05/09/2019 01h44 - Atualizado em 05/09/2019 07h56

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 05 de setembro na história.
Hoje na História

1941 – Era lançado um dos filmes mais importantes da história, nos Estados Unidos. Cidadão Kane, do então estreante diretor Orson Welles, foi indicado para nove categorias do Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original, produzido por Welles e Herman J. Mankiewicz. Além de dirigir e participar do roteiro, Welles, com somente 26 anos, também produziu e a atuou no filme. A obra foi considerada inovadora.

1946 - Completaria 73 anos hoje o cantor Freddie Mercury. Como compositor, é autor de vários sucessos, tais como "We Are the Champions" e "Love Of My Life". Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou em uma escola de arte. Freddie Mercury foi cantor, pianista e compositor, que ficou mundialmente famoso como fundador e vocalista da banda britânica de rock Queen, que ele integrou de 1970 até o ano de sua morte. Ele morreu em 1991, aos 45 anos, vítima de uma broncopneumonia, em decorrência de AIDS.

1972 - Ocorria o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos. Neste dia, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Munique, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Como desfecho, todos os atletas foram assassinados em vários momentos do sequestro. Também morreram cinco terroristas e um agente da polícia alemã. O episódio também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.

1982 – Acontecia a primeira apresentação da Legião Urbana na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações. Na verdade, a Cadoro Promoções — empresa responsável pela produção do festival — havia contratado o Aborto Elétrico e até impresso centenas de cartazes com o nome da banda formada por Renato Russo, Fê Lemos e André Pretorius. Mas como o grupo havia acabado, Renato convenceu o dono da produtora, Carlos Alberto Xaulim, a se apresentar com a banda que tinha acabado de formar com o baterista Marcelo Bonfá.

1991 - Morria Soichiro Honda, fundador da Honda Motors. Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906 e faleceu em 5 de agosto de 1991. Foi um empresário japonês, fundador da companhia Honda Motors e, desde muito jovem, um apaixonado pelos artefatos mecânicos. Seu pai era proprietário de uma oficina de bicicletas. A ideia original consistiu em fabricar bicicletas com motor, embora o primeiro motor utilizado tenha sido muito pesado e em seguida a empresa faliu. No entanto, Soichiro fabricou um motor mais leve, rápido e silencioso e, imediatamente, sobreveio o sucesso. A produção foi aumentando vertiginosamente e instalaram-se fábricas em todo o Japão. A reputação da empresa cresceu no que se refere a motos Honda e estas começaram a ganhar em concorrências internacionais tornando-se o sucesso que é hoje.

1997 - Morria Madre Teresa de Calcutá. A missionária, que dedicou sua vida aos pobres, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 2003, Madre Teresa foi beatificada pela igreja católica.

2018 - Morre aos 92 anos Beatriz Segall, a eterna vilã Odete Roitman. Ela havia sido internada dias antes em um hospital, devido a uma crise respiratória. Um de seus papéis mais marcantes foi o da vilã Odete Roitman, na novela Vale Tudo, exibida pela Rede Globo em 1988. Interpretou personagens que marcaram a história da televisão brasileira, como Lourdes Mesquita, de Água Viva, em 1980, mas foi a personagem de Odete Roitman, considerada uma das maiores vilãs da história das novelas, que marcou sua carreira televisiva. O bordão "quem matou Odete Roitman?" é até hoje repetido. Seu último trabalho foi na minissérie Os Experientes, da Globo, em 2015.

Que dia é hoje?

Dia da Amazônia

Dia do Irmão

Dia do Oficial de Justiça

Aniversariantes:

Marcelo Adnet – 38 anos – Marcelo França Adnet é um ator, comediante, roteirista e apresentador de televisão brasileiro. É formado em jornalismo embora nunca tenha exercido a profissão. Marcelo tornou-se conhecido nacionalmente através do programa 15 Minutos da MTV Brasil, onde divagava sobre diversos assuntos e fazia improvisos e imitações, e atualmente faz parte do casting da Rede Globo, onde interpretou o Dr. Paladino, o protagonista da série O Dentista Mascarado. Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Marcelo Adnet está a frente do programa Adnight. Em 2016 também lançou o filme Penetras 2 e a dublagem da animação Angrybirds do personagem principal Red.

Rachel Sheherazade – 46 anos - É uma jornalista brasileira que atualmente é âncora do telejornal SBT Brasil. Entre 2014 e 2015, foi âncora do tradicional Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan. Por conta de suas opiniões no telejornal, sheherazade se tornou polêmica ao incitar a violência em um caso de um espancamento de um assaltante adolescente, com isso a emissora chegou a proibir a apresentadora de dar suas opiniões, decisão que foi revista mais tarde e Rachel foi autorizada novamente, desde que seus comentários fossem comunicados e discutidos com a equipe do SBT Brasil.

Bell Marques – 67 anos - Washington "Bell" Marques da Silva é um cantor, compositor, produtor, guitarrista e empresário brasileiro. Alcançou o sucesso ainda como vocalista da banda Chiclete com Banana, vendendo quase 8 milhões de CDs. Bell Marques é conhecido pelo seu carisma, irreverência, e forte presença de palco. Quando anunciou sua saída do Chiclete com Banana, foi logo apoiado por artistas do meio. Os fãs de sua antiga banda também demonstraram apoio, e se autodenominaram bellzeiros, uma nova vertente dos chicleteiros, como são conhecidos os fãs de Chiclete.

Deixar um comentário