08/09/2019 21h10 - Atualizado em 09/09/2019 08h09

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 09 de setembro na história.
Hoje na História

1852 - É inventado o cachorro quente. Existem três teorias sobre o surgimento do sanduíche. A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, que resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro. Apenas a título de curiosidade, o termo Hot-Dog foi rapidamente proibido pelas autoridades alimentares da altura, argumentando que as pessoas poderiam achar que a salsicha fosse feita com carne de cachorro. Mas, como é natural, ninguém deu grande atenção à proibição e o termo manteve-se e continua a ser utilizado por todo o mundo nos nossos dias.

1923 - Morria Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil. Hermes Rodrigues da Fonseca, gaúcho de São Gabriel, foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Ele era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil e do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército. Ele morreu doente aos 68 anos de idade.

1937 - Nascia, em São José do Rio Preto (SP), o artista e empresário João Batista Sérgio Murad, mais conhecido pelo nome artístico de Beto Carrero. Sua grande realização foi o parque temático que leva seu nome, Beto Carrero World, em Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina. O empreendimento, inaugurado em 28 de dezembro de 1991, é o maior do tipo na América Latina e um dos maiores do mundo. Ele morreu no dia 1 de fevereiro de 2008, em São Paulo, aos 70 anos idade, durante uma cirurgia no coração.

1948 - É fundada a Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo. Embora seu nome oficial seja República Popular Democrática da Coreia, o país vive sob uma ditadura totalitarista liderada por uma única sigla, o Partido dos Trabalhadores da Coreia. Uma das principais marcas do regime é o intenso culto à personalidade em torno de Kim Il-sung (primeiro líder do país) e sua família. A mídia da Coreia do Norte está entre as mais controladas do mundo. O governo não apenas controla rigidamente todas as informações que entram e saem do país, mas também procura manipular as informações a seu favor. A agência de notícias estatal é a única fonte de informação da Coréia do Norte.

1971 - Um dos álbuns mais celebrados de John Lennon, Imagine, era lançado em um dia como este, no ano de 1971, nos Estados Unidos. A música título do álbum, "Imagine" se tornou a marca registada de Lennon e foi escrita como um pedido pela paz mundial. Imagine, o segundo disco de Lennon, foi considerado com composições mais suaves, mais comercial e com uma pegada menos rock do que seu primeiro álbum aclamado pela crítica "John Lennon/Plastic Ono Band". Imagine é marcado por ser o seu trabalho mais conhecido de Lennon e foi votado pela edição 80 da revista Rolling Stone entre os "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos".

Que dia é hoje?

Dia do médico veterinário

Dia do administrador

Dia da velocidade

Aniversariantes

Maria Rita – 42 anos (São Paulo – SP) - Maria Rita Camargo Mariano é uma cantora, produtora musical e empresária brasileira, filha da célebre cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano. Ganhadora de 11 prêmios Grammy Latino, incluindo de Melhor Artista Revelação (única brasileira na história a vencer essa categoria), Maria Rita já vendeu milhões de CDs e DVDs, no Brasil e no mundo todo, e é considerada uma das maiores vozes e intérpretes de sentimento da atualidade, reconhecida pelos grandes críticos musicais do The New York Times, os quais afirmam ser dona de uma "voz delicada e potente".

Ana Carolina – 45 anos (Juiz de Fora – MG) - Ana Carolina Souza é uma cantora, compositora, empresária, arranjadora, produtora e instrumentista brasileira. Conquistou 4 vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira, 3 vezes o Troféu Imprensa e 1 vez o Prêmio TIM de Música. Seu álbum de estreia foi lançado em 1999, vendendo cinco milhões de discos na carreira e consagrando-se como uma das cantoras que mais vendeu na década de 2000. Em 2016, a cantora retomou a parceria com o cantor Seu Jorge, lançando a música "Mais Uma Vez (nós dois)" e saindo com a turnê "Ana & Jorge" pelo Brasil, para alegria dos fãs que esperaram 11 anos para rever essas duas estrelas da música brasileira juntas, novamente.

Daniel – 52 anos (Brotas – SP) - José Daniel Camillo, é um cantor de música sertaneja e ator brasileiro. Daniel cantava desde os seus 5 anos, depois de ter sua música tocada em uma rádio da cidade, Daniel passou a participar de festivais regionais de música sertaneja. Foi durante uma apresentação que ele conheceu João Paulo, que cantava nos festivais ao lado do irmão. Em 1997, o destino, porém, separou os amigos no auge da carreira. João Paulo morreu vítima de um acidente de automóvel na rodovia dos Bandeirantes, viajando de São Paulo para a sua cidade natal, Brotas. No ano seguinte, com o apoio dos familiares, amigos e fãs, Daniel seguiu a carreira solo, lançando em 1998 seu primeiro álbum, com o seu nome.

José Ferreira Neto – 54 anos (Santo Antônio de Posse – SP) - É um ex-jogador de futebol e comentarista esportivo brasileiro. Atualmente, é comentarista e apresentador do programa Os Donos da Bola, que vai ao ar na Rede Bandeirantes. Como meio de campo, conquistou, em Seul 1988, ao lado de Bebeto, Careca, Romário e Taffarel, entre outros, a segunda medalha de prata olímpica do futebol masculino brasileiro. Tornou-se ídolo do Corinthians, considerado, inclusive, o principal jogador do clube no seu primeiro título brasileiro, em 1990.

Adam Sandler – 54 anos - Adam Richard Sandler é um ator, comediante, produtor, roteirista e músico norte-americano de origem judaica, nascido no Brooklyn, Nova York. Adam Sandler graduou-se em 1988 pela Universidade de Nova York, ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live da rede NBC. Sandler tem uma empresa de produção cinematográfica, a Happy Madison. Sandler também gravou cinco discos de comédia, sendo que dois foram indicados ao Grammy. Em fevereiro de 2011 ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Aílton Graça – 56 anos - É um ator brasileiro que atuou em diversas novelas e filmes na TV brasileira. Foi fiscal de lotação e trabalhou em feira e como vendedor de loja de sapatos, até passar no concurso que tinha no Hospital do Servidor Público Estadual, onde havia um projeto de lazer para pacientes, criado por alguns atores da Escola de Artes Dramáticas, participou de muitas dessas peças, apresentadas no hospital. Em 2005, estreou na televisão na novela América, como Feitosa. A partir desta novela, atuou também nos programas Cidade dos Homens, A Diarista e Retrato Falado. Além disso, participou de Cobras & Lagartos interpretando o cômico Ramires e ainda entrou em Sete Pecados.

Renato Gaúcho – 58 anos (Guaporé-RS) - Renato Portaluppi é um treinador e ex-jogador de futebol brasileiro, que atuava como ponta-direita. Atualmente, é treinador do Grêmio. Ao conquistar a competição continental em 2017, Renato tornou-se o primeiro brasileiro a vencer a Copa Libertadores como jogador e como treinador. Pelos resultados recentes, pela liderança que exerce sobre o vestiário, pela capacidade de mexer decisivamente no time ao longo das partidas e pela plástica com que atuam as suas equipes, Renato é considerado, ao lado de Tite, Mano Menezes e Fábio Carille, um dos melhores técnicos brasileiros em atividade.

Deixar um comentário