18/09/2019 22h34 - Atualizado em 19/09/2019 08h23

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 19 de setembro na história.
Hoje na História

1893 - A Nova Zelândia tornava-se o primeiro país do mundo a conceder direitos de voto para as mulheres. O projeto de lei foi resultado de anos de reuniões com as mulheres em vilas e cidades em todo o país. No Brasil, a mulheres começaram a votar a partir de 1932.

1921 - Nascia no Recife, o educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Durante sua vida, ele se tornou um dos pensadores mais prestigiados da história da pedagogia mundial, influenciando o movimento chamado pedagogia crítica, se destacou na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Ele recebeu 41 títulos de honra de universidades como: Harvard, Cambridge e Oxford. Ele morreu em São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 1997.

1954 - Inaugurado o Estádio Olímpico Monumental. O primeiro jogo foi entre Grêmio e Nacional de Montevideo. O tricolor gaúcho venceu por 2x0. Os gols foram marcados pelo atacante Vitor. A última partida oficial ocorreu no dia 17 de fevereiro de 2013, contra o Veranópolis, pela rodada final da Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho, quando ocorreu a vitória gremista por 1 a 0.

1956 - Era decretada e sancionada a lei que autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a Capital Federal para a região do Planalto Central, em Brasília. Os motivos precedentes para a transferência foram a necessidade da integração regional do Brasil e a descentralização política e administrativa, que já havia sido iniciada com Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940.

1990 – Era sancionada a Lei Orgânica da Saúde. Essa lei regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional e estabelece, entre outras coisas, os princípios, as diretrizes e os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS).

1991 – Uma múmia de 5.300 anos era encontrada nos Alpes italianos. Conhecida como Ötzi, ou Múmia do Similaun, é um homem que tinha entre 30 e 45 anos e media, aproximadamente, 1.65m de altura. Ele foi encontrado em uma geleira dos Alpes de Ötztal perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália, de onde deriva o seu nome. A múmia está exposta no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, Bolzano, Itália. Sua morte, de acordo com um estudo de 2007, foi provocada pelos ferimentos de uma flechada no ombro. Os pesquisadores acreditam que ele era um caçador, que deveria estar com outros colegas, e que eles podem ter travado uma luta com algum grupo rival. Ötzi, assim como a múmia egípcia "Ginger", é uma das mais antigas múmias humanas conhecidas.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do ortopedista

Aniversariantes

Luisa Mell – 41 anos - Marina Zatz de Camargo, mais conhecida pelo nome artístico Luisa Mell, é uma atriz, apresentadora de televisão e ativista brasileira. Nascida em família judia, tornou-se apresentadora de programas especializados em animais, sobretudo cães, com o qual tornou-se conhecida pelo neologismo de "cachorreira". Ela é presidente do Instituto Luisa Mell.

Jimmy Fallon – 46 anos - James Thomas Fallon é um ator, comediante, músico e apresentador de televisão americano. Ele nasceu no Brooklyn, New York e ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live da rede NBC. É atualmente o apresentador do programa The Tonight Show.

Lauro Quadros – 81 anos - Lauro José Pereira de Quadros é um jornalista gaúcho. Em 14 de novembro de 2014, anunciou sua aposentadoria, deixando definitivamente a apresentação do Polêmica e os comentários no Sala de Redação.

Martha Rocha – 84 anos - Maria Martha Hacker Rocha é uma rainha da beleza brasileira, foi eleita em 1954 a primeira Miss Brasil. Depois do concurso, ela se tornou referência nacional de beleza. Foi homenageada com uma torta que se tornou um clássico da confeitaria.

Deixar um comentário