13/09/2019 01h23 - Atualizado em 13/09/2019 08h03

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 13 de setembro na história.
Hoje na História

1966 - Termina a estabilidade do emprego e se institui o Criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. FGTS é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, no início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Foi criado no regime militar por uma lei promulgada, pelo então presidente da República, o marechal Castelo Branco.

1985 - Um marco na história dos games, o jogo Super Mario era lançando pela Nintendo. Também conhecido como Super Mario Bros ou apenas Mario, é o produto central da franquia Mario. O game foi criado pelo desenvolvedor e designer de jogos eletrônicos japonês Shigeru Miyamoto, servindo de mascote da Nintendo. Mario é retratado como um encanador italiano, baixinho e gorducho. Os jogos do Super Mario ocorrem no mundo ficcional do Reino do Cogumelo. Geralmente, Mario é o principal jogador, mas ele também pode estar acompanhado por seu irmão, Luigi, e, ocasionalmente, por outros membros do elenco.

1987 - Teve início o acidente radiológico de Goiânia (GO), conhecido como acidente com o Césio-137. Foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação começou quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que pensaram que era apenas sucata. Eles encontraram a cápsula com Césio, que foi aberta para o reaproveitamento do chumbo. O aparelho foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação que afetou centenas de pessoas. No total, 112.800 pessoas foram expostas aos efeitos do césio e quatro morreram. Contudo, até hoje, pessoas contaminadas sofrem com o efeito da radiação e precisam de cuidados médicos.

1987 - Acontecia o famoso episódio do “verão da lata”. Neste dia uma embarcação proveniente da Austrália precisou parar na costa brasileira para fazer reparos. Seu destino eram os Estados Unidos. Contudo, havia um problema muito maior do que o mecânico: o navio carregava nada menos do que 22 toneladas de maconha. A tripulação, temendo ser presa no Brasil, resolveu lançar ao mar todo o carregamento. Desta maneira, eles deixaram para trás 15 mil latas cheias de maconha. Muitas e muitas latas se espalharam pelo litoral, levadas pela maré, do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. A polícia só conseguiu apreender 2.563 latas, conforme os registros oficiais. O resto foi consumido ou se perdeu nos mares brasileiros. A tripulação registrada no navio era formada por seis norte-americanos e um costa-riquenho, mas somente o cozinheiro foi preso na época, no Rio de Janeiro.

2013 - Beyoncé dança funk do ‘Ah, Lelek, Lek, Lek’ no Rock in Rio. Neste dia a cantora norte-americana Beyoncé resolveu surpreender o público em sua apresentação do Rock in Rio. A superestrela decidiu incluir um hit brasileiro no seu set list na tentativa de dar um tom local ao seu show e embalar seus milhares de fãs. Quando sua performance estava acabando, ela dançou o funk Passinho do Volante, do MC Federado e os Lelek’s. A apresentação acabou roubando a cena da megaprodução e deixou eufórica a multidão diante do palco.

Que dia é hoje?

Dia do Agrônomo

Dia Nacional da Cachaça (A data fora oficializada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, meses antes, em junho de 2009, durante a realização da 12ª Expocachaça, em Belo Horizonte - MG).

Aniversariantes

Laura Cardoso – 91 anos - Laurinda de Jesus Cardoso Baleroni é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada pelo público e crítica uma das grandes artistas de seu segmento, atuando desde a década de 1950 em produções dramatúrgicas, ganhando notoriedade nas telenovelas. Em novembro de 2006, Laura recebeu do então Presidente da República do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam por sua contribuição à cultura brasileira. Ela atuou em uma série de novelas e seu último papel foi em O Outro Lado do Paraíso.

Kika Martinez – 37 anos - Elisa Beatriz Braghini Martinez é uma apresentadora brasileira. É formada em Publicidade e Propaganda e chegou à MTV através de um amigo produtor, que a convidou para fazer algumas vinhetas para o canal e depois disso a chamaram para um teste. Antes da MTV, Kika Martinez foi modelo, fez dança e teatro, também já foi vendedora de anúncio de jornal e trabalhou em shopping. Foi coapresentadora da 1ª temporada do programa The Voice Kids.

Deixar um comentário