25/08/2019 14h29 - Atualizado em 26/08/2019 08h16

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 26 de agosto na história.
Hoje na História

1789 - Era votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era aprovada em um dia como este, no ano de 1789, pela Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária. Este documento da Revolução Francesa define como universais os direitos individuais e coletivos dos homens (esta última palavra tem o sentido de "seres humanos" ou "humanidade"). Inspirada nos pensamentos dos iluministas, a Declaração com os seus 17 artigos foi votada de maneira definitiva em 2 de outubro. Ela foi reformulada em uma segunda versão em 1793.

1899 – Era fundada a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Também apelidada de “A Cidade Morena”, assim chamada por causa do seu solo avermelhado. Com população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, o local é a porta de entrada para o Pantanal e conta com boa estrutura hoteleira e restaurantes, com variadas comidas típicas. Segundo ufólogos, Campo Grande também é um ponto de visualização de OVNIS.

1910 - Nascia em Skopje, na Macedônia, Teresa de Calcutá, uma freira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e, em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada, mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades. Madre Teresa morreu no dia 5 de setembro 1997 em Calcutá e, em outubro de 2003, foi beatificada por João Paulo II.

1914 – O Palmeiras era fundado. Imigrantes italianos fundaram o clube, que teve como primeiro nome Società Sportiva Palestra Italia. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, a equipe foi forçada a mudar o nome para Sociedade Esportiva Palmeiras por pressão do governo brasileiro. O time, apelidado de Verdão, já venceu todas as competições de futebol criadas no país.

2015 – Dois jornalistas norte-americanos eram baleados e mortos por um ex-colega de trabalho durante a realização de uma reportagem ao vivo em Moneta, na Virgínia. Alison Parker e Adam Ward foram mortos enquanto estavam produzindo uma entrevista ao vivo. A entrevistada era Vickie Gardner, diretora da câmara de comércio local, que ficou ferida. Durante a transmissão ao vivo, oito tiros e gritos dos repórteres foram ouvidos enquanto a câmera caía no chão. O atirador foi identificado como Vester Lee Flanagan, ele morreu horas depois com um tiro auto infligido no hospital.

Que dia é hoje?

- Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;

- Dia Internacional da Igualdade da Mulher;

Aniversariantes

Guiñazu – 41 anos - Pablo Horacio Guiñazú é um jogador de futebol argentino que jogou por mais de 5 anos no Internacional, e atualmente defende o Talleres, da Argentina. Guiñazu começou sua carreira profissional com Newell's Old Boys, em 1996. Pelo colorado, Guiñazu fez 282 jogos e foi nove vezes campeão, incluindo a Libertadores da América. Ele também jogou pela seleção Argentina.

Thalía – 48 anos - Ariadna Thalía Sodi Miranda é uma cantora, compositora, apresentadora, escritora, atriz, estilista e empresária mexicana. Thalía fala, e já cantou em cinco idiomas. Thalía é a Primeira e única mexicana a ter uma estrela na calçada da fama de Hollywood. Em 1992, estrelou María Mercedes, a primeira novela da denominada Trilogía de las Marías, que foi seguida por Marimar (1994) e María la del Barrio, a última da série, produzida e exibida em 1995 no México. Em 1999, protagonizou a sua última telenovela, denominada Rosalinda. Já vendeu mais de 50 milhões de álbuns, sendo a mexicana que mais vendeu na história e umas das latinas que mais vendeu discos no mundo.

Macaulay Culkin – 39 anos - Carson Culkin é um músico e ator norte-americano. É famoso pelo seu papel nos filmes “Esqueceram de Mim”, na década de 1990. Macaulay formou a banda "The Pizza Underground", que faz paródias das músicas do grupo Velvet Underground com letras relacionadas a pizza. Desde então, a banda tem acumulado feitos interessantes, como ser expulsa pela plateia com chuva de cerveja, pizzas e, até mesmo, algumas vaias.

Deixar um comentário