantida sob controle com um diagnóstico precoce.

Deixar um comentário