29/08/2019 23h14 - Atualizado em 30/08/2019 09h38

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 30 de agosto na história.
Por: Zap Zap Foto: Divulgação
Hoje na História

1821 - Nascia, supostamente na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a "Heroína dos Dois Mundos". Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu. Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem.

1875 – Ocorria o Motim das Mulheres. Neste dia, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o movimento que ficou conhecido como Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres. Naquele dia, aproximadamente 300 mulheres foram às ruas em passeata para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade. Armadas com pedras e pedaços de pau, elas fizeram de refém o escrivão de paz e, em praça pública, rasgaram documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. A revolta, contida sem dificuldades, teve Ana Floriano como uma de suas líderes.

1937 - Nascia Bruce McLaren, piloto neozelandês de Fórmula 1. Ele foi um piloto de automóveis. Disputou 104 provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre os anos de 1958 e 1970, obtendo 4 vitórias, 3 melhores voltas, e 188,5 pontos. Foi o fundador da Team McLaren. Bruce McLaren sofreu da Doença de Perthe na infância, que o deixou paralisado por meses e fez com que sua perna direita fosse 5 centímetros maior que a esquerda. Isso não o impediu de disputar corridas de automóvel com o Austin de seu pai entre 1956 e 1957

1968 - Um dos clássicos dos Beatles, "Hey Jude", era lançado no Reino Unido. A canção havia sido lançada pouco tempo antes nos Estados Unidos, no dia 26. Hey Jude" foi composta por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção, foi o single mais vendido dos Beatles.

1994 - O Senado aprovava o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu um milhão e trezentas mil assinaturas.

2001 - O empresário e apresentador de TV Silvio Santos era mantido refém durante oito horas, dentro de sua própria casa, pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto – o mesmo que sequestrara a filha do apresentador, Patrícia Abravanel, dias antes. O caso, digno de um roteiro de cinema, ganhou repercussão internacional. Silvio Santos só escapou da morte quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em atitude polêmica, foi até a casa e convenceu o sequestrador Fernando Dutra Pinto a se entregar. Meses depois, em janeiro de 2002, Fernando morreu na prisão, em circunstâncias misteriosas.

 

Que dia é hoje?

- Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (Lei nº 11.303, de 11 de maio de 2006) - Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.

Aniversariantes

Camerón Diaz – 46 anos - Cameron Michelle Diaz é o nome de batismo da atriz Cameron Diaz, que nasceu em San Diego, Califórnia, EUA. Seu primeiro sucesso aconteceu com a comédia “Quem Vai Ficar Com Mary” e teve uma ótima atuação em “Quero Ser Malkovich”. Atuou também em “As Panteras 2”, “Tudo para Ficar Com Ele”, “Shrek”, Vanilla Sky, entre outros. Em 2013, Diaz foi nomeada a atriz mais bem paga entre 40 atrizes em Hollywood.

Bebe Rexha – 31 anos - Bleta Bebe Rexha é a ex-vocalista da extinta banda americana de pop alternativo Black Cards, criada por Pete Wentz. Ela também escreveu músicas que foram dadas a outros artistas, como "The Monster", de Eminem com Rihanna, e músicas para Selena Gomez, Bella Thorne e Nick Jonas, entre outras.

Deixar um comentário