25/09/2019 01h37 - Atualizado em 25/09/2019 08h29

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 25 de setembro na história.
Hoje na História

1884 - Nascia Edgar Roquette Pinto, precursor da radiodifusão no Brasil. Na década de 1920, o professor foi responsável por uma das primeiras experiências jornalísticas em áudio no Brasil, apresentando o Jornal da Manhã, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Anos depois, para não a transformar em um veículo comercial, Roquette-Pinto preferiu doá-la ao ministério de Educação e Cultura. Nascendo assim a atual Rádio MEC. O pai da radiodifusão no Brasil morreu no dia 18 de outubro de 1954, no Rio de Janeiro.

1935 - Assis Chateaubriand inaugura a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. A inauguração contou com a presença de um dos inventores do rádio, Guglielmo Marconi. A emissora pertence ao grupo Diários Associados desde sua criação. Atualmente a rádio dedica-se ao entretenimento, jornalismo e à cobertura esportiva. Esta, por sua vez, tem grande destaque, com amplas coberturas de jogos de futebol, por exemplo. Seus estúdios localizam-se na sede carioca dos Diários Associados, no bairro de São Cristóvão. Por conta de crises no grupo Diários Associados e por consequentemente falta de pagamento no salário dos comunicadores já houveram diversas paralisações na programação da emissora ao longo dos anos.

1952 - Nascia Christopher Reeve, ator conhecido como Super-Homem. Cristopher se tornou mundialmente conhecido pelo seu papel de Super-Homem numa série de quatro filmes. Mesmo com participação em vários filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, seu trabalho sempre ficou marcado pelo Super-Homem. Sua carreira foi interrompida de forma inesperada após um acidente a cavalo que o deixou tetraplégico. A partir daí passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco. Ele morreu em 2004, vítima de uma grave infecção em virtude do seu delicado estado de saúde.

1956 - Primeiro cabo telefônico transatlântico submarino era inaugurado. Ele foi construído entre a Escócia, e o Canadá. Este cabo ficou em atividade até 1978. Desde então, muitos outros sistemas de comunicação foram instalados nos oceanos da Terra, formando uma vasta e gigantesca rede ao redor do globo. Atualmente, a maior parte desses cabos é de fibra óptica que recebem uma proteção bastante reforçada para trabalhar sob o mar. Para reduzir o risco de acidentes, os cabos são identificados em cartas náuticas e estão em áreas de proteção. Nessas regiões, atividades como a pesca são proibidas, pois isso pode danificar os cabos. Contudo, âncoras de navios e até mesmo tubarões representam ameaças para este sistema. Apesar do uso das comunicações por satélite, boa parte dos dados e de voz ainda são transmitidos por estes cabos. Um rompimento em um cabo no Mediterrâneo, em 2008, por exemplo, deixou Índia, Egito e alguns países do Oriente Médio com problemas de acesso à internet e ao telefone.

1980 - Morria, na Inglaterra, o baterista do Led Zeppelin John Bonham. Ele tinha 32 anos. O músico morreu sufocado após passar mal, depois de tomar 40 doses de vodca. Apesar dos vários rumores sobre a morte de Bonham, uma autópsia revelou que não havia nenhum tipo de droga ilícita em seu corpo. Chocados com a morte do membro da banda, os demais integrantes do Led Zeppelin emitiram um comunicado à imprensa no dia 4 de dezembro 1980, declarando que o grupo havia chegado ao fim.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Trânsito

Dia da Dança e Música Árabe

Dia do Rádio

Dia Internacional do Farmacêutico

Aniversariantes:

Will Smith – 51 anos - Willard Christopher Smith Jr é um ator, rapper, produtor cinematográfico, produtor musical e produtor de televisão estadunidense. Ele é mais conhecido pelas atuações em Bad Boys, Independence Day, Eu Sou a Lenda, Hancock, Homens de Preto, À Procura da Felicidade e Hitch - Conselheiro Amoroso. Will é um dos atores mais bem-sucedidos quando se fala em bilheteria no cinema, sendo que uma boa parte de seus filmes tiveram faturamento enorme em todo o mundo. Alguns críticos menos conhecidos, e também outros conhecidos, apontam esse sucesso, dentre outras causas, pelo seu carisma, demostrado desde “Um Maluco no Pedaço”. Ele também está classificado como o astro mais rentável em todo o mundo pela revista Forbes.

Glória Perez – 71 anos - Gloria Maria Rebelo Ferrante é uma autora de telenovelas, séries e minisséries brasileiras premiada com o Emmy. Duas tragédias abalaram a vida de Gloria : Sua filha, Daniella Perez, que na época tinha apenas 22 anos e trabalhava como atriz em uma novela que Gloria escrevia, De Corpo e Alma, foi brutalmente assassinada à punhaladas em 1992 pelo colega de trabalho Guilherme de Pádua e por sua esposa Paula Thomaz; Rafael, seu filho caçula, portador de Síndrome de Down, morreu aos 25 anos, em 28 de novembro de 2002, vítima de infecção intestinal generalizada, após uma cirurgia em Brasília. Glória foi premiada diversas vezes pelas novelas O Clone, Caminho das Índias, A Força do Querer, entre outras de sua autoria.

Mark Hamill – 67 anos - Mark Richard Hamill é um ator e escritor norte-americano conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga de ficção científica Star Wars e por dar voz ao Coringa em Batman: A série Animada e na série de videojogos Batman: Arkham, além de vários outros personagens em outros desenhos.

Deixar um comentário