26/09/2019 00h58 - Atualizado em 26/09/2019 08h16

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 26 de setembro na história.
Hoje na História

1909 - Era fundando, na fronteira entre a Alemanha e a Polônia, o cinema mais antigo do mundo, o Kino Pionier (Cine Pioneiro). De início chamado Helios, ele foi fundado por Albert Pitzke. De acordo com jornais da época, o cinema oferecia “um programa sensacional e excelentes filmes contemporâneos. Atualmente, a programação consiste em filmes poloneses e também em grandes apostas internacionais.

1969 - O último álbum gravado em estúdio pelos Beatles, Abbey Road, era lançado em um dia como este, ano de 1969. Depois deste disco, o grupo ainda lançou Let It Be que, apesar de ter sido oficialmente o último a chegar ao mercado, foi gravado alguns meses antes. Ele emplacou dois grandes sucessos neste álbum: "Here Comes the Sun" e "Something".

1994 - Começava um dos maiores processos da história norte-americana, conhecido como "O Julgamento do Século". O jogador de futebol americano O. J. Simpson foi acusado de matar a ex-mulher e um amigo. A polícia emitiu uma ordem de busca e captura contra O.J. Simpson e a perseguição para sua detenção pelas ruas de Los Angeles se tornou um espetáculo de televisão transmitido ao vivo para uma grande audiência. Nove meses depois ele foi inocentado das acusações.

2010 – Morria aos 100 anos de idade em Los Angeles, Califórnia a atriz Gloria Stuart. Gloria Frances Stewart foi uma atriz americana de cinema, teatro e televisão, famosa principalmente por sua atuação no filme Titanic (1997), que fez com que se tornasse a pessoa mais idosa (ela tinha 86 anos) a receber uma indicação ao prêmio máximo do cinema americano, o Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante/secundária.

Que dia é hoje?

Dia dos Primos

Dia Nacional dos Surdos – A data serve para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira.

Dia do Profissional de Relações Internacionais

Dia Interamericano das Relações Públicas

Aniversariantes

Leandro Hassum – 46 anos - Leandro Hassum Moreira é um ator, humorista e dublador brasileiro. É famoso pela atuação em filmes de comédia e também muito conhecido por ter interpretado o divertido e azarado gordo Jorginho nos humorísticos Zorra Total e Os Caras de Pau. Em 2012 estrelou a franquia Até que a Sorte nos Separe que alcançou 320 mil espectadores em seu primeiro fim de semana de exibição e se tornou a melhor abertura de um filme nacional daquele ano ganhando mais duas continuações.

Dan Stulbach – 50 anos - Dan Filip Stulbach é um ator, diretor, apresentador e radialista brasileiro. Após se dedicar primeiramente a peças de teatro e ao cinema, Stulbach ficou conhecido por interpretar Marcos Soares, um personagem na telenovela Mulheres Apaixonadas, na Rede Globo, em 2003. Apresentou o CQC em 2015, último ano do programa. Seu último trabalho foi na telenovela A Força do Querer, onde atuou como Eugênio.

Gal Costa – 74 anos - Maria da Graça Costa Penna Burgos é uma cantora brasileira. Dona de uma das maiores vozes do Brasil, a baiana foi estrela da Tropicália, símbolo da contracultura e discípula da bossa nova. O último disco da cantora foi Estratosférica (2015), trabalho no qual Gal empresta sua voz a canções assinadas por jovens compositores, mês que vem a cantora irá lançar seu álbum A Pele do Futuro que já está na pré-venda em lojas online. Gal Costa foi eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a sétima maior voz da música brasileira.

Luis Fernando Verissimo – 83 anos – Gaúcho de Porto Alegre, ele é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.

Ruy Carlos Ostermann – 85 anos – Gaúcho de São Leopoldo, Ruy é um jornalista gaúcho. Atualmente trabalha na Rádio Gaúcha, onde atua esporadicamente como comentarista esportivo, em especial em jogos da Seleção Brasileira, e na Rádio CBN, onde apresenta o programa de entrevistas Encontros com o Professor.

Deixar um comentário