12/09/2019 00h47 - Atualizado em 12/09/2019 08h10

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 12 de setembro na história.
Hoje na História

1902 - Nascia, em Diamantina (MG), Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília. Em 1981, era inaugurado em sua homenagem o Memorial JK em Brasília. Ele faleceu no dia 22 de agosto de 1976, aos 74 anos em um acidente automobilístico. JK é visto nacionalmente como o pai do Brasil moderno e está entre os políticos cujo legado é mantido mais favoravelmente. Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de grande desenvolvimento econômico e estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

1936 – Era inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Rádio Nacional é uma rede de emissoras de rádio pública brasileira pertencente a EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Ela possui cinco emissoras de rádio (três em Brasília, uma no Rio De Janeiro e uma no Amazonas) e retransmite sua programação para centenas de emissoras espalhadas pelo Brasil.

1962 - O presidente americano John F. Kennedy proferia o famoso discurso, inaugurando a corrida espacial para a Lua, na Universidade de Rice. No discurso, ele declara: "Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis".

1973 – Nascia Paul Walker, ator norte-americano. Tornou-se conhecido em 2001 após interpretar Brian O'Conner em Velozes e Furiosos. Os seus outros filmes incluem os sucessos Resgate Abaixo de Zero, Anjo de Vidro, Mergulho Radical e Perseguição - A Estrada da Morte. Paul Walker morreu em 30 de novembro de 2013, aos 40 anos, num acidente de carro no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

1996 – Morria Ernesto Geisel, militar e 32º presidente do Brasil. Neste dia, morria no Rio de Janeiro, Ernesto Beckmann Geisel, político e militar, presidente do Brasil entre 1974 e 1979. Gaúcho de Bento Gonçalves, ele ingressou na carreira política ao ser nomeado chefe da Casa Militar do governo do Presidente Castelo Branco, em 1964. No governo de Emílio Médici, tornou-se presidente da Petrobras, enquanto seu irmão Orlando Geisel tornara-se Ministro do Exército. Em 1974, candidatou-se à presidência da república pela Arena e venceu a eleição com 84,04% dos votos, derrotando Ulysses Guimarães/Barbosa Lima Sobrinho do MDB. Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor da ditadura militar.

2011 - O Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro era aberto ao público em homenagem às vítimas dos ataques nesta data, em 2001, nos Estados Unidos, que resultaram na morte de quase três mil pessoas. Também foram homenageados os seis mortos no ataque de 1993, no mesmo local. O memorial foi construído onde antigamente estavam as Torres Gêmeas, destruídas durante os ataques.

2016 - Por 450 votos a 10, a Câmara dos Deputados cassava o mandato do deputado federal Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar. A punição aconteceu em virtude de quebra de decoro parlamentar: o deputado foi acusado de mentir à CPI da Petrobras ao negar, durante depoimento em março de 2015, ser titular de contas no exterior.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da Recreação

Dia do Urologista

Dia do crochê

Aniversariantes

Malu Mader – 53 anos - Maria de Lourdes da Silveira Mäder é uma atriz brasileira. Participou de diversas novelas e filmes da TV Globo, emissora que ela se desligou recentemente. Apesar de ter estrelado muitos papéis nos últimos anos, Malu Mader não era chamada para tantas novelas como demais colegas dela na Globo. Para quem não sabe, sempre que era chamada para uma novela, a Globo ou os autores impunham, que a atriz mudasse de visual para viver uma determinada personagem. Acontece que Malu se recusava a mexer no visual, principalmente na sobrancelha. Isso dificultava os convites dos autores.

Roger Moreira – 63 anos - Roger Rocha Moreira é um músico brasileiro, conhecido por ser o principal idealizador, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock Ultraje a Rigor, além de fazer parte do talk show The Noite com o Danilo Gentili.

Leci Brandão – 75 anos - Leci Cristina Brandão da Silva é uma cantora, compositora brasileira e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Ela é deputada estadual em São Paulo, onde defende assiduamente a cultura negra e as manifestações religiosas de matriz africana. Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e candidatou-se ao cargo de Deputada Estadual pelo estado de São Paulo, tendo sido eleita com mais de 85 mil votos e reeleita em 2014.

Deixar um comentário