26/08/2019 21h48 - Atualizado em 27/08/2019 08h15

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 27 de agosto na história.
Hoje na História

0551 A.C – Nascia o filósofo chinês Confúcio. Um dos maiores pensadores da história da humanidade, Confúcio pregava a moral pessoal e governamental. Seu ideal de organização da sociedade procurava recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. Para o filósofo, a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta.

1883 - Explosão de vulcão faz desaparecer a ilha de Krakatoa, na Indonésia. A considerada pior erupção vulcânica da história aconteceu em 1883, quando o vulcão Krakatoa deu início a uma sucessão de erupções e explosões ao longo de 22 horas. Como resultado, 37 mil pessoas morreram, e a Ilha de Krakatoa, localizada na Indonésia, simplesmente sumiu do mapa, com a destruição de todas as formas de vida animal e vegetal. A explosão do vulcão atirou pedras a mais de 25 quilômetros de altura e o seu estrondo chegou a ser ouvido na Austrália, Filipinas e Índia.

1955 - Era lançado o Guinness, o livro dos recordes. o Guinness World Records é uma publicação de periodicidade anual na qual constam recordes dos mais variados tipos, reconhecidos internacionalmente. Trata-se do livro mais vendido do mundo com direitos autorais. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955. A origem da publicação é curiosa. Em 10 de novembro de 1951, um diretor administrativo da cervejaria Guinness, se envolveu em uma discussão durante uma caçada de qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Em meio a essa curiosidade, ele se deu conta que talvez uma publicação com respostas para esse tipo de pergunta pudesse fazer sucesso. O resultado foi a publicação do livro dos recordes e, no Natal daquele ano, o livro, que se tornaria o Guinness Book of Records, havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.

2003 - Marte atingia menor distância da Terra em quase 60 mil anos. Os planetas Terra e Marte atingiram a sua maior aproximação em um período de quase 60 mil anos. Eles ficaram a menos de 55,76 milhões de quilômetros de distância, segundo os astrônomos. Apesar da "proximidade", a olho nu o planeta vermelho ficou parecido com uma estrela de brilho intenso. Contudo, com o uso de telescópios mais potentes foi possível avistar alguns detalhes de maneira inédita.

2011 — O Furacão Irene atingia a costa leste dos Estados Unidos, matando 47 pessoas. Furacão Irene foi um furacão atlântico de categoria 3 que provocou diversos danos a nações caribenhas antes de sua chegada em terra na Carolina do Norte e Sul. Rumou para o norte, atingindo os estados da Virgínia, Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Vermont e outros estados, além do Canadá.

Que dia é hoje?

Dia do Psicólogo - (aniversário da regulamentação desta profissão através da Lei Federal 4.119/64

Dia do Corretor de imóveis

Dia da Limpeza urbana

Aniversariantes

Sandra De Sá – 64 anos - Sandra Cristina Frederico de Sá é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Expoente de diversos gêneros musicais, com enfoque na música popular brasileira e na black music mundial. É chamada por alguns de "Tim Maia de saias", por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit "Vale Tudo" (Tim escolheu Sandra para fazer o dueto com ele). Ficaram grandes amigos e fizeram muitos shows juntos pelo Brasil afora.

Paulinho Moska – 51 anos - Paulo Corrêa de Araujo, também conhecido por Moska ou Paulinho Moska, é um cantor, compositor e ator brasileiro. Conhecido pelo grande público brasileiro apenas por sucessos como "O Último Dia", "A Seta e o Alvo" e "A Idade do Céu", Moska é muito respeitado em países como Argentina, Chile, Uruguai e Japão. Passou a ser muito comentado pela crítica após seus trabalhos posteriores ao disco "Móbile", por, aliando-se ao percursionista Marcos Suzano, fundir a MPB com uma música eletrônica minimalista e explorar recursos vocais.

Deixar um comentário