23/09/2019 23h29 - Atualizado em 24/09/2019 08h20

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 24 de setembro na história.
Hoje na História

1834 – Morria em Lisboa, D. Pedro I, primeiro monarca do Império do Brasil. Quando Portugal foi invadido por tropas francesas, ele e toda a aristocracia portuguesa fugiram para o Brasil, em 1808. Diante da tentativa do governo português de retirar a autonomia política do Brasil, Pedro I optou por declarar a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Ele ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. Pedro I morreu de tuberculose, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.

1991 - Nirvana lançava o clássico álbum Nevermind. Um dos álbuns de maior influência do rock dos últimos tempos era lançado em um dia como este, no ano de 1991. Nevermind, o segundo álbum de estúdio do Nirvana foi, instantaneamente, um sucesso de crítica e público, que levou a banda de Seatlle, nos EUA, à fama mundial. Inicialmente, a gravadora acreditava que o álbum venderia em torno de 250 mil cópias, mas o disco chegou aos 30 milhões. Além da música este álbum ainda é destaque pela capa, em que o Spencer Elden aparece nadando atrás de uma nota de um dólar presa em um anzol. Até hoje, Nevermind tem sua influência no cenário musical. Em 2011, foi lançada uma edição remasterizada de Nevermind, em comemoração aos 20 anos do álbum.

2004 - Escândalo do mensalão: Jornal do Brasil publica matéria "Miro denuncia propina no Congresso". O texto trazia depoimento do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), ex-ministro das Comunicações, que contava que havia feito uma denúncia sobre a prática do "mensalão" ao Ministério Público Federal. A matéria foi publicada por conta de uma denúncia feita poucos dias antes pela revista Veja, que estampou na capa: "O escândalo da compra do PTB pelo PT. Saiu por 10 milhões de reais". De acordo com a revista, o PT havia prometido o pagamento de R$ 150 mil a cada deputado federal do PTB, em troca do apoio destes últimos no Executivo. O não cumprimento da promessa teria provocado o rompimento entre os dois partidos, que levou a várias denúncias de corrupção a partir de maio de 2005. O esquema de corrupção envolvia uma grande e variada quantidade de pessoas, entre elas vários membros do PT, da base aliada (PTB, PP, PL e PMDB), publicitários, doleiros e empresários.

Que dia é hoje?

Dia do Mototaxista (São Paulo - Brasil)

Aniversariantes:

Scheila Carvalho – 47 anos - Scheila Carvalho Ladeira é uma dançarina, apresentadora e atriz brasileira, conhecida também como a ex-morena do Tchan. “É o Tchan” era formado por um trio de bailarinos – Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré - e dois vocalistas, Compadre Washington e Beto Jamaica. Fez muito sucesso na segunda metade da década de 90 e vendeu mais de 6 milhões de discos no Brasil. Inicialmente, dançou ao lado de Carla Perez, com quem mantém amizade, e depois fez parceria com a loira Sheila Mello. Após 9 anos, encerrou sua passagem pelo "É o Tchan" e sua última apresentação foi em Palmas, em fevereiro de 2006. Já realizou diversos ensaios sensuais, posando cinco vezes para a revista masculina Playboy, sendo a recordista de vendas somando todas suas capas. Foi eleita por três vezes consecutivas a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP.

André Marques – 41 anos - André Almeida Marques é um ator, DJ e apresentador de televisão brasileiro. Entre 1998 e 1999, foi o protagonista da quinta temporada do seriado teen Malhação. Em 2001 passou a ser apresentador do Vídeo Show, programa de variedades da Rede Globo, em substituição a Márcio Garcia, que anteriormente havia substituído Miguel Falabella. André Marques passou por uma cirurgia de redução de peso, ele antes da cirurgia, pesava 158 kg e atualmente está com 102 kg, com perda total de 56 kg. Em 2010, os participantes de uma festa em Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, gravaram André Marques sendo DJ na festa. O vídeo ficou popular por causa das caretas do André Marques e, em 2015, o usuário do YouTube, "eduardobm", fez o upload do vídeo "DJ André Marques Manda AQUELE Ao Vivo", que consiste nas imagens que os participantes da festa fizeram, porém, com o áudio substituído por canções de funk carioca.

Juliano Cazarré – 40 anos – Ator, gaúcho de Pelotas e gremista. Originalmente ele é um ator mais de cinema, com alguns filmes famosos na carreira como "Tropa de Elite", "Assalto ao Banco Central" e "360", de Fernando Meirelles, após papéis pequenos em seriados e telenovelas da Rede Globo, em 2012 ganhou destaque na TV como o Adauto de "Avenida Brasil" a novela exibida em horário nobre foi um fenômeno de sucesso e audiência no Brasil. Em outubro do mesmo ano, lançou seu primeiro livro de poemas, chamado "Pelas Janelas". Seu último trabalho na TV foi em “O Outro Lado do Paraíso” onde ele interpretava Mariano de Assis.

Juju Salimeni – 34 anos - Juliana Salimeni dos Santos Correia é uma modelo, repórter e empresária brasileira. Juju estreou no Pânico na TV em outubro de 2008 como uma das Panicats, ocupando a vaga deixada por Gabriela Monteiro. Em 2011, Juju anunciou sua saída do programa após ser afastada por discussões com a também Panicat Nicole Bahls. Em janeiro de 2010, estrelou a capa da revista Playboy. Em outubro do mesmo ano, foi anunciada pela revista VIP como a "Mulher Mais Sexy do Mundo", após ser eleita pelos eleitores. Com isso, foi a capa da publicação de novembro onde apareceu em fotos sensuais. Ela já participou do programa Legendários da Rede Record e do Show do Esporte da Rede Bandeirantes.

Nanda Costa – 34 anos - Fernanda Costa Campos Cotote é uma atriz brasileira. Conhecida por interpretar a protagonista Morena em Salve Jorge, a dissimulada Sandra Helena em Pega Pega e a policial Maura em Segundo Sol. Nanda Costa é descendente de libaneses por parte de sua avó materna. Em entrevistas revelou ser assumidamente bissexual desde sua adolescência. Discreta em sua vida pessoal, apenas em julho de 2018 assumiu seu relacionamento de 4 anos e meio com a musicista Lan Lan.

Deixar um comentário