16/09/2019 21h04 - Atualizado em 17/09/2019 08h41

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 17 de setembro na história.
Hoje na História

1965 - Carro anfíbio chega a Frankfurt depois de passar pelo Canal da Mancha. Neste dia, quatro ingleses chegaram na Frankfurt Motor Show, na Alemanha, eles enfrentaram a força das correntes e dos ventos, tiveram o motor afogado, mas conseguiram fazer a travessia com dois destes veículos em sete horas. O projeto do "Amphicar" é do engenheiro alemão Hans Trippel, inspirado no Schwimmwagen, um veículo anfíbio que a Volkswagen havia produzido para as forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 3.000 Amphicars foram importados para os Estados Unidos. A produção dos veículos foi interrompida em 1968, por conta dos padrões exigidos por uma lei de poluição do ar que o Amphicar não conseguiu atender. Estima-se que entre 300 e 600 veículos ainda estejam nas estradas nos dias de hoje.

1983 - Estreava a série animada Caverna do Dragão. Uma das séries animadas de grande sucesso em meados dos anos 80 fazia a sua estreia. Caverna do Dragão estreava na rede de televisão norte-americana CBS e depois seria transmitida em vários países, entre eles o Brasil, onde alcançou enorme audiência. Ao todo, foram produzidos 27 episódios, divididos em três temporadas, transmitidas originalmente até 1985. A trama é em torno de seis crianças/adolescentes que estão em um parque de diversões e embarcam em uma montanha-russa. No meio do passeio, abre-se um portal e o grupo é transportado para um mundo completamente diferente e mágico, com dragões, fadas, feiticeiros, unicórnios entre muitos outros. O principal objetivo do grupo é retornar para o seu lar, mas para isso terão que enfrentar alguns inimigos. O episódio final de Caverna dos Dragões conta com o roteiro elaborado por Michael Reaves que jamais foi produzido pela CBS, que, repentinamente, suspendeu a série. O roteiro virou história em quadrinhos em 2010 pelas mãos do ilustrador brasileiro Reinaldo Rocha.

1985 - Ocorre o primeiro grande apagão da história do Brasil. Oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, foram atingidos pela queda de energia. Ficaram sem luz elétrica os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e parte do Espírito Santo. Não houve, contudo, uma paralisação contínua, mas o fornecimento de energia ficou comprometido ao longo de três horas. O início do apagão aconteceu no meio da tarde, após uma sobrecarga de energia elétrica na cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Isto gerou uma resposta protetora da rede, interrompendo a transmissão de energia. São Paulo foi o mais afetado pelo apagão, que provocou caos, especialmente, no trânsito. Ocorreram 50 acidentes por conta do não funcionamento dos semáforos e duas pessoas morreram atropeladas.

2011 - Movimento "Ocupe Wall Street" começava em Nova Iorque. A revista Adbusters, de caráter anticonsumista e pró-meio ambiente, organizou a chamada para o protesto inspirada nos movimentos árabes para a democracia. As principais reivindicações do movimento eram a desigualdade social e econômica, a ganância, a corrupção e a grande influência de empresas sobre o governo, particularmente do setor de serviços e o financeiro. O slogan era "Nós somos os 99%", referindo-se à desigualdade de distribuição de renda e riqueza nos EUA, comparado com 1% mais rico da população.

Que dia é hoje?

Dia da Compreensão Mundial - A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão.

Aniversariantes:

Millena Machado – 39 anos - É uma apresentadora brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero. Foi apresentadora do canal fechado BandNews em setembro de 2005, apresentadora do Primeiro Jornal e editora de notícias do Dia Dia, todos da Band. Faz reportagens e apresentou recentemente o dominical Auto Esporte na Globo.

Negra Li – 40 anos - Liliane de Carvalho é uma cantora, compositora, rapper e atriz brasileira. Solista do coral da Universidade de São Paulo, ela estuda música e piano e é considerada uma das principais cantoras com sua bela voz de contralto, que é o tipo de voz feminina mais baixo, pesado também a mais rara. Negra Li iniciou sua carreira musical com o grupo de rap RZO, permanecendo com eles entre 1996 e 2004, Negra Li fez parceria com diversos cantores ao longo de sua carreira e em 2014 anunciou seu retorno ao RZO.

Cesar Filho – 59 anos - Luiz Gonzaga Cesar Filho é um jornalista, apresentador de televisão, radialista e ator brasileiro. Desde 2015, apresenta o programa Hoje em Dia, na Rede Record. Como profissional de rádio, além da Jovem Pan FM, César foi locutor na Rádio Bandeirantes, Rádio Record, Rádio Capital, Antena 1, Rádio América e 89 FM a Rádio Rock.

Fátima Bernardes – 57 anos - Fátima Gomes Bernardes é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Entrou na Rede Globo em 1987 como repórter, e depois ficou nacionalmente conhecida em 1989 apresentando o Jornal da Globo, passou também pelo Fantástico, Jornal Hoje e Jornal Nacional, onde ficou de 1998 a 2011. A partir de 2012, passou a ter um programa próprio durante as manhãs na Rede Globo chamado de Encontro com Fátima Bernardes. Em 2014, atuou pela primeira vez fazendo uma participação especial em Geração Brasil e estrelou pela primeira vez um anúncio comercial na televisão, para a Seara, em um contrato de R$ 5 milhões. Após 26 anos de união, seu casamento com Bonner terminou em 2016, quando ambos declararam, em 29 de agosto, em seus perfis no Twitter que estavam se divorciando, sem dar maiores detalhes. Atualmente Fátima está namorando o advogado Túlio Gadêlha.

Deixar um comentário