28/08/2019 01h29 - Atualizado em 28/08/2019 08h29

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 28 de agosto na história.
Hoje na História

1893 – Era inventada a “Pepsi-Cola”. Neste dia, era criado o nome de uma das bebidas amplamente conhecidas no mundo, a Pepsi. Este refrigerante com gás foi inicialmente desenvolvido em 1893 e introduzido como "Brad´s drink" (ou bebida do Brad, em uma tradução livre). Originalmente, a fórmula da Pepsi foi criada para fins medicinais. Mas seu sabor agradou tanto que o xarope começou a ser consumido simplesmente por prazer. Em 1952 foi inaugurada em Porto Alegre a fábrica brasileira dos refrigerantes propriedade do imigrante português Heitor Pires, que começou a produzir a Pepsi-Cola em Porto Alegre. Pires investiu pesado em marketing, pintando as fachadas dos bares da cidade com o logotipo do refrigerante, usando a entrega em domicílio com caminhões identificados com a marca, e criando tampinhas de garrafa premiadas. A marca está presente em mais de 75 países

1932 – Nascia em São Paulo o ator Raul Cortez. Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez, conhecido apenas como Raul Cortez foi um consagrado ator brasileiro. durante sua longa carreira, ele participou de 66 peças teatrais, 20 telenovelas e seis minisséries. No teatro, obteve grande sucesso durante a década de 70. Sua consagração veio com a peça Rasga Coração (1979), onde contracenou com Lucélia Santos e interpretou um amargurado funcionário público e ex-militante comunista. Em 2005, por conta de um câncer no pâncreas, precisou suspender sua participação na novela Senhora do Destino, da Rede Globo. Contudo, a doença não cedeu e Raul Cortez morreu em São Paulo no dia 18 de julho de 2006 aos 73 anos.

1941 - Entrou no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro, o "Repórter Esso". Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas e Testemunha Ocular da História. A primeira transmissão ocorreu na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre. No último programa no rádio no dia 31 de dezembro de 1968 o locutor Roberto Figueiredo entrou no ar, noticiando sobre as festividades do ano novo. Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi.

1963 - Cerca de 250 mil pessoas ouviam o discurso do líder negro Martin Luther King, em Washington. Durante um protesto pelos direitos civis ele proferiu o famoso 'i have a dream', 'eu tenho eu um sonho'. Neste dia o movimento pelos direitos civis dos afro-americanos atingiu o seu ponto alto quando Martin Luther King, Jr. Falou na "Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade" em um dia como este os manifestantes - pretos e brancos, pobres e ricos - se reuniram na capital do país para exigir direitos de voto e igualdade de oportunidades para os afro-americanos e apelar pelo fim da segregação racial e a discriminação.

1979 - O presidente militar João Baptista Figueiredo sancionou a Lei da Anistia. A medida concedeu perdão a atos praticados a partir de 9 de abril de 1964. A Lei da Anistia faz parte de um conjunto de medidas tomadas no contexto da abertura política do regime militar que vigorou por 21 anos no Brasil e faz parte de uma estratégia de avanço e recuo do domínio dos militares utilizada por Geisel e continuada por Figueiredo. Portanto, trouxe benefícios à sociedade civil, mas também aos militares.

Que dia é hoje?

Dia nacional do bancário

Dia do avicultor

Dia nacional do voluntariado

 

Aniversariantes

Paula Fernandes – 35 anos - Paula Fernandes de Souza é uma cantora e compositora brasileira. Cantora desde a infância, Fernandes começou a cantar profissionalmente aos oito anos de idade. Dona de muitos sucessos, a cantora recentemente voltou as paradas com “Shallow Now”, dueto que ela lançou com Luan Santana. A música é uma versão brasileira da música “Shallow” de Lady Gaga e Bradley Cooper.

Jack Black – 50 anos - Thomas Jacob Black é um ator, comediante e músico norte-americano. Em Escola do Rock, Jack é um cantor de rock desempregado que finge ser um professor substituto, ensinando a uma turma a teoria e a história do rock and roll, além de formar uma banda com as crianças. Black frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde foi colega do também ator Tim Robbins, quem mais tarde escalou Black para seu primeiro papel em um filme.

Alfonso Herrera – 36 anos - Alfonso Herrera Rodriguez é um ator, produtor e ex-cantor mexicano. Alfonso ganhou notoriedade ao protagonizar a novela mexicana Rebelde (2004), na qual surgiu o grupo RBD. Em 2009, com o término do grupo, Poncho dedicou-se exclusivamente a atuação. No mesmo ano, protagonizou algumas séries, novelas e filmes, chegando a ganhar diversos prêmios de melhor ator. Em 2014, atuou no filme La Dictadura Perfecta, sendo o segundo filme de maior bilheteria no México naquele ano. Interpretou também Hernando na série americana Sense8 (2015), uma produção da Netflix.

Humberto Carrão – 28 anos - Humberto Halbout Carrão Sinoti é um ator e apresentador brasileiro. Seu primeiro trabalho na TV foi em 2001, aos 10 anos de idade, no seriado "Bambuluá", de Angélica. Em 2010, integrou o elenco no remake de "Ti Ti Ti", em 2012, esteve no elenco de "Cheias de Charme" e no ano seguinte, de "Sangue Bom".

Deixar um comentário