10/09/2019 01h49 - Atualizado em 10/09/2019 08h18

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 10 de setembro na história.
Hoje na História

1977- A guilhotina caía pela última vez na França. Foi na prisão Baumetes, em Marselha, na França, que a guilhotina foi usada pela última vez. A guilhotina ganhou fama com a Revolução Francesa, quando o físico e revolucionário Joseph-Ignace Guillotin conseguiu aprovar uma lei exigindo que todas as sentenças de morte fossem realizadas por "meio de uma máquina". Máquinas de decapitação já haviam sido usadas na Irlanda e na Inglaterra e Guillotin e seus seguidores acreditavam que este aparelho proporcionaria uma morte mais "humana" do que outras técnicas como enforcamento e fuzilamento. O uso da guilhotina continuou na França ao longo dos séculos 19 e 20, até sua última execução em 1977. Em setembro de 1981, a França proibiu a pena de morte, abandonando assim a guilhotina para sempre.

1808 - É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil. Neste dia era dado o primeiro passo da imprensa no Brasil com a fundação de Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do país. Até sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes o acesso a publicações. O jornal era publicado duas vezes por semana e o seu conteúdo era oficial, consistindo basicamente em comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular. O periódico foi substituído pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.

1839 - Nascia Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica. Filho do matemático, físico e astrônomo Benjamin Peirce, Charles, sob influência paterna, formou-se na Universidade de Harvard em física e matemática, conquistando também o diploma de químico. Considerado como um dos mais profundos e originais pensadores norte-americanos, Peirce deixou contribuições em múltiplas áreas do conhecimento: lógica, semiótica, astronomia, matemática, teoria e história da ciência, econometria e psicologia.

1993 - Estreava a Série Arquivo X. A série, criada por Chris Carter, centrava sua trama nas investigações de fenômenos paranormais, conduzidos por uma dupla de agentes do FBI. A série marcou época e fez uma legião de fãs pelo mundo. Arquivo X foi exibido pela FOX, nos Estados Unidos, e ficou no ar até 19 de maio de 2002. Até o seu término era a série com maior duração na televisão norte-americana. No Brasil, foi exibida pela Rede Record e FOX.

Que dia é hoje?

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Aniversariantes:

Paulo Betti – 67 anos - Paulo Sérgio Betti é um ator, autor e diretor brasileiro. Já contabiliza mais de 40 peças de teatro, tendo dirigido 12 delas. Apresentou o programa Novos Nomes em Cena, no Canal Brasil, onde entrevistava jovens atores brasileiros. Também produziu, roteirizou e dirigiu o filme Cafundó, estreado em 2005, onde faz uma pequena participação como romeiro. Em 2014, interpretou o vilão cômico Téo Pereira, um blogueiro em Império (telenovela) a novela de Aguinaldo Silva. Em 2015, comemorando 40 anos de carreira, o ator estreou o monólogo Autobiografia Autorizada, escrita por ele.

Wolf Maya - 66 anos – É um ator e diretor brasileiro mundialmente reconhecido pelo seu trabalho na cena cultural brasileira. Atualmente, dirige novelas, minisséries, cinema, teatro e musicais. É criador, presidente e professor da Escola de Atores de Wolf Maya. Em 2016 foi dispensado da Rede Globo após 35 anos de contrato. Wolf mantém apenas uma parceria de capacitação de atores com a emissora, encaminhando novos talentos para os testes que frequentam sua escola de atuação, a Escola de Atores Wolf Maya. Atouou em Amor à Vida, Uga Uga, Barriga de Aluguel, entre outras.

Mauricio Manieri – 49 anos - É um cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical brasileiro que mescla elementos de música pop com MPB. Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano. Nos anos noventa Manieri atuou no mercado publicitário gravando voz em dezenas de jingles, inclusive “A noite Inteira”, um de seus maiores sucessos. Em 2009, ele participou da segunda temporada do reality "A Fazenda", na Record sendo o sexto eliminado, com 50% do votos.

Gustavo Kuerten – 43 anos - Conhecido como Guga, é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais. É considerado o maior tenista masculino da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. Foi um dos convidados especiais na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Nesta mesma edição dos Jogos também passou a ser conhecido como "O Labrador Humano", devido a sempre aparecer de bom humor e sorrindo nas transmissões, se assemelhando assim a raça canina, que costuma ser uma raça bem alegre e amigável.

Deixar um comentário